Agora Motor logomarca

Onde fica o código de segurança da CNH? O que é, pra que serve, onde encontrar

8 minutos de leitura

Veja no artigo de hoje, como localizar o código de segurança da carteira nacional de habilitação.

O código de segurança da CNH, é um código alfanumérico que serve como uma forma adicional de garantir a segurança do documento. Está localizado no verso da carteira, logo abaixo da foto do condutor. Para garantir a segurança, você deve mantê-lo em sigilo e somente revelado a autoridades competentes.

Saiba mais a seguir e descubra nesse artigo, como localizar o código de segurança, da sua CNH.

O que é CNH?

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, sendo o documento que garante a permissão de dirigir, do cidadão, com diversas categorias, referentes aos veículos desejados, para condução, como motos, carros, ônibus, caminhões e outros.

Este documento, é emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), para o condutor habilitado, contendo suas características pessoais, categoria da habilitação e a validade do documento.

A CNH surgiu em 1998, com a criação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que estabeleceu as normas para a habilitação de condutores. A partir daí, foi criado o exame teórico e prático, para a obtenção da CNH.

Sendo necessárias a realização de aulas teóricas, finalizando com a prova, feita pelo DETRAN e sendo assim, poderá dar inicio as aulas práticas, onde também é realizado uma avaliação, para confirmar seus conhecimentos e habilidades, assegurando que você poderá ter permissão para dirigir.

Veja se vale a pena comprar CNH em 2022!

Imagem interna de uma mulher dentro de  um carro
Imagem de uma mulher ao volante. Foto: Pexels

O que é o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH, é um número de três dígitos que fica no verso da carteira nacional de habilitação. Ele serve para garantir que o documento, seja válido e não falsificado.

Vale ressaltar, que esse número deve ser informado apenas as autoridades competentes, não sendo necessário, informá-la para demais serviços ou pessoas. Cada motorista, tem um único código de segurança da CNH, tornando cada documento, único, original e pessoal, sendo assim, não há como transferir ou vender uma Carteira Nacional de Habilitação.

Para encontrar o código de segurança da CNH, basta olhar para o verso da carteira, onde há uma linha contendo o número de registro do documento, seguido pelo código de segurança.

Confira como comprar uma CNH “facilitada”!

Imagem ilustrativa de uma Carteira de Motorista
Imagem representando um documento – CNH. Foto: Pixabay

Onde fica o código da CNH?

Após 2017, quando mudanças foram feitas e o QR Code passou a ser usado, muitas pessoas passaram a pensar de maneira errada, que o QR Code e o código da CNH, são iguais, ou seja, a possuem a mesma função e utilidade.

Mas, na verdade, o Código da CNH, possui o objetivo de garantir a originalidade do seu documento, garantindo que seja verdadeiro, e cadastrado nos sistemas nacionais de trânsito, sendo assim, é uma informação relevante e diferente do QR Code, que por sua vez, tem a função de permitir acesso a Carteira de Motorista Digital, onde você poderá acessar a sua habilitação, por meio do seu smartphone ou outros dispositivos eletrônicos, dessa forma, para possuir o documento digital, você deverá ter a nova versão atualizada da carteira de habilitação, com o QR Code, e logar em seu celular, pelo aplicativo, confira:

O código QR da CNH fica no verso da carteira, na parte inferior esquerda.

QR Code

O QR Code é um código de barras bidimensional que armazena informações sobre a CNH, como o número do documento, a data de validade e o nome do titular. Podendo dispensar o uso do documento físico.

No verso

O código QR da CNH fica no verso da carteira, na parte inferior esquerda. Para visualizá-lo, basta girar a carteira e olhar para a parte de trás.

Imagem da parte de trás de uma CNH, com o código de segurança
Imagem da Carteira de Motoristas. Foto: Reprodução/Kris Gaiato

Para Que Serve o Código de Segurança da CNH?

O código de segurança da CNH serve para garantir que o documento é válido e não foi falsificado. Ele também pode ser usado para consultar informações referentes ao seu documento, por meio dos órgãos responsáveis, como o DENATRAM e o DETRAN.

Nova CNH, valerá a partir de junho, tire suas dúvidas!

Por que Código de segurança da CNH é importante?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e que possui um código de segurança da CNH, sendo essencial, pois evita que seja adulterado ou falsificado. Além disso, o código também é importante para a identificação do condutor, já que ele é único e intransferível.

Como Validar sua Carteira Digital?

Para validar sua carteira digital, basta acessar o site do Detran e inserir o código QR da sua CNH. Em seguida, será gerado um código de segurança que deverá ser digitado no aplicativo da carteira digital. Após isso, você poderá utilizar sua CNH digital.

Pessoa segurando celular com a CNH digital e ao fundo praia com mar e rochas
CNH digital. Foto: Reprodução.

Ainda é necessário utilizar a CNH física?

Há casos que lhe será solicitado o documento original em mãos, como para fins de viagens internacionais e outros, sendo obrigatório que você apresente sua CNH física. Mas para os demais usos do dia a dia, a CNH digital será aceita, como pela policia, em caso de conferencia de documentos seus e do veículo, ou em estabelecimentos, em que seja necessária a apresentação de um documento pessoal.

CNH sem autoescola? Confira projeto de lei em análise.

Quais as principais mudanças da nova CNH?

A partir de 2022, a Carteira Nacional de Habilitação será renovada, novamente e apresentará algumas mudanças.

A nova CNH terá um QR code, que conterá informações importantes sobre o condutor, como endereço, data de nascimento e categoria de habilitação. Esse QR code poderá ser lido pelas autoridades usando um smartphone ou outro dispositivo eletrônico. Para os condutores que já possuem a CNH, não será necessário fazer a troca para a nova versão, pois ela terá validade até o vencimento da habilitação. No entanto, é importante ficar atento às mudanças para não cometer infrações e perder pontos na carteira.

Pra finalizar, o código de segurança da CNH é um número importante que garante a autenticidade do documento. Ele deve ser mantido em sigilo e somente compartilhado com órgãos oficiais.

E o seu QR Code, além de também conter informações pessoais e demais dados, é utilizado para validar o uso da CNH digital, tornando-se mais prática e fácil.

Conheça o que mudou na nova CNH para motos!

E aí, gostou?

Esperamos que este texto tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Deixe a sua avaliação positiva, se gostou de mais esse conteúdo, do Agora Motor! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental!

Perguntas Frequentes

O que é o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH, é um conjunto de números que identificam um documento de habilitação válido. Ele é usado para confirmar a identidade do condutor e garantir que apenas as pessoas autorizadas possam dirigir.

Onde ver o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH está localizado na parte traseira da carteira, no lado direito.

Como emitir a habilitação digital sem o código de segurança da CNH?

Você não pode emitir uma habilitação digital, sem o código de segurança da CNH.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *