Agora Motor logomarca

Citroën

Citroën é uma marca francesa de automóveis que foi fundada em 1919 pelo engenheiro André-Gustave Citroën. A empresa é conhecida por seus carros inovadores e por seu papel na popularização dos veículos leves. A Citroën é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo e está presente em mais de 80 países.

A Citroën chegou ao Brasil em 1958, quando a marca começou a importar seus carros para o país. A escolha da Citroën pelo Brasil se deu pelo crescimento econômico que o país vivia na época, o que tornava o mercado brasileiro um grande potencial para a venda de automóveis.

A primeira loja da Citroën no Brasil foi inaugurada em São Paulo, em 1959. A partir daí, a marca foi se expandindo pelo país e, em poucos anos, já contava com mais de 60 concessionárias em todo o Brasil.

A Citroën teve um grande sucesso no Brasil nos anos 1960 e 1970. O carro mais popular da marca na época era o Citroën DS, um carro de luxo que era considerado um marco da tecnologia automotiva. Outros modelos também se destacaram, como o Citroën Ami 8 e o Citroën CX.

A década de 1980 foi um período difícil para a Citroën no Brasil. A crise econômica que afetou o país na época fez com que a demanda por automóveis caísse drasticamente e a Citroën teve que enfrentar uma série de problemas.

A empresa conseguiu se reerguer nos anos 1990 e, nos últimos anos, tem investido em novos modelos e tecnologias. Atualmente, a Citroën está investindo no país para retomar o sucesso nas vendas com o Novo C3.