Atenção: Nível do óleo do motor subindo é algo grave para o seu carro!

Se você notar que o nível do óleo do motor está aumentando, mesmo após limpar a vareta e conferir novamente, é possível que haja um problema grave com o motor do seu carro. Isso pode indicar que água se misturou com o óleo, o que pode ser prejudicial para o funcionamento do veículo.

Os diversos fatores que podem causar o problema de mistura de água e óleo no motor

Esse problema pode ser causado por vários fatores, como um vazamento na junta do cabeçote, no radiador ou no bloco do motor. Além disso, o superaquecimento do motor também pode fazer com que a água se misture com o óleo.

Atenção: Nível do óleo subindo é algo grave para o seu carro!
Óleo no motor – Fonte/Reprodução: original.

Se você suspeita que isso esteja acontecendo com o seu carro, é importante levar o veículo a um mecânico de confiança imediatamente. Ignorar esse problema pode causar danos graves ao motor e até mesmo a necessidade de trocar todo o motor.

O mecânico irá verificar o sistema de arrefecimento do veículo, a junta do cabeçote e outras peças do motor para determinar a causa do problema. Dependendo do que for encontrado, o conserto pode variar desde uma simples troca de peça até uma retífica completa do motor.

Então, se você notar que o nível do óleo do motor está aumentando de forma anormal, não ignore esse problema. Procure um mecânico de confiança e resolva o problema o mais rápido possível para garantir a saúde do seu veículo.

Como verificar se há presença de água no óleo do motor!

Para verificar se há presença de água no óleo do motor, é necessário examinar cuidadosamente a vareta. O óleo deve estar um pouco mais claro do que o normal, com uma aparência meio esbranquiçada e, às vezes, com bolinhas ou gotículas.

Como verificar se há presença de água no óleo do motor!
Verificando o óleo do motor – Fonte/Reprodução: original.

Se houver água no óleo, o problema é geralmente grave, podendo ser uma trinca no bloco ou uma junta de cabeçote queimada entre dois cilindros. Nesse caso, é urgente levar o carro para a oficina.

Ignorar esse problema pode levar a consequências sérias, como danos no motor e na transmissão do carro. Além disso, a água no óleo pode causar corrosão em várias partes do motor, o que pode resultar em custos de reparo ainda maiores.

É importante também lembrar que a presença de água no óleo pode ser causada por outros fatores, como um vazamento no radiador ou no sistema de resfriamento do motor. Por isso, é fundamental realizar uma inspeção completa do veículo para identificar a causa do problema.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra os 10 carros seminovos mais procurados do mercado!

Uma pesquisa recente realizada pela Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos, revelou quais…

Gabriel May Oechsler
Notícias 5 melhores carros elétricos para idosos: Práticos e modernos!

Os carros elétricos estão cada vez mais populares e agradando diferentes públicos. Eles são econômicos,…

Bruno Martendal
Notícias Casa abandonada tinha quase R$ 1 milhão em carros abandonados!

Uma casa localizada às margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul da cidade de São…

Thiago Klaumann
Notícias As melhores lasanhas (carros) do Brasil!

Um valor generoso é o suficiente para selecionarmos dez carros capazes de fazer o consumidor…

Thiago Klaumann
Notícias Conheça a Lamborghini para drifts, corpo italiano, mas coração japones

Trocar o motor de um carro pode ser um desafio incrível, ainda mais se o…

Bruno Martendal
Deixe seu comentário