Como fazer o Cadastro Positivo da Senatran: veja benefícios para quem não tomar multa

O Senatran está criando uma campanha de incentivo de boa conduta, para todos aqueles que não registraram multas nos últimos 12 meses. Confira mais sobre!

Segundo a organização, todo condutor que não tiver infração registrada nos últimos 12 meses poderá fazer a inscrição no cadastro positivo, chamado de RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), que será lançado no mês de setembro pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Você pode executar a inscrição através da CDT (Carteira Digital de Trânsito), que foi implementada no mês de dezembro de 2020, o aplicativo está disponível para download e possui uma interface bem intuitiva de fácil entendimento, após fazer o registro os motoristas estarão aptos a receber descontos, benefícios e incentivos.

Foto de uma pessoa segurando um celular com a CNH digital na frente
Foto: Divulgação.

Conforme foi explicado por Frederico Carneiro, Secretário Nacional de Trânsito, no portal da R7, que todo motorista que não foi multado em um período de um ano (partindo da data atual, mais doze meses atrás), poderão vir a receber descontos em taxas de renovação da CNH, entre outros meios.

O secretário citou que no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a partir de 2023 irá oferecer cerca de 20% de desconto para condutores na condição positiva do RNPC, sendo essa % para descontos de taxas de renovação entre outros possíveis trâmites burocráticos financeiros.

Frederico Carneiro ainda simplifica mais possibilidades, como por exemplo, cashback em locais alugados para estacionamentos, ou outro tipo de organização com estacionamento, mas apenas para aqueles inscritos no RNPC, ele afirmou “Estamos conversando também com entidades de seguradoras e locadoras de veículos para oferecer essas vantagens”.

O cadastro feito de modo digital é totalmente manual, logo a intenção do motorista tem que ser válida, no caso o condutor deve expressar manifesto sobre sua intenção de ser inserido no cadastro positivo, abrindo assim a sua CDT (carteira digital de trânsito)e fazendo a inscrição, ou procurar uma unidade do Senatran ou Detran que possa auxiliar com a realização do serviço.

A Secretaria Nacional de Trânsito ainda trabalha na regulamentação dos processos de adesão, incluindo assim o passo a passo, que o motorista deverá seguir para fazer o cadastro positivo de condutores, além é claro de já passar um parâmetro geral de como fazer a consulta, através de órgãos públicos e entidades privadas que possam agilizar o processo, para assim receber os benefícios proposto pela entidade Senatran.

O Registro Nacional Positivo de Condutores foi acoplado ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) na última alteração acionada pelo Congresso Nacional, isso em 2020 que entrou em vigor desde 2021, e sometem em maio de 2022 o Contran determinou a criação, oferecendo um prazo de 180 dias para que o Senatran fizesse toda a regulamentação de acesso do cidadão ao sistema.

Acesse o nosso portal Agora Motor! Leia notícias, novidades, lançamentos, artigos, noticias de esportes automotivos e muito mais. Fique sempre por dentro de tudo o que ocorre no mundo automobilístico.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Pagani Utopia de mais de R$ 10 milhões de reais é visto andando na enchente em Dubai

Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos por suas extravagâncias automobilísticas, mas desta vez superaram todas…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Haval H6 2025 reestilizado tem interior clean e sem botões

O aguardado GWM Haval H6 reestilizado teve suas primeiras imagens do interior divulgadas, revelando uma…

Gabriel May Oechsler
Notícias Jeep amplia garantia de fábrica para seus modelos no Brasil

A Stellantis, montadora responsável pela marca Jeep, anunciou recentemente uma mudança significativa em sua estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mitsubishi anuncia seu retorno à Stock Car em 2025

A montadora japonesa Mitsubishi está de volta à Stock Car, a principal categoria do automobilismo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM Haval H6 2025 recebe melhorias e chegará até na linha 2024

A família de SUVs GWM Haval H6 recebeu atualizações e melhorias para a linha 2025,…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário