O que fazer se uma árvore cair no seu carro?

A responsabilidade pelo pagamento dos danos causados por uma árvore que caiu sobre um carro é do poder municipal

Com a chegada do período de chuvas intensas, é comum que as árvores sofram danos e possam cair sobre carros. Essa situação pode gerar muitas dúvidas para os proprietários dos veículos, como, por exemplo, quem deve arcar com os custos e o que fazer em caso de acidente.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a responsabilidade pelo pagamento dos danos causados por uma árvore que caiu sobre um carro é do poder municipal. Isso porque é de responsabilidade da prefeitura realizar a poda das árvores que estão em vias públicas.

O que fazer se uma árvore cair sobre o seu carro? Dicas de prevenção e orientações de segurança

No entanto, o proprietário do carro atingido pode pleitear uma indenização por danos morais e materiais causados pelo acidente. Mas essa reparação só é feita caso a queda da árvore tenha ocorrido em virtude de uma árvore plantada em via pública.

Caso uma árvore caia sobre o seu carro, o primeiro passo é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Se a queda da árvore atingir a fiação elétrica, é recomendado ligar para a concessionária de fornecimento de energia elétrica que atende a sua região. Em São Paulo, o telefone da Enel é 0800 72 72 196.

O que fazer se uma árvore cair sobre o seu carro Dicas de prevenção e orientações de segurança
Fonte/Reprodução: original

Por outro lado, se a queda da árvore não provocar estragos, mas colocar em risco a segurança dos moradores ou atingir um imóvel, é preciso comunicar a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199 ou 156.

Para evitar que uma árvore caia sobre o seu carro, algumas medidas preventivas podem ser adotadas. O primeiro passo é manter o seu carro na garagem em caso de chuvas com raio ou ventos fortes. Caso não seja possível, é importante evitar estacionar o seu veículo perto de árvores ou praças. Dê preferência para estacionamentos fechados, uma vez que eles garantem a proteção do automóvel.

Além disso, é importante observar o estado das árvores. As mais velhas, com cupim ou mal podadas têm mais probabilidade de cair. Por isso, evite estacionar próximo a elas e, se possível, comunique a situação ao órgão público responsável para que ele tome as providências.

A Defesa Civil de São Paulo tem reforçado as orientações de segurança durante os temporais. Em janeiro deste ano, a capital paulista já registrou 70% do volume esperado de chuva para o período. Portanto, é fundamental estar atento às recomendações e adotar medidas preventivas para evitar problemas.

5/5 - (1 votos)

Vinícius Lima
Estudante de Direito, tem amplo conhecimento sobre leis e Código Brasileiro de Trânsito. Já trabalhou no Detran, tendo conhecimento de tudo sobre CNH, multas e tributos relacionados a veículos. Atualmente também é um dos responsáveis pela criação de conteúdo no Agora Motor, trazendo diversas informações!
Posts relacionados
Artigos Como remover fundo de fotos de carro? Guia Completo!

Ao realizar edições em imagens de carros, a remoção do fundo pode ser uma técnica…

Thiago Klaumann
Artigos Atrapalha mais do que ajuda: Carros que inovaram, mas não para te ajudar!

Ao projetar um carro, os engenheiros se concentram em aspectos como desempenho, segurança e conforto….

Thiago Klaumann
Artigos Para onde vai o dinheiro do IPVA? Veja o destino e suas consequências!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa obrigatória que deve ser…

Gabriel May Oechsler
Artigos Nova opção para um deslocamento fácil: SUDU A2 bicicleta elétrica com bateria de lítio!

A marca SUDU está prestes a lançar uma bicicleta elétrica com bateria de lítio perfeita…

Thiago Klaumann
Artigos 5 Carros usados e econômicos de até R$ 50 mil para o dia a dia!

Se você está em busca de um carro seminovo confiável, prático e econômico para o…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário