Chevrolet Cobalt: Preço, Consumo, Fotos 2022

O Chevrolet Cobalt foi um sedã de grande sucesso por todo Brasil. O modelo teve sua produção de 2011 até final de 2019 recebendo o ano de modelagem de 2020. Neste artigo iremos mostrar todos os detalhes técnicos, características e muitos detalhes desse carro que ainda é desejado em 2022. 

O nome Chevrolet Cobalt remete ao tipo de sedã compacto silencioso que o brasileiro produziu entre 2011 e 2019, com visual polêmico e motores insatisfatórios. Mas o batismo também serviu a um modelo completamente diferente: um cupê esportivo que já teve a honra de estampar o nome SS na traseira, como no Camaro.

Aliás, o Brazilian Cobalt é a segunda geração do modelo, e o modelo original apenas aproveitou o nome. Coincidentemente, nenhum dos mercados que comercializam cobalto virgem recebeu a segunda geração projetada no Brasil (e vice-versa). A segunda geração de cobalto ainda está sendo produzida no Uzbequistão.

Introduzido nos EUA em 2004 para substituir o muito criticado Chevrolet Cavalier, o modelo se posicionou no segmento de sedãs médios como concorrente do Dodge Neon, Honda Civic, Nissan Sentra e Toyota Corolla.

O norte-americano Chevrolet Cobalt é como o Chevrolet Vectra para nós brasileiros, não só pelo posicionamento de mercado, mas porque ambos passam a ser substituídos pelo Cruze. American Cobalt e Brazilian Vectra são construídos na plataforma Delta da GM.

Além do Saturn ION, a base também é utilizada no europeu Opel Astra (o mesmo do brasileiro Vectra), Chevrolet HHR, Pontiac G4 e G5. American Cobalt foi produzido entre 2004 e 2010, mas seu auge foi chamado de Cobalt SS.

A sigla esportiva da Chevrolet sempre foi utilizada para os modelos esportivos da marca, como o Camaro. Por um tempo, a GM Brasil esmagou a sigla em versões pseudo-esportivas do Corsa, Meriva e Astra, mas o Cobalt SS respeitou a sigla.

Inspiração no Corvette

Inspirado no Corvette, o exterior do Chevrolet Cobalt Coupé apresenta luzes traseiras duplas. Nas versões SS, tanto em sedãs muito raros quanto em cupês, há sempre um grande spoiler traseiro. A versão Sport ainda ostenta um pára-choques esportivo com entradas de ar maiores e saídas de escape maiores.

Sem o traje da SS, o visual do Chevy Cobalt é bastante simples e sem graça. Não há muitos laços estilísticos com os outros modelos da marca, exceto pelas rodas de liga leve de 18 polegadas e lanternas traseiras do modelo SS inspirado no Corvette.

A produção foi descontinuada em 2010 em favor do Chevrolet Cruze, e o modelo de gama média da Chevrolet não tinha mais uma verdadeira variante esportiva ou cupê. A Brazilian Cobalt também nunca flertou com o estilo esportivo que seu nome já carregava.

Seguindo os passos do Renault Logan, o Chevrolet Cobalt, lançado em novembro de 2011, já é uma linha 2012 apostando em um bom espaço interno para atrair clientes. O polêmico exterior apresenta grandes faróis e lanternas traseiras verticais.

chevrolet cobalt traseira
O modelo lançado em 2011 já trouxe amplo espaço interno. Foto: reprodução.

Mudanças em 2015

O visual do sedã muda de água para vinho, com toques frontais estreitos nos faróis e uma lanterna que invade a tampa do porta-malas para deixar suas linhas mais agradáveis ​​aos olhos. Essas mudanças aparecem no restyle de 2015 e na coleção de 2016.

2016 mudou novamente

Sete meses depois de um visual renovado, o Chevrolet Cobalt mudou novamente para a coleção 2017, mas apenas em termos de conforto e itens de motor. A direção hidráulica foi substituída pela elétrica e o motor 1.8 foi refinado para torná-lo mais econômico. Ainda na linha 2017, a transmissão manual de cinco marchas foi trocada por uma de seis marchas.

chevrolet cobalt de lado
O modelo mudou novamente para se tornar mais econômico. Foto: reprodução.

Linha 2020

A Chevrolet exibiu a linha Cobalt 2020, que está disponível com câmbio manual e automático de seis posições na versão LTZ e câmbio automático apenas na Elite.

Chevrolet Cobalt reposicionado em 19 de agosto. O sedã é vendido apenas na versão LTZ com motor 1.8 e câmbio automático e manual.

chevrolet cobalt cinza de frente em 2022
Motor do modelo 2020 é econômico. Foto: reprodução.

Encerramento da produção do modelo no Brasil

As vendas de cobalto vêm caindo nos últimos anos. Em 2018, foram vendidos 21.488 sedãs, média mensal de 1.790. Apenas 12.317 unidades do sedã foram vendidas entre janeiro e novembro de 2019, média mensal de 1.119 unidades.

A produção do Chevrolet Cobalt termina no Brasil. O último lote foi produzido entre setembro de 2019 e outubro de 2019. Com a chegada do Onix Plus e seu posicionamento de preço, o Cobalt acabou ficando sem sentido no line up da marca americana.

Em nota oficial a montadora emitiu a nota oficial:

“A GM informa que a produção do Cobalt foi encerrada e que as vendas do produto seguem até o fim dos estoques. Desde o lançamento do Onix Plus, a empresa vem constatando uma migração dos consumidores de sedãs compactos da marca para o novo modelo, que oferece alta performance combinada com eficiência energética, além de novas tecnologias, como internet a bordo, assistente de estacionamento, seis airbags de série, além de amplo espaço interno”.

Motor do Cobalt

Originalmente, o sedã era oferecido com motor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas. Em agosto de 2012, o sedã era movido por um motor de 1,8 litro acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e uma transmissão automática de 6 velocidades.

Consumo 

O consumo do modelo era considerado bom. Veja os números abaixo.

Consumo cidade (km/l)

  • 8,3 Etanol
  • 12,1 Gasolina

Consumo estrada (km/l)

  • 10,4 Etanol
  • 15,1 Gasolina
chevrolet cobalt preto na estrada
Motor do modelo 2020 é razoavelmente forte e econômico. Foto: reprodução.

Ficha Técnica Cobalt 2022

Motorização1.8
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)111106
Torque (kgf.m)17,716,8
Velocidade Máxima (km/h)170N/D
Tempo 0-100 (s)10N/D
Consumo cidade (km/l)8,312,1
Consumo estrada (km/l)10,415,1
Câmbiomanual de 6 marchas
Traçãodianteira
Direçãoelétrica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
FreiosDois freios a disco com dois discos ventilados.
Altura (mm)1.509
Largura (mm)1.735
Comprimento (mm)4.481
Peso (Kg)1.104
Tanque (L)54
Entre-eixos (mm)2.620
Porta-Malas (L)563
Ocupantes5

Preço médio do Chevrolet Cobalt em 2022

O preço de FIPE do COBALT LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Aut. é de R$77.993,00, dependendo do ano e estado de conservação.

Veja mais detalhes do modelo acessando o link abaixo.

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Perguntas Frequentes

Qual o consumo do Chevrolet Cobalt?

O Cobalt possui números considerados bons para o consumo, veja abaixo:
Cidade (km/l): 8,3 km/l Etanol e 12,1 km/l Gasolina
Estrada (km/l): 10,4 km/l Etanol e 15,1 km/l Gasolina

Qual motor e transmissão do Chevrolet Cobalt?

O Cobalt era movido por um motor de 1,8 litro acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e uma transmissão automática de 6 velocidades.

Quais foram as mudanças no Chevrolet Cobalt em 2015 e 2016?

Em 2015, o Chevrolet Cobalt passou por um restyling que alterou seu design frontal e traseiro. Em 2016, houve mudanças relacionadas ao conforto e itens de motor, como a substituição da direção hidráulica pela elétrica e refinamento do motor 1.8 para maior economia.

Quais são as especificações técnicas do Chevrolet Cobalt 2022?

O Chevrolet Cobalt 2022 possui motorização 1.8, potência de 111 cv a álcool e 106 cv a gasolina, torque de 17,7 kgf.m a álcool e 16,8 kgf.m a gasolina, velocidade máxima de 170 km/h, consumo médio de 8,3 km/l na cidade com álcool e 12,1 km/l com gasolina, consumo médio de 10,4 km/l na estrada com álcool e 15,1 km/l com gasolina, câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira, direção elétrica, suspensão dianteira do tipo McPherson, suspensão traseira do tipo eixo de torção, freios a disco com discos ventilados, altura de

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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