Após o anúncio do fim da produção em todo o Brasil a Ford já se desfez das plantas Taboão, no ABC, e Taubaté, na região do Vale do Paraíba. E o próximo local a ser vendido pode ser a planta de Camaçari. O maior interessado é a empresa BYD, que vem crescendo a cada dia em solo nacional.
O projeto é se desfazer de parte da planta na Bahia. A outra parte do local a Ford irá manter como local de experimentos, treinamentos e testes. Como noticiamos anteriormente, onde modelos foram vistos com camuflagem de testes.
A BYD é uma das empresas que mais crescem no mercado automotivo. Com foco principal em veículos que não poluem, ou seja, veículos elétricos, a montadora possui sede em Campinas-SP e quer expandir sua linha de produção para a cidade de Camaçari-BA.
As negociações foram feitas diretamente com o governador da Bahia, Rui Costa. No site da Bahia Econômica, a empresa que se diz interessada na fábrica é a BYD, que sabemos que tem fábrica em Manaus e Campinas como citamos acima.
A BYD, responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, inicialmente se interessou pela fábrica da Ford, mas as negociações não tiveram sucesso.
BYD e plano de expansão
A montadora chinesa busca ampliar sua marca aqui no Brasil. No nordeste a empresa é responsável por grande parte dos monotrilhos e bondes elétricos que operam nas maiores cidades.
O plano é adquirir parte da planta de Camaçari, porém, a montadora não quer trabalhar com monotrilhos no local. E sim, produzir seus veículos híbridos e elétricos, visto que a fábrica que pertence à Ford é capaz de produzir 300.000 unidades por ano.
O problema agora é que não há mais incentivos fiscais para as montadoras instalarem carros novos no Nordeste, por isso a conversa entre a BYD e a Bahia ficou mais difícil.
Se a BYD conseguir ter um bom acordo com as partes envolvidas, alguns deles poderão produzir carros elétricos ou híbridos BYD.
No país, a BYD fabrica chassis de ônibus elétricos em Campinas, onde também tem uma fábrica de painéis fotovoltaicos. Em Manaus, a BYD fabrica baterias de fosfato de ferro e lítio.
Acompanhe tudo que acontece no mundo dos motores acessando o Agora Motor.