Carros Fakes: Veja o que a Ferrari e Lamborghini estão fazendo para acabar com réplicas piratas!

Foi há cinco anos que réplicas não autorizadas de super carros esportivos Ferrari e Lamborghini estavam se tornando mais populares nas mídias sociais.

As melhores marcas da Itália começaram a lidar com a questão dos carros piratas e não ficaram felizes com isso. Mas até agora, essas grandes marcas italianas apreenderam veículos piratas e criaram legislação para julgá-los como ilegais ou falsificados.

“Ariboni, Fabbri & Schmidt está representando nossos parceiros corporativos da Europa. Eles estão lutando contra o aumento significativo de produtos falsificados.”

Segundo Maurício Ariboni, sócio da firma, algumas das cópias apreendidas a pedido da Ferrari e da Lamborghini foram destruídas. Há uma chance de que outros também sejam destruídos.

“No início do processo, muitos dos réus alegaram inocência e negaram que as respectivas réplicas tivessem sido construídas em benefício próprio. Conseguimos provar na Justiça que muitas dessas reproduções eram de fato vendidas, desrespeitando direitos intelectuais e desenhos industriais protegidos por lei”, diz o advogado.

Ferrari e Lamborghini fakes

Esses carros falsificados são feitos de fibra de vidro, usam chassis e mecânica de outras empresas e possuem o próprio decalque do falsificador.

Alguns exemplares de carros modificados, apesar de serem bem diferentes dos originais, foram vendidos por cerca de algumas centenas de dólares. É triste que alguém consiga um por algumas centenas de dólares, mesmo que os reais custam milhões!

Em setembro de 2016, réplicas não autorizadas de veículos Ferrari e Lamborghini produzidos pela empresa gaúcha CR Line foram apreendidos durante uma exposição de veículos em um hotel de Belo Horizonte (MG).

Quando o incidente aconteceu pela primeira vez, os responsáveis pelos veículos esclareceram tudo à polícia e depois foram liberados. O incidente levou as montadoras Ferrari e Lamborghini a tomar medidas legais contra a empresa brasileira dizendo que não cumpriu seu dever de proteger seus veículos.

Na primeira ação, já havia decisão favorável à marca Maranello. Foi arquivado em agosto de 2019 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

A CR Line foi multada em R$ 227.200,00 sobre royalties de 20% do preço bruto de suas réplicas, e terá que pagar um adicional de R$ 100.000,00 por danos morais.

Ferrari
Foto: Reprodução

Influenciadores

Um dos casos envolvendo reproduções ilegais de veículos Lamborghini veio à tona em fevereiro de 2019, quando uma operação da Secretaria Estadual de Investigações Criminais de São Paulo recolheu réplicas produzidas por Serafim.

A primeira Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu em fevereiro deste ano que o recurso da defesa foi negado. Como resultado, Cley ainda será considerado culpado, tendo sido inicialmente condenado pelo referido tribunal.

Acompanhe o Agora Motor e veja todos os detalhes e novidades no mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Hyundai cria película que reduz a temperatura interna do carro

A Hyundai, renomada montadora coreana, está testando uma tecnologia revolucionária que promete mitigar um problema…

Gabriel May Oechsler
Notícias Agora você pode comprar um cachorro robô com lança-chamas nos EUA

Os Estados Unidos estão prestes a trazer ao mundo uma inovação tecnológica que promete deixar…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Tesla Model 3 faz 0 a 100 em 2,9 segundos e é mais rápido que um Porsche 911

A montadora de veículos elétricos americana, Tesla, acaba de lançar nos Estados Unidos a versão…

Gabriel May Oechsler
Notícias Conheça a nova Lamborghini Urus SE 2025 com motor híbrido de 800 cv

A Automobili Lamborghini lançou o primeiro Super SUV híbrido plug-in, apresentado na Volkswagen Group Media…

Gabriel May Oechsler
Notícias Renault Argentina lança o novo Mégane E-Tech e busca redução de impostos para veículos

A Renault Argentina deu início às vendas do novo Mégane E-Tech, seu mais recente modelo…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário