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Chevrolet Celta: Preço, Consumo, Fotos 2022

7 minutos de leitura

O Chevrolet Celta começou a ser desenhado em 1996 como “Arara Azul”. Sabia-se que a plataforma seria a mesma do Corsa de primeira geração vendido no Brasil na época (o segundo na Europa) para economizar custos. Com ajustes e novo design nascia uma lenda. Acompanhe e veja a trajetória do Celta.

Sua produção aconteceu fora do estado de São Paulo para a Chevrolet. Na cidade de Gravatá, no Rio Grande do Sul. No final de 1998, o recém-eleito governador do estado, Olívio Dutra, vetou os incentivos para a instalação na mesma cidade, da fábrica da Ford, que foi para Camaçari, na Bahia.

Primeiro Celta

O nome escolhido, Celta, além de homenagear as pessoas das diversas tribos que colonizaram a Europa, deu ao carro popular uma sonoridade alegre e respeitou a herança da Chevrolet brasileira, depois se inspirou na Opel para encerrar seu nome de modelo com a letra A (Monza, Opala, Omega, Astra, Vectra e, claro, Corsa, que também é uma homenagem a uma nação).

Se o Chevrolet Celta ganha em grande estilo, perde em acabamentos e espaço interior. No primeiro caso, a GM simplesmente quer atingir sua meta de custo final. Em termos de economia de material, dê-lhe pára-choques e molduras de grade pretos, painéis internos de uma peça de plástico rígido cinza claro, sem tecido nas portas, tecido e espuma baratos para os assentos e painel. No mínimo, apenas o velocímetro e as marcações digitais de combustível e quilometragem (odômetro) dão uma sensação moderna.

Ao utilizar a plataforma Corsa com entre-eixos de 2,44m e interior levemente compacto, o Celta herda tamanho, problemas e uma desconfortável posição de dirigir deslocada para a esquerda, mesmo com o motor montado em posição lateral. A carroceria de duas portas ainda dificulta o acesso ao banco traseiro. A capacidade do porta-malas é de 260 litros.

O Celta foi colocado à venda na segunda quinzena de setembro de 2000 com apenas uma versão do motor 1.0 MPFi do Corsa de 60 cv. Segundos os testes realizados na época eram necessários 15,64 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e, em seguida, recuperar de 40 a 100 km/h em 26,59 segundos. Apesar do tempo alto, é mais rápido que os rivais Uno Mille e Ford Ka, mas tem velocidade máxima de apenas 150,4 km/h. Frear 32,9 metros a 80 km/h fica entre o Uno (melhor) e o Ka. Mas o consumo de combustível (8,81 km/l na cidade, 14,66 km/l na estrada) e o nível de ruído (72,3 decibéis a 80 km/h) são superiores aos dois concorrentes.

Celta traseira
O Celta foi colocado à venda na segunda quinzena de setembro dos anos 2000. Foto: reprodução

Celta 1.4 

Em 2003, novas mudanças mecânicas chegaram. O motor 1.4, de 85 cv a 5.800 rpm (rotações por minuto) e 11,8 kgfm (torque), também na versão energética, ficou “mais potente e econômico” segundo a GM. Tem melhor desempenho e um interior melhor.

Também em 2003, a General Motors firmou parceria com um conhecido fabricante de lã de aço para desenvolver o modelo Celta Nelson Piquet, série limitada de 30 unidades, que foi sorteada em evento promocional.

O Celta Piquet vem com motor a gasolina 1.0 de 4 portas, pacote aerodinâmico com saias laterais e aerofólios, rodas de liga leve, aros de 13 polegadas e carroceria amarela.

O Celta com motor 1.4 atinge 161 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos. O consumo publicado foi de 11,7 km/l na cidade, 15,9 km/l na rodovia e uma média de 13,6 km/l.

Para não perder a concorrência, a GM rapidamente criou em 2005 uma opção de biocombustível chamada Flexpower, que permitia que o motor 1.0 fosse movido à álcool e gasolina. As versões Life e Spirit, surgiram entre 2004 e 2005.

Celta vermelho 4 portas nova geração
Em 2003, novas mudanças mecânicas chegaram. O motor 1.4, de 85 cv a 5.800 rpm. Foto: reprodução.

Celta Life

Ele é alimentado por um motor 1.0 litro montado na frente com potência máxima de 70 cv a 6.400 rpm e torque máximo de 8,8 kgfm a 3.000 rpm. Tração dianteira, transmissão manual de 5 marchas e embreagem seca monodisco. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 13,1 segundos e a velocidade máxima é de 155 km/h.

Consumo urbano 8,8 km/l, estrada 14,4 km/l, apenas gasolina. Vários itens de série incluem ajuste de altura para os cintos de segurança dianteiros, janelas verdes, calotas de uma peça e tiras de proteção contra impactos laterais nas portas.

Celta prata 4 portas
O modelo é alimentado por um motor 1.0. Foto: reprodução.

Celta Spirit

Equipado com motor 1.4 dianteiro, quatro cilindros em linha e 8 válvulas. A potência é de 85 cv a 5.800 rpm e o torque máximo é de 11,8 kgfm a 3.000 rpm. Uma transmissão manual de cinco velocidades, suspensão dianteira e traseira semi-independente e uma embreagem seca de disco único.

Diferencial externo com para-choque na cor do veículo, ar quente, para-brisa e temporizador do limpador traseiro.

Chevrolet Celta 4 portas vermelho exterior
O modelo conta com um motor 1.4. Foto: reprodução

Mudança

O ano de 2006 foi um marco na história do Celta. Foi aí que passou por suas mudanças mais profundas: em março, ganhou um novo painel frontal, faróis amendoados, agora inspirados no Vectra 2005 (derivado do europeu Astra, que foi descontinuado desde 1996), mais grade grande e marca (gravata Chevrolet pintada de dourado, ainda dentro do círculo), contra capa com vincos mais proeminentes e suportes para placa (no para-choque) e lanternas traseiras, mesmo formato, mas com modificações.

No interior, os painéis ganham um novo design, mas permanecem em peça única e plástico rústico, além de um novo revestimento nas portas. O painel de instrumentos foi simplificado e o mostrador circular e o medidor de combustível passaram a ser analógicos.

Ficha Técnica Chevrolet Celta LT 1.0 (Flex) 2016

Motorização1.0
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)7877
Torque (kgf.m)9,699,48
Velocidade Máxima (km/h)161156
Tempo 0-100 (s)13,4N/D
Consumo cidade (km/l)9,5N/D
Consumo estrada (km/l)12,2N/D
Câmbiomanual de 5 marchas
Traçãodianteira
DireçãoMecânica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
FreiosDois freios à disco.
Altura (mm)1.429
Largura (mm)1.626
Comprimento (mm)3.788
Peso (Kg)890
Tanque (L)54
Entre-eixos (mm)2.443
Porta-Malas (L)260
Ocupantes5

Preço Chevrolet Celta 

O preço do Celta Spirit/ LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p: R$36.971,00.

Veja mais detalhes do modelo acessando o link.

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Perguntas Frequentes

Qual o preço do Chevrolet Celta?

O preço do Celta Spirit/ LT 1.0 MPFI 8V FlexP. 5p: R$36.971,00.

Qual a velocidade máxima do Celta?

O Celta tem a velocidade máxima: 161 km/h.

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