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Abastecer partida a frio: O que é, como funciona e quando fazer?

Sabemos que é importante abastecer a partida a frio principalmente no inverno, para evitar possíveis problemas com carros à álcool ou flex. Entenda tudo a respeito!

Desde 2003 os carros com motor flex começaram a chegar no Brasil, podendo ser abastecido com gasolina e álcool. E hoje vamos mostrar alguns cuidados e dicas que você precisa saber sobre esses motores com reservatório de partida a frio. Confira a seguir.

O que é partida a frio?

Revisando o sistema de partida a frio, evitando problemas.
Alguns cuidados são necessário para evitarmos problemas maior. Imagem: Pixabay

É um mecanismo que ajuda na queima do etanol, misturando-o com a gasolina. Essa mesclagem chega ao motor para fazê-lo funcionar perfeitamente.

Em dias frios é extremamente útil, pois o álcool perde sua força de explosão.

Antes a gasolina passa pelo regulador de temperatura, para ser ajustada pela quantidade de calor atribuída na mistura, para que não tenha nenhum erro nessa queima.

Como funciona a partida a frio?

Apelidado de tanquinho, ele funciona puxando a gasolina e a mistura com o etanol, para que haja uma boa explosão para poder ligar o carro.

Em dias frios, o etanol tem uma maior dificuldade de queima, o sistema insere gasolina no motor durante a ignição para não ter dificuldade na hora de ligar.

Precisa abastecer a partida a frio?

Sim. Com qualquer tipo de gasolina, como Comum, Aditivada, Octapro, Podium e Premium. Todas elas vão ter um bom desempenho na combustão do seu veículo.

A mais recomendada e a gasolina aditivada ou premium para motores flex.

O que acontece se não abastecer a partida a frio?

Com o sistema de partida a frio parado, você está aumentando a chance de ter problemas futuros. Abastecer com gasolina comum não é tão recomendado pois ela tem um prazo de validade, e se esse prazo vencer a gasolina acaba virando uma nata podendo entupir as mangueiras onde ela passa.

Fique por dentro do preço da gasolina no Brasil e no mundo.

Homem verificando motor de partida a frio
Sistema de partida a frio parada, aumenta a chance de problema. Imagem: Pixabay

De quanto em quanto tempo preciso abastecer?

Não há um prazo certo para abastecer, isso depende do quanto você utiliza o carro no seu dia.

Com um tanque de 1,5L ou até 2L, o recomendado é que a gasolina não fique parada sem ter uso por mais de 3 meses. Ou seja, você precisa ter gasolina no tanquinho e ativar o sistema para usá-la.

Cuidados essenciais com o sistema no inverno

  • Um bom combustível (gasolina) de qualidade.
  • Recomendado abastecer com gasolina aditivada.
  • Manter o reservatório abastecido.
  • Manter a rotação (RPM) nos primeiros minutos baixa.
  • Não segure a ignição do veículo por mais de 20 segundos (preserve sua ignição).
  • Mantenha as baterias e o motor de partida em dia para não haver contratempos.

Dicas para você não ter problema com o sistema

motor com partida a frio
para ter um motor em bom estado temos algumas dicas pra você. Imagem: Pixabay

Recomenda-se que mantenha o tanque de partida frio abastecido com gasolina (preferência aditivada ou premium) em especial em dias frios onde o sistema trabalha mais, pois o ponto de fulgor da gasolina e muito menor comparado o do álcool.

CombustívelPonto de fulgor
Álcool16,6° C
Gasolina comum-42,8° C
Com informações da Wikipedia

Posso ignorar tanque de partida a frio se só abasteço carro com gasolina?

Muitos falam que não tem nada ver que pode deixar o tanque da partida frio vazio, mas a resposta é NÃO.

O sistema precisa estar em funcionamento para não ocorrer nenhum tipo de problema no tanque de partida a frio, e mantê-lo em perfeito estado.

Quais são os carros que possuem sistema de partida a frio?

  • VOLKSWAGEN GOL G3
  • CITROEN C3
  • VOLKSWAGEN FOX
  • VOLKSWAGEN POLO
  • HONDA CITY
  • CHEVROLET ONIX
  • FIAT PALIO
  • ENTRE OUTROS

Confira também dicas oficias das montadoras para economizar combustível ao dirigir!

Carros novos ainda usam esse sistema?

Nós já temos carros andando sem o tanque de partida. Foram acrescentados nele a tecnologia Flex Start da Bosch, que dispensa a necessidade do tanque de partida a frio, tendo um ótimo desempenho.

Já tem carros mais novos que já possuem essa tecnologia, veículos como Volkswagen Polo e Fox Bluemotion, Citroen C3 e Peugeot 208 são carros que não usam mais esse sistema.

Ilustração de motor do carro com o motor de partida a frio
Temos poucos carros ainda com esse sistema de partida a frio. Imagem: Reprodução/Youtube

Luz de aviso de abastecer partida a frio: como identificar?

Geralmente é uma luz amarela, com um símbolo de uma bomba de combustível ou uma luz escrito “abastece partida frio”.

A luz pode acender por motivos fáceis de identificar e resolver.

Alguns falam que trocar a gasolina resolve, mas não é só isso, também pode ter sujeira no reservatório, ou ter a boia com defeito também ocasiona esses problemas.

Onde fica o reservatório (tanquinho) de partida a frio?

É um segundo tanque, geralmente localizado embaixo do capô, no lado superior esquerdo (lado do motorista) com uma quantidade máxima geralmente de 2L de gasolina.

Tanque do motor de partida a frio.
Tanque retirado para revisão. Imagem: Reprodução/Youtube

Conclusão

Essas foram as nossa respostas para algumas das suas dúvidas sobre o sistema de ignição a frio. Espero que tenha gostado do conteúdo e das informações. Para acessar mais dicas, curiosidades e informações, visite o nosso site Agora Motor!

Perguntas Frequentes

A luz do partida frio não apaga?

Verifique se o reservatório está sujo, se não estiver troque o combustível, e se mesmo assim permanecer possivelmente será problema na bomba.

Qual é a gasolina mais indicada para a partida a frio?

A mais indicada é a gasolina aditivada ou a premium, pois elas tem uma explosão maior e uma eficiência.

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