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70 modelos elétricos à venda no Brasil: Veja os 10 mais vendidos no mercado

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Atingindo alta de quase 78% nas vendas do setor elétrico nos primeiros quatro meses do ano, os veículos de baixa emissão estão crescendo a cada dia. E ao que tudo indica o setor só tende a crescer. Um exemplo disso é o Brasil já possuir 70 modelos elétricos ou híbridos disponíveis para compra em todo solo nacional.

O responsável pelos números é a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). E a Associação revelou que veículos com alguma forma de eletrificação são os mais procurados pelos brasileiros. Segundo a entidade, o país já oferece aos brasileiros a opção de 70 modelos híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos.

É importante destacar que a demanda neste segmento de mercado está crescendo, com registros aumentando 78% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período de 2021.

“Os números confirmam o aumento e a diversidade da oferta de eletrificados no Brasil, que gradativamente começam a atender a todas as faixas de renda do comprador. Mais uma vez, o crescimento dos eletrificados segue na contramão do mercado doméstico total de leves, que caiu 23% no mesmo período, segundo a Fenabrave”, aponta a ABVE.

A associação acrescentou que “o estoque total de veículos elétricos em circulação em todo o país atingiu as 90.000 unidades (2012-abril de 2022), devendo ao ritmo atual ultrapassar as 100.000 unidades em julho-agosto”.

Primeiros carros elétricos no Brasil da nova geração

Muitos anos atrás a Gurgel exibia o primeiro carro elétrico aqui no Brasil. Porém, o projeto não engrenou. Após muitos anos as montadoras voltaram a produzir novamente estes veículos. E o JAC E-JS1 é considerado um dos primeiros aqui no Brasil.

O e-JS1 é comercializado na China sob o nome SOL/Sihao E10X, carro de entrada da marca criado por uma parceria entre a JAC e a Volkswagen (que acabou adquirindo a JAC), especificamente para vender veículos elétricos. A transformação do projeto original, tomando como exemplo o e-JS1, foi feita a quatro mãos, mas parece que os alemães estão mais comprometidos com a mudança.

O motor de 68 cv e 21,4 kgfm do iEV 20 deu lugar a um motor mais modesto de 61 cv e 15,3 kgfm. Mais fraco, consome menos energia, o que permite reduzir a bateria de fosfato de ferro e lítio de 41 kWh para 30,2 kWh, enquanto no ciclo NEDC a autonomia é reduzida de 320 km para 302 km, uma redução de apenas 18 km.

A velocidade máxima é limitada a 110 km/h quando o motor elétrico está operando no limite de 9.500 rpm. Isso explica o tempo de 0 a 100 km/h de 14,5 s, completando 1.000 m a 106,8 km/h.

elétricos

Abaixo os 10 veículos mais vendidos no período

1-Toyota Corolla Cross (HEV): 5.240

2-Toyota Corolla Altis (HEV): 2.329

3-Volvo XC60 (PHEV): 638

4-Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 398

5-BMW X5 XDrive 45E (PHEV): 351

6-Kia Stonic MHEV SX (híbrido-leve): 331

7-Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV (híbrido-leve): 314

8-Mercedes C200 AMG Line (híbrido-leve): 274

9-Jaguar Range Rover (PHEV): 263

10-BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 248

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