Agora Motor logomarca

Como consultar preços da tabela Fipe 2022? Confira tutorial completo!

7 minutos de leitura

Qual o caminho que podemos seguir para ter acesso aos preços médios dos mais diversos veículos disponíveis em território nacional? Apesar de ser uma plataforma muito utilizada há anos, muitos brasileiros ainda não fazem ideia de como acessá-la.

Além de não saber como acessá-la, também existem pessoas que não sabem como usá-la. É de suma importância que você saiba, pois essa é uma plataforma que auxilia muito no processo de compra de qualquer tipo de veículo, seja ele de pequeno porte ou até mesmo um ônibus/caminhão.

Neste conteúdo, além de ensinarmos nossos leitores a como consultar preços da tabela Fipe 2022, também vamos trazer algumas outras informações sobre a mesma, como seu método utilizado para estipular valores. Quer saber como consultar preços da tabela Fipe 2022? Então leia conosco, vamos lá!

Como consultar preços da tabela Fipe 2022?

Antes de qualquer coisa, evitando segurar você caso apenas queira uma resposta concreta, vamos ensiná-lo a como entrar na plataforma e realizar a sua pesquisa simples. Lembrando que a pesquisa na tabela Fipe pode ser feita para qualquer tipo de veículo, seja uma moto, seja o preço de um carro, uma minivan ou até mesmo um caminhão. Leia as duas formas que deixamos especificadas abaixo:

Consultar preços tabela Fipe 2022
Todos os modelos de carros vendidos oficialmente no Brasil são acompanhados pela tabela FIPE. Foto: Pixabay

Consulta de preços pelo modelo do veículo (Pesquisa comum)

A “Pesquisa comum” é realizada quando não temos acesso ao código que padroniza o modelo do veículo. É a opção mais usada, pois na grande maioria das vezes a pessoa nem ao menos sabe o modelo exato do veículo, apenas o nome, a montadora responsável e o ano de fabricação.

Informações como potência do motor, especificações do tipo manual ou automático, geralmente, não estão em posse da pessoa que pesquisa. Portanto, caso queira saber como consultar preços da tabela Fipe 2022 pelo método comum, siga o passo a passo abaixo especificado:

  1. Entre na página oficial da Fipe destinada aos veículos;
  2. Ao entrar, role a página um pouco para baixo, onde haverá as seguintes opções: “Consulta de carro e utilitários pequenos”, “Consulta de caminhões e micro-ônibus” e “Consulta de motos”;
  3. Escolha alguma dessas opções acima especificadas e uma janela será aberta para baixo, com campos disponíveis para serem preenchidos. Essa página será aberta naturalmente na aba “Pesquisa comum”, ao lado da aba “Pesquisa por código Fipe”;
  4. Continue na “Pesquisa comum”, afinal, é sobre ela que estamos ensinando o passo a passo;
  5. Em ambas as opções, seja na pesquisa por carro, caminhão, micro-ônibus ou moto, você deverá preencher 4 campos de acordo com as opções disponíveis em cada um deles: o período de referência (mês que você deseja saber o valor do veículo, naturalmente o mês atual da pesquisa), a marca do veículo (montadora responsável, exemplo: Volkswagen, Ford, Fiat, Honda, Suzuki, Volvo, etc.), o modelo do veículo (Gol 2022, Fox 2022, Uno 2022, Fan 150 cilindradas, etc.) e o ano modelo do veículo (ano de fabricação do veículo em questão);
  6. Logo após fornecer todas essas informações, basta clicar em “Pesquisar” e o resultado aparecerá abaixo.
Consulta Fipe 2022
Consultar o valor do seu veículo é muito fácil. Foto: Reprodução

Consulta de preços pelo código do veículo (Pesquisa por código Fipe)

Ainda no exemplo acima já citamos em que local da página aparece à pesquisa por código Fipe. Como consultar tabela Fipe pelo código do veículo em questão? Bem, o processo é bem simples, então vamos resumir de forma rápida.

Continuando a partir do ponto número 3 da lista anterior, ao invés de deixar a aba em sua forma natural em “Pesquisa comum”, clique na aba ao lado, denominada como “Pesquisa por código Fipe”. Essa pesquisa é indicada para quem realiza muitas pesquisas diariamente de um veículo só.

Junto às informações que aparecem na “Pesquisa comum” é possível encontrar um código específico. Dentro da plataforma Fipe, há muitos veículos, e para catalogar de forma mais organizada, cada um deles possui um código. Dessa forma, na opção “Pesquisa por código Fipe”, basta seguir o passo a passo abaixo especificado:

  1. Abra a aba da pesquisa por código conforme mencionamos anteriormente;
  2. Informe o período de referência (mês que você deseja saber o valor do veículo, naturalmente o mês atual da pesquisa);
  3. Digite o código Fipe que identifica o veículo;
  4. Informe o ano modelo do veículo (ano de fabricação do veículo em questão);
  5. Logo após fornecer todas essas informações, basta clicar em “Pesquisar” e o resultado aparecerá abaixo.

E pronto, você realizou sua pesquisa. Vale ressaltar que esses valores mudam constantemente, então além de aprender a como consultar preços da tabela Fipe 2022, é interessante saber como ela funciona e como os valores dos carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos são estipulados. Continue lendo conosco e aprenda!

Como o valor de um veículo é estipulado?

Muitas pessoas não fazem ideia, também, de como a tabela funciona. Afinal, como o valor de um carro ou moto é estipulado? Por padrão, o valor é uma média, realizada mensalmente de acordo com as transações relacionadas e registradas sobre aquele veículo em todo o território nacional.

O que isso significa? Vamos explicar com um exemplo prático: imagine que você quer comprar um Gol 2014, e mês passado o valor da Fipe era R$500,00 menor do que este mês. Isso significa que a média das transações daquele veículo subiu em R$500,00. Com a tendência de aumento da inflação e desvalorização de nossa moeda como está acontecendo atualmente, esse valor tende a aumentar a cada mês que passa.

Últimas recomendações

Nossas últimas recomendações, além de ensinar a como consultar preços da tabela Fipe 2022, é que pesquise bem antes de comprar um veículo. Seja um carro ou uma moto, cerifique-se de estar fazendo um bom negócio. Pesquise sobre o passado do veículo, se o mesmo já passou por guincho, se já recebeu muitas multas, se já não foi alvo de investigação, etc. Informações como essas são valiosas na hora da compra do veículo, não só pelo estado de conservação e segurança, como também no valor pago pelo mesmo. Um carro com um passado um pouco tenebroso deve custar menos do que um carro com ficha limpa.

Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas, e caso ainda possua alguma, comente abaixo compartilhando a sua experiência com os leitores do Agora Motor. Até a próxima!

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *