Agora Motor logomarca

Chevrolet Prisma em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos

O Chevrolet Prisma é um sedã compacto de quatro portas produzido pela GM Brasil, com uma primeira versão no segundo semestre de 2006 e uma segunda versão em fevereiro de 2013. A primeira geração foi derivada do Chevrolet Celta, e as demais gerações foram baseadas na plataforma Chevrolet Onix.

Desenvolvido inteiramente no Brasil, o carro tem um “apelo esportivo”, principalmente no perfil lateral e na traseira. Classificado como sedã esportivo pela Chevrolet do Brasil, é equipado com os seguintes periféricos: sistema de entretenimento MyLink, faróis com viseira preta e detalhes em azul gelo, sensores de estacionamento traseiros, airbags frontais duplos, painéis estilo cockpit duplo, ar condicionado, direção hidráulica , vidros elétricos dianteiros e traseiros, entradas auxiliares e USB no console, entre outros acessórios.

Primeira versão

A primeira versão do Chevrolet Prisma foi derivada do Celta, fruto da plataforma 4.200, compartilhada com o primeiro Chevrolet Corsa brasileiro. A forma como ele foi lançado foi herdado do Chevrolet Vectra e implementado em parte pela montadora, primeiro divulgando seu nome, depois alguns esboços do veículo, características finais, motor e finalmente suas fotos para promovê-lo à imprensa.

A transição do Chevrolet Prisma da primeira para a segunda geração mostra claramente que há um verdadeiro salto evolutivo na maior variedade que pode ser enumerada. A geração atual apresenta um novo motor, o SPE/4 1.0L e 1.4L, produzindo 80 cv e 9,8 mkgf de torque (1,0 etanol) e 106 cv e 13,9 mkgf (1,4 etanol) de torque.

Enquanto o Chevrolet Prisma anterior era baseado no Celta, o novo Prisma é instalado na plataforma Onix com design mais agressivo e motor mais potente, derivado do VHC (SPE/4 1.0) e Econo.Flex (SPE/4 1.4 ).

O nome Prisma foi deixado para trás, e o sedã básico agora é chamado de Joy Plus. Mas como muitas pessoas ainda se referem a ele como Prisma.

Se o Joy Plus tivesse 73.721 emplacamentos em 2019 e fosse o sétimo geral entre os carros , o ano seguinte seria uma história bem diferente.

Até o final de 2020, havia vendido apenas 1.031 unidades, terminando em último no segmento e muito longe do best-seller anual.

No segmento de sedãs pequenos, para o qual se enquadra o Joy Plus, a liderança em 2019 é bem frouxa. Se os modelos Chevrolet chegam a quase 74.000 unidades, seus principais concorrentes (Ka Sedan, HB20S e Voyage) são um pouco mais da metade deles, e os demais estão mais distantes.

O Prisma começou apenas na base e acabamento preto, ambos com o motor 1.0, sugerindo que as intenções da Chevrolet para o modelo eram claras. Depois disso, no entanto, ele ficou apenas com Blake.

Chevrolet Prisma 2022 Cinza
A primeira versão do modelo foi derivada do Celta. Foto: reprodução.

Motor

O motor utilizado pelo Prisma é apenas 1.0 flex, de até 80 cv e 9,8 kgfm de torque, que sofre um pouco ao empurrar o sedã de 1.035 kg. Por outro lado, a transmissão tem seis marchas, o que contribui para bons índices de consumo, tanto na cidade quanto na estrada.

O consumo Chevrolet Prisma 2019 ; Prisma 1.0 · 9 km/L (A) 12,9 km/L (G) · 11,1 km/L (A) 15,6 km/L (G).

Chevrolet Prisma 2022 azul
O modelo possui um motor 1.0. Foto: reprodução.

Design e conforto

Visualmente, o modelo continua usando a mesma frente do Onix Joy e tem exatamente o mesmo esquema de bom custo-benefício. Isso significa um modelo com poucas mudanças na aparência desde que chegou ao país em 2013. Mas esse é um dos pontos principais da decisão da marca em atualizar seus modelos, sabendo que a aparência importa nessa faixa de preço.

Com foco no front-to-back, o modelo agora ganha o mesmo visual da dupla Onix/Prisma mais cara de 2016. Dito isso, a marca continua sua estratégia de colocar as últimas novidades em modelos de entrada para mantê-los competitivos.

Mais em sintonia com este farol, mas continue invadindo as laterais. O grupo de ópticas não possui faróis de neblina ou elementos de LED na versão mais barata, mas isso já está presente na versão preta, outra novidade para o Prisma Joy Plus. Além disso, na seção central do pára-choque dianteiro, há boas entradas de ar e opções de acabamentos escuros.

Os pilares centrais nas laterais são pintados com listras pretas, dando continuidade ao visual entre os vidros dianteiros e traseiros. Os retrovisores e maçanetas não são pintados na cor do veículo, mas agora contam com essa opção nas configurações mais equipadas. As rodas são de aço com tamanho de pneu 185/70 R14.

A traseira do Prisma Joy Plus é um dos poucos ângulos do carro que difere de seu irmão menor, o Onix Joy. A lanterna continua invadindo as laterais, e um vinco saindo do topo marca toda a tampa do porta-malas, onde também há uma luz de freio.

Prisma PCD

O Chevrolet Prisma PCD tem muito a oferecer. Eles se uniram para criar um mecanismo acessível, bonito e funcional. As condições especiais das pessoas com deficiência reforçam essas importantes características.

O modelo é grande e ajustável, podendo receber o auxílio do governo para isenção de certos impostos fiscais. Se adequando aos modelos PCD.

Fim do modelo

O modelo teve sua fabricação descontinuada após o lançamento do seu irmão Onix Plus, deixando sua produção em segundo plano. Assim, no final de 2019 o modelo teve sua produção encerrada.

Chevrolet Prisma traseira
Após o lançamento do Onix Plus, o modelo teve a produção descontinuada. Foto: reprodução.

Ficha técnica

Motorização1.4
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)10698
Torque (kgf.m)13,913
Velocidade Máxima (km/h)180N/D
Tempo 0-100 (s)N/DN/D
Consumo cidade (km/l)8,812,9
Consumo estrada (km/l)10,715,4
Câmbiomanual de 6 marchas
Traçãodianteira
Direçãoelétrica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
FreiosDois freios à disco com dois discos ventilados.
Altura (mm)1.478
Largura (mm)1.705
Comprimento (mm)4.282
Peso (Kg)1.054
Tanque (L)54
Entre-eixos (mm)2.528
Porta-Malas (L)500
Ocupantes5

Preço do Chevrolet Prisma

O Preço do Chevrolet PRISMA Sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p Aut. é de: R$ 75.621,00.

Veja detalhes do modelo acessando o link abaixo.

Acessando o Agora Motor você conhece todas as novidades e tudo que acontece no mundo dos motores. Acesse e veja.

Perguntas Frequentes

Qual o preço do Chevrolet Prisma ?

O Preço do Chevrolet PRISMA Sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p Aut. é de: R$75.621,00.

Qual o consumo do Prisma?

O consumo Chevrolet Prisma 2019 ; Prisma 1.4 · 9 km/L (A) 12,9 km/L (G) · 11,1 km/L (A) 15,6 km/L (G).

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.