Como fica o carro elétrico em dias frios?

As temperaturas congelantes têm seus perigos e inconvenientes, principalmente para um carro elétrico em dias frios, reduzindo uma porcentagem significativa da autonomia disponível do veículo.

No entanto, os proprietários de carros elétricos não precisam ficar presos em casa quando as temperaturas caem. Em vez disso, eles podem seguir algumas dicas para lidar com o clima congelante e continuar aproveitando seu veículo elétrico.

Como lidar com temperaturas congelantes em carros elétricos: dicas para não perder autonomia!

De acordo com a AAA, as temperaturas de – 7°C podem diminuir a autonomia do seu carro elétrico em até 41%, caso o aquecedor esteja ligado. Já sem o controle climático, a diminuição é mais gerenciável, de cerca de 12% na autonomia.

Como fica o carro elétrico em dias frios?
Como é um carro elétrico em dias frios – Fonte/Reprodução: original.

No entanto, quem quer ter que se agasalhar toda vez que dirigir seu EV para sobreviver ao inverno? É um ponto para quem quer cuidar de seu carro elétrico em dias frios.

Por isso, os proprietários de carros elétricos precisam planejar antecipadamente para garantir que possam lidar com seus trajetos e recados em clima frio.

59% da autonomia estimada de 545 km de um Tesla Model 3 Long Range pode ser suficiente para lidar com deslocamentos urbanos. No entanto, um novo FIAT 500e pode reduzir sua autonomia para apenas 140,8 km no frio com o aquecedor ligado. Mal o suficiente para lidar com trajetos longos.

Não é o fim do mundo para os proprietários de um carro elétrico em dias frios. Ao seguir as melhores práticas de condução de um carro elétrico em dias frios, os proprietários podem se manter um passo à frente com as dicas á seguir:

  • Pré-aqueça ou “pré-condicione” seu veículo;
  • Cuidado com sua velocidade;
  • Use assentos aquecidos e/ou volantes aquecidos em vez de uma configuração de aquecimento alta;
  • Complemente seu trajeto com transporte público;
  • Estacione em uma garagem quando possível.

Proprietários de veículos elétricos podem pré-condicionar seus carros para reduzir uso da bateria, diz Consumer Reports!

Para começar, os proprietários de veículos elétricos podem pré-condicionar seus veículos para dirigir enquanto conectados a um carregador, de acordo com a Consumer Reports.

Como resultado, o EV usará energia do carregador para pré-aquecer o veículo, reduzindo o uso da bateria. Melhor ainda, muitos fabricantes de EV possuem recursos de agendamento para definir um horário para a pré-condicionamento.

A importância da condução consciente para economizar energia em um carro elétrico em dias frios!

Dirigir em velocidades razoáveis ​​irá reduzir a quantidade de energia da bateria necessária para se deslocar. Por isso, os motoristas precisam prestar atenção em sua velocidade, especialmente em como aceleram e freiam bruscamente.

Além de economizar energia, essa condução suave também é mais segura e reduz a probabilidade de acidentes. É importante lembrar que a eficiência da bateria varia de acordo com o modelo do veículo elétrico, mas todos eles se beneficiam de uma condução mais consciente.

Acessórios aquecidos: a solução para se manter aquecido sem sobrecarregar a bateria do carro elétrico em dias frios!

Além de preparar o carro antes de sair e controlar a velocidade, é possível utilizar os acessórios aquecidos para se manter aquecido sem sobrecarregar a bateria com o controle de clima.

Por exemplo, os bancos aquecidos e o volante aquecido presentes em modelos recentes de carros elétricos podem manter o tronco e extremidades aquecidos sem colocar muito peso na bateria.

Veículos elétricos e transporte público: uma combinação inteligente para reduzir a ansiedade de autonomia!

Muitos proprietários de veículos elétricos vivem em cidades e áreas metropolitanas. Como resultado, eles têm acesso a serviços de transporte público, como trens leves e redes de ônibus.

Complementar sua estratégia de deslocamento semanal com o transporte público pode reduzir sua ansiedade em relação à autonomia do veículo e quebrar a monotonia.

A importância de uma garagem para proteger o seu carro elétrico em dias frios!

Finalmente, mesmo uma garagem sem isolamento pode ser de -12 a -7 graus Celsius mais quente do que as temperaturas externas.

Dessa forma, seu carro elétrico pode estar exposto a temperaturas mais próximas de 3°C do que os – 6°C que ele estaria exposto ao estacionar na rua. Claro, uma garagem nem sempre é uma opção.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias BMW R 1300 GS 2024 tem pré-venda a partir de R$ 99.900 pelo Mercado Livre

A nova BMW GS 1300 já está confirmada para chegar ao Brasil, com produção em…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes do John Lennon está à venda por mais de R$ 12 milhões

Uma verdadeira joia automobilística está disponível no mercado: trata-se de uma Mercedes-Benz 600 Pullman, fabricada…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Ford Mustang GT 2025 deve vir ao Brasil!

A Ford acaba de anunciar a tão esperada chegada da nova geração do icônico Mustang…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes admite, pela primeira vez, que não alcançará meta de elétricos

“Por favor, levante a mão se você previu isso.” Assim começa o texto da versão…

Fernando Calmon
Notícias Os 5 SUVs mais econômicos com motor flex!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a atualização final de 2023…

Vinícius Lima
Deixe seu comentário