Agora Motor logomarca

Smart sai dos minicarros e lança SUV elétrico! Conheça o #1

A Smart começou a ganhar notoriedade um ano antes de seu lançamento comercial, quando seu pequeno tamanho teve um enorme impacto nos visitantes do Salão Automóvel de Frankfurt de 1997. Mas o seu próprio nome indica que a ideia já vinha de muito antes, mais precisamente da década de 1980.

Em 1989, Nicolas G. Hayek, o inventor do relógio Swatch, teve a ideia de criar um modelo de tráfego urbano em dimensões reduzidas. Para desenvolver a ideia, ele recorreu à Mercedes (que trabalha no conceito de um carro mais compacto desde a década de 1970) e junto com a Mercedes fundou a empresa Micro Compact Car AG na Suíça.

Após o conceito “amadurecer”, nasceu o conceito para o modelo, que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 1997. No ano seguinte, a empresa foi integralmente adquirida pela Daimler, tornando-se a única proprietária deste novo conceito. Mas o nome evoca todos os envolvidos no seu desenvolvimento, porque Smart é uma combinação de Swatch, Mercedes e Art.

O logotipo da Smart também tem um duplo significado, indicando a missão da empresa da cidade. Leva em conta a visão do compacto C e do Arrow, que mostra o pensamento progressista da montadora em mobilidade urbana.

Guia do Conteúdo

Smart e seus modelos!

Visando alcançar novos patamares no setor automotivo a marca está lançando um novo modelo. Mas se você pensa que será mais um compacto, igual ao que a marca já possui. Você está enganado.

A Smart, mais conhecida por seus carros subcompactos como o ForTwo, lançou seu primeiro SUV compacto, o chamado “smart #1”. O modelo tem 4.270 mm de comprimento e distância entre eixos de 2.750 mm.

Smart
Imagem retirada do site: InsideEVS.

O visual é um pouco futurista, com design clean, faróis conectados por tiras (assim como as lanternas traseiras), maçanetas elétricas ocultas, portas sem moldura e teto flutuante. Por dentro, o visual segue o exterior e traz uma tela multimídia de 12,8 polegadas.

Segundo a marca, o SUV elétrico terá potência máxima de 200 kW (272 cv) e 34,97 kgfm de torque. Pode ser carregado de 10% a 80% em menos de 30 minutos (no modo mais rápido). Sua autonomia chega a 440 quilômetros.

Com tal economia o modelo seria um dos elétricos com maior autonomia no mercado! E sua chegada no Brasil está prevista até 2024.

Acompanhe todos os detalhes, lançamentos e tudo que está relacionado ao mundo dos motores. Acesse o Agora Motor, compartilhe e acompanhe todos nossos conteúdos.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.