Festas de Fim de Ano: Bebidas e direção não combinam!

Cuidado após as festas: dirigir embriagado pode trazer graves consequências para todos.

As estatísticas revelam um cenário alarmante no trânsito brasileiro, principalmente durante as festas de final de ano. Apesar das inúmeras campanhas de conscientização e dos esforços das autoridades, o número de ocorrências envolvendo motoristas embriagados continua alto.

Bebida e direção não combinam.
Bebida e direção não combinam.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), houve um aumento significativo de 41% no número de motoristas abordados durante a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) em novembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram fiscalizados 22.896 veículos no último mês, contra os 16.241 registrados em novembro de 2022.

É importante ressaltar que a lei brasileira considera alguém sob influência de álcool quando o resultado do teste do bafômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido. A partir de 0,34 mg, a pessoa é considerada alcoolizada perante a lei.

Dirigir embriagado e recusar-se a realizar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas, sujeitas a multa no valor de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação.

As consequências de dirigir embriagado vão além das penalidades legais. Elas podem ser devastadoras para a vida do condutor e também para aqueles que estão ao seu redor. Acidentes graves, ferimentos e até mesmo mortes podem ser evitados se todos estiverem conscientes dos perigos do consumo de álcool antes de assumir o volante.

Neste período de festas, em que as pessoas tendem a viajar mais e participar de confraternizações, é essencial estar atento e tomar as precauções necessárias. Planejar com antecedência a forma de retorno para casa, utilizar serviços de transporte como táxi ou aplicativos de carona, ou mesmo designar um motorista da rodada são alternativas seguras para evitar problemas no trânsito.

A conscientização sobre os riscos da combinação entre álcool e direção deve ser uma preocupação constante, tanto para nós mesmos quanto para nossos amigos e familiares. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir a segurança de todos nas ruas e estradas.

Portanto, fique atento, seja responsável e preze pela segurança no trânsito. Lembre-se: dirigir embriagado não é apenas uma infração, mas uma ameaça real à vida de todos.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra os 10 carros seminovos mais procurados do mercado!

Uma pesquisa recente realizada pela Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos, revelou quais…

Gabriel May Oechsler
Notícias 5 melhores carros elétricos para idosos: Práticos e modernos!

Os carros elétricos estão cada vez mais populares e agradando diferentes públicos. Eles são econômicos,…

Bruno Martendal
Notícias Casa abandonada tinha quase R$ 1 milhão em carros abandonados!

Uma casa localizada às margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul da cidade de São…

Thiago Klaumann
Notícias Conheça a Lamborghini para drifts, corpo italiano, mas coração japones

Trocar o motor de um carro pode ser um desafio incrível, ainda mais se o…

Bruno Martendal
Notícias As melhores lasanhas (carros) do Brasil!

Um valor generoso é o suficiente para selecionarmos dez carros capazes de fazer o consumidor…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário