Agora Motor logomarca

Como saber se o carro é de leilão? Aprenda a fazer a consulta em 2022

9 minutos de leitura

Muitos de nós já se pegamos fazendo a seguinte pergunta: será que meu carro é de leilão? Mas muitas vezes deixamos isso de lado porque não sabemos fazer a consulta corretamente, mas hoje iremos te ensinar a fazer isso da melhor forma!

Muita gente tem receio ou preconceito com carros de leilões, mas saiba que a procura por leilões de veículos cresce a cada dia. Portanto não será difícil encontrar carros de leilão, levando em conta que os carros novos e seminovos estão cada vez mais caros. Muitos carros 0 km tem preços que fogem da realidade dos brasileiros, entretanto, podemos encontrar ótimos carros em leilão e que às vezes quase não apresentam defeitos.

Para você que quer descobrir se seu carro é de leilão, não deixe de acompanhar nosso artigo completo. Aqui você vai aprender a fazer a essa consulta da forma mais fácil e rápida, já que comprar veículos de leilão está cada vez mais comum.

Quais as diferenças de um veículo de leilão?

Para muitos que ainda não sabem, os carros de leilão podem ter a mesma qualidade dos carros que estão para vendas em lojas comuns. Por isso essa prática está crescendo tanto, ainda mais que seus preços são bem menores. Além disso podemos também confirmar que veículos leiloados ainda podem fazer seguro e serem financiados, ao contrário do que muita gente pensa.

Pessoas olhando motor do carro no leilão
Várias pessoas estão começando a comprar carros em leilões, devido ao aumento do preço dos carros aqui no Brasil. Foto: Divulgação.

Muitas vezes os veículos que vão para leilão, são de clientes que não pagaram o carro para a financiadora, e por isso as vezes encontramos veículos tão novos e conservados. Um dos motivos, em que às vezes a gente nunca fica sabendo se nosso carro é de leilão, é por causa de que não vem nada escrito em nenhum lugar de seu documento. E para descobrirmos se o veículo foi leiloado ou não, devemos pagar para fazermos uma perícia veicular ou consultar seu histórico.

Como fazer a consulta para saber se o carro é de leilão?

Antes de falarmos de como e onde fazer essa consulta, devemos dizer que ainda não existe forma gratuita de fazer essa consulta, atualmente todo lugar que você pode fazer essas consultas são pagas.

Essas consultas podem ser feitas em um despachante ou então em alguns sites da internet. Esses sites estão preparados para te ajudar com isso, disponibilizando todas as informações do veículo que podem ser úteis.

Como sabemos, não podemos fazer o test drive do veículo na hora do leilão, e por isso não conseguimos avaliar todos os detalhes do veículo. Mas através de alguns sites, podemos fazer a consulta de todos os dados do veículo e também do leiloeiro.

Pessoas conferindo se está tudo certo com o carro
Para vermos todos os detalhes do carro, temos que procurar pessoas que trabalham com isso. Foto: Divulgação.

Você não pode descobrir se o veículo já foi de leilão de forma gratuita, mas pode ver o histórico dele no site do DENATRAN, onde o usuário pode se cadastrar gratuitamente, preenchendo todos os dados corretamente.

Para você consultar se seu carro é de leilão, você deve procurar uma empresa que ofereça esse laudo completo. Vamos listar abaixo algumas opções:

Você pode também pesquisar no Google por alguma empresa que tenha esse serviço disponível, ou ir até o despachante mais próximo de você.

Outra opção é tentar consultar gratuitamente se o carro é de leilão por algum aplicativo. Uns anos atrás o Ministério da Justiça criou o app CheckPlaca para ser usado pela polícia, mas que poderia ser usado pelos cidadãos.

O aplicativo Sinesp Cidadão também é famoso e muito utilizado, pois informa se o carro já teve passagem por furto entre outras ocorrências.

Existem ainda alguns aplicativos gratuitos de empresas que fornecem um checklist do veículo, conforme as informações do Detran. Nesse caso ele é um facilitador, pois já integra os dados disponíveis e entrega de uma forma mais fácil e organizada que no próprio site do Detran. Veja um deles aqui.

Como solicitar uma perícia veicular?

A perícia veicular é um tipo de exame ou análise minuciosa, que é feito para verificar se o carro já sofreu ou não alguma alteração em seu chassi, motor, placas ou em sua documentação. Esses procedimentos são feitos geralmente por lojas, para poder encontrar eventuais reparos que possam ter sido feitos em sua estrutura. Nos casos de veículos de leilão, o processo é feito da mesma forma, onde a perícia só irá certificar o estado do veículo.

Carros parados para leilão
Podemos encontrar carros muito bem cuidados nos leilões, ou também podemos encontrar carros para desmanche. Foto: Divulgação.

Qual o problema de comprar um veículo de leilão?

Um dos maiores problemas é que esses veículos não passam por nenhum tipo de vistoria, e as vezes podem ter problemas graves que podem ser difíceis de recuperar e podem fazer com que a compra não seja tão boa assim. Alguns desses veículos também podem ter impedimentos ou restrições que podem não lhe garantir o processo de transferência. Além disso, os veículos de leilão podem ter mais dificuldades para serem aceitos por seguradoras.

A depreciação de carros de leilão pode ser muito grande, sendo um dos seus maiores problemas. Esses veículos podem ter até 60% de seu valor menor do que outros veículos, e ainda não possuem garantia. Mas se você tem um carro e quer tirar sua passagem do leilão, você pode fazer isso se ele passar por uma vistoria e for aprovado.

Vários carros estacionados no pátio de leilão
Podemos encontrar carros de todos os modelos nos leilões. Foto: Divulgação.

A realidade é que possuir um carro de leilão é a praticamente igual a ter um carro vendido em concessionárias. Você só precisa ter um cuidado a mais na hora de escolher o modelo, para então fazer um bom negócio e não se preocupar com nenhum problema.  

Se você tem um veículo de leilão, deve fazer uma consulta para saber se ele tem existência de sinistros. Todos os veículos estão sujeitos a passar por acidentes, alguns mais graves e outros nem tanto. Para você fazer o desbloqueio do sinistro, basta fazer um pedido no Detran, para isso você deve preencher um requerimento, que fica disponível no portal online do Detran do seu estado.

Existem também veículos que passaram apenas por leilões financeiros, onde a empresa faz o leilão de veículos somente para cobrir o valor que foi perdido com cliente inadimplente.

Vantagens de comprar um veículo de leilão

Ter veículos de leilão não são só desvantagens, ainda podemos ter lucro com esses investimentos. Levando em conta que o preço dos veículos de leilão pode ser até 50% mais baixo do que de veículos encontrados nas revendedoras. Suas dívidas de IPVA que estavam ativas também são quitadas, e nessas compras a gente não precisa fazer registro e emplacamento, nem pagar a taxa de transferência que seria necessária se fosse um carro de revendedora.

Carros de leilão sendo vendidos
Os leilões de frotas são uma das melhores opções para comprar veículos. Foto: Divulgação.

Consulte o IPVA do seu estado e fique por dentro de tudo

Muitas pessoas estão cada vez mais entrando no mundo dos leilões e estão achando diversas oportunidades muito boas. Como é preciso pagara para consultar se o carro é de leilão, muitas pessoas deixam isso de lado e as vezes ficam com carros de leilão sem nem se dar conta disso.

Mas o que você acha sobre os veículos de leilão? Já teve ou pretende comprar um deles? Nos conte as suas experiências logo abaixo nos comentários, assim você ajuda a todos os leitores do Agora Motor! Também deixe sua avaliação sobre o conteúdo, assim a gente pode melhorar a cada dia mais!

Perguntas Frequentes

Carros de leilão são bons?

Tudo vai depender de como se encontra o motor do veículo, às vezes por fora o carro está muito bom, mas em seu interior ou motor podemos encontrar vários defeitos que podem deixar a negociação bem ruim.

Como faço para saber se meu veículo é de leilão?

Não existe forma gratuita de fazer essa conferência, por isso devemos ir até um despachante, ou procurar um serviço online que é especializado em consultas de leilões.

Web Stories Recentes

Avalie este artigo

5/5 - (3 votos)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lançado o Cruze 2023: Preço, Versões, Consumo e Itens de Série Maverick 2023: preço, melhorias, equipamentos, fotos, motor e mais Novidades do Renault Logan 2023: Preço, Versões, Consumo e mais Conheça o novo VW T Cross 2023: Preço, Consumo e Imagens Nova Mitsubishi L200 2023: Valor, Equipamentos, Itens de Série e mais
Lançado o Cruze 2023: Preço, Versões, Consumo e Itens de Série Maverick 2023: preço, melhorias, equipamentos, fotos, motor e mais Novidades do Renault Logan 2023: Preço, Versões, Consumo e mais Conheça o novo VW T Cross 2023: Preço, Consumo e Imagens Nova Mitsubishi L200 2023: Valor, Equipamentos, Itens de Série e mais