Cerca de 13 mil trabalhadores das maiores montadoras do mundo, entraram em greve nos EUA!

O United Auto Workers – o sindicato que representa os trabalhadores da indústria automotiva dos Estados Unidos – lançou uma grande greve nos EUA contra todas as três principais montadoras do país.

Os primeiros relatórios afirmam que quase 13.000 trabalhadores da UAW entraram em greve na madrugada de sexta-feira em uma greve histórica contra a Ford, a General Motors e a Stellantis.

Esta é a primeira vez na história de 88 anos da organização que uma greve é iniciada simultaneamente contra as três maiores montadoras americanas.

Sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva entra em greve nos EUA histórica contra as três principais montadoras do país

Essa estratégia manterá as empresas adivinhando. Ela dará aos nossos negociadores nacionais a máxima alavancagem e flexibilidade nas negociações.

E se precisarmos ir até o fim, faremos isso. Tudo está na mesa“, disse Fain em uma transmissão ao vivo para membros do UAW no Facebook Live logo após o início das greves. “Não importa o quê, todos nós precisamos continuar organizando: manifestações, protestos, dias de camisa vermelha. Devemos mostrar às empresas que vocês estão prontos para se juntar e lutar a qualquer momento“.

A greve chamada Stand Up Strike tem como alvo plantas específicas da Ford, General Motors e Stellantis em Michigan, Ohio e Missouri. Isso rapidamente afetou a produção de veículos de alta demanda, como o Ford Bronco, o Jeep Wrangler e o Chevrolet Colorado. O UAW tem negociado com as três montadoras desde o final do verão.

GM e Stellantis respondem à greve da UAW com comunicados oficiais

A General Motors e a Stellantis reagiram minutos depois do início da greve com anúncios oficiais.

Estamos decepcionados com as ações da liderança da UAW, apesar do pacote econômico sem precedentes que a GM apresentou, incluindo aumentos históricos de salários e compromissos de produção“, diz o comunicado da GM.

Estamos extremamente decepcionados com a recusa da liderança da UAW em se engajar de maneira responsável para chegar a um acordo justo no melhor interesse de nossos funcionários, suas famílias e nossos clientes“, disse a Stellantis em seu comunicado.

Greve da UAW pode se estender e afetar mais fábricas em todo o país

De acordo com as informações disponíveis, a greve durará pelo menos até o final de semana. Se a estratégia não funcionar para a UAW conseguir um novo acordo, mais fábricas em todo o país poderão ser afetadas, aumentando a pressão sobre as montadoras.

Embora a greve inicial tenha como alvo as fábricas de diferentes empresas, alternativamente, o sindicato pode mudar para uma estratégia diferente, onde bloqueia todas as fábricas de um único fabricante.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Os carros que menos venderam em cada segmento esse ano!

Muitas vezes, falamos sobre os carros mais vendidos do Brasil, mas e os menos vendidos?…

Gabriel May Oechsler
Notícias Assinatura mensal da Mitsubishi está partindo dos R$ 3.415!

A Mitsubishi Motors anunciou recentemente novos valores para o seu programa de locação de carros…

Bruno Martendal
Notícias Cuidados para fazer o carro pegar no tranco!

Você conhece a expressão carro pegar no tranco? Você acaba de entrar no seu carro,…

Vinícius Lima
Notícias Veja a nova Royal Enfield com motor 650 que está chegando no Brasil!

A Royal Enfield 650 chegou ao Brasil com novas tecnologias e opções de acabamento para as motocicletas Interceptor e Continental, confira!

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Porsche Panamera E-Hybrid 2024 irá desembarcar no Brasil

A Porsche, uma das marcas de carros mais icônicas do mundo, acabou de lançar as…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário