Agora Motor logomarca

Comprar CNH 2022: Vale a pena comprar a habilitação? Veja!

12 minutos de leitura

Muitas pessoas que fizeram ou precisam fazer a Carteira Nacional de Habilitação já pensaram em comprar CNH, seja por falta de tempo por fazer todas as provas e aulas que são necessárias, ou porque não conseguiam passar nas provas que lhe dão o direito a dirigir. Mas saiba que isso é errado, e pode trazer sérios problemas!

Hoje você vai descobrir por que comprar a habilitação quente é errado, e quais são algumas de suas consequências. Se você é uma dessas pessoas que tem a CNH comprada, saiba que isso pode lhe trazer grandes problemas, não só pelo fato de não poder dirigir, mas também porque terá que responder a um Inquérito Policial.

Além disso o Delegado de Polícia poderá o indicar por estar usando um documento ilegítimo, fazendo assim com que a pessoa infratora possa ser condenada, e ainda por cima, receber sanção administrativa. Portanto não acredite nas vantagens de ter uma CHN comprada, porque ela só poderá te prejudicar.

CHN é um documento que todos os condutores devem possuir

Você já deve ter visto ou ouvido falar no mercado ilegal que vende carteiras de motoristas pela internet. As CNHs até podem ser documentos originais, mas a sua maneira de conseguir elas são ilegais, pois todos os condutores devem passar por exames médicos, psicológicos e fazer todas as aulas práticas e teóricas.

Caso você seja condenado por usar esse documento de habilitação falso, poderá ir para cadeia e passará até 2 anos em detenção de regime fechado. Muitas pessoas dizem que não existe formas para saber se a carteira é falsa ou não, mas não se engane, pois você terá problemas sérios na hora de renovar a sua habilitação.

Pessoa segurando documento: comprar CNH é crime
Não pense em comprar a CNH, pois nunca é uma boa ideia. Foto: Divulgação.

Você que está pensando em comprar a CNH quente pela internet, não se engane achando que está fazendo um bom negócio, pois as vezes você pode levar um golpe da mesma pessoa que está te vendendo. Muitas vezes as pessoas pagam e recebem documentos falsos, e ainda tem pessoas que nem recebem o documento.

Por que conquistar o documento de habilitação e não comprar CNH?

Todos sabemos que é difícil das pessoas terem um tempo de sobra para fazerem a CNH, ainda mais nesse mundo agitado em que vivemos. Então a possibilidade de adquirir uma carteira de motorista sem fazer nenhum esforço é aceitável, mas é uma prática totalmente ilegal. Ou seja, a venda é proibida. Podendo trazer muitos danos não só a pessoa que vendeu, mas também a pessoa que adquiriu esse documento.

Assim como a pessoa que vende, o comprador pode ser enquadrado no Art. n° 267, que pode condená-los a uma detenção de até dois anos em regime fechado. Um dos problemas de existir esse comércio de CNHs, é que na maioria das vezes os condutores que compram, não estão completamente preparados para começar a dirigir. Podendo causar inúmeros acidentes e até mortes de pessoas inocentes, tudo porque compraram um documento que lhes dá o direito de dirigir.

Já existe uma estatística de acidentes muito grande no trânsito brasileiro, por isso a gente tem que se tornar mais responsável. Não devemos de forma alguma pensar em adquirir nossa carteira de habilitação dessa forma, pois assim prejudicaremos a outras pessoas e a nós mesmos, já que não vamos estar preparados para andar no trânsito brasileiro.

Pessoa dentro do carro encostada no volante
Em algum momento alguém vai descobrir que a CNH é comprada e poderá deixar você sem um meio de locomoção. Foto: Divulgação.

Quais são as categorias das CNHs vendidas na internet?

Podemos encontrar habilitações sendo vendidas para todas as categorias, mas as que são mais adquiridas são das categorias C e D. Os vendedores afirmam que trabalham nos centros de cadastramentos e validações do Detran, conseguindo fazer carteiras que são válidas para todos os estados. Mas não caia nesse golpe, somente no estado de São Paulo em 2015, esse esquema de vendas de documentos de habilitação, faturou mais de R$10 milhões, vendendo mais de 5 mil documentos.

O Detran de SP afirmou que essa prática é mais comum ainda em cidades menores, onde o esquema de fraudes de venda de CNH facilitada se expande até às instituições credenciadas do órgão e autoescolas. Sem falar no risco de pagar adiantado fazendo um depósito em conta, e não ter a garantia que vai dar certo. Uma vantagem que pode ser um tiro no pé.

Comprar CNH C e D é permitido?

Não é permitido comprar CNH categoria C e D! Por mais que o condutor já saiba dirigir (pois teoricamente já possui no mínimo a CNH B), é necessário todo um treinamento específico para aprender a dirigir veículos maiores. Além disso, o treinamento teórico também é importante para a segurança de todos no trânsito.

Comprar renovação de CNH C e D está dentro da lei?

Também não. A renovação da CNH para categorias superiores pode exigir aulas teóricas e práticas com maior frequência que na categoria A e B, e pode ser necessário fazer o exame toxicológico. Esse exame jamais pode ser fraudado, pois tem que comprovar que o motorista profissional não faz uso de nenhuma substância ilícita!

Onde comprar CHN quente?

A carteira nacional de habilitação facilitada é oferecida de muitas formas, principalmente na internet. Tem páginas no Facebook, no Linkedin, Grupos de Whatsapp… mas o melhor é adquirir em um site, pois aí você consegue ter mais informações sobre a empresa, e fazer tudo de uma forma mais garantida. Exemplo: Comprar CNH Original

Conheça também o que a sigla Detran significa e o que esse órgão faz

Quando é descoberto essa fraude?

A maioria dessas fraudes são descobertas na hora da renovação da CNH, onde são analisados diversos dados para ver se não ocorre nenhuma divergência. Nessa etapa são checados os dados da autoescola, o endereço, munícipio, perfil do motorista entre outros. Dependendo dos dados que forem encontrados, poderá acontecer suspeitas dessa fraude, levando assim o condutor a ter que prestar esclarecimento.

Quando ocorre uma suspeita de fraude, os advogados são chamados para ambos os lados, um procura provas de que a carteira foi comprada e o outro precisa ter provas de que todo o processo da CNH foi feito de verdade. Na maioria dos casos o que ocorre é o cancelamento da habilitação, e você precisa cancelar uma carteira falsa para então poder obter uma nova, todo esse processo de cancelamento é feito por advogados.

Policial conferindo documento de habilitação
As vezes a CNH comprada pode ser descoberta pelo policial em uma blitz, onde ele confere os dados, podendo ocorrer divergências. Foto: Divulgação.

Seguradoras de carro também podem descobrir

Um dos motivos das seguradoras saberem que você possui uma habilitação comprada, é logo após um sinistro. Para as seguradoras fazerem uma analise se vão pagar os danos os danos do seu veículo, elas precisam checar minuciosamente os documentos do carro e do condutor do veículo. Muitas vezes nessas análises, as seguradoras descobrem que a CNH de tal motorista é falsa, então a seguradora vai acusar fraude e não irá pagar a indenização do seu veículo. Fazendo ainda a sua habilitação ser cancelada, dando muito mais prejuízo a você.

Faça a habilitação de forma legal

Para você ter uma CNH de forma legal, terá que passar por algumas etapas que vão te garantir a carteira, ou mostrarão que você ainda não está preparado para dirigir. Tirar a habilitação não é fácil e pode ser um processo trabalhoso, mas sempre vale mais a pena fazer as coisas de forma legal. Confira as etapas para conseguir ter a sua habilitação:

  • Primeiro você deve fazer a inscrição no Detran de sua cidade, ou de onde você for fazer as aulas. Pode procurar uma autoescola que ela fará esse processo para você, ou faça isso online se inscrevendo no site do Detran;
  • Você terá que passar por exames de Aptidão Física e Mental, que é o exame médico. E o exame Psicológico, que é chamado também de psicotécnico, todos esses exames terão que ser feitos em um local indicado pelo Detran;
  • Após você ser aprovado em todos os exames, terá que realizar um Curso Técnico, que nada mais é do que as aulas teóricas para conseguir tirar a CNH;
  • Realize essas na Autoescola de sua preferência, desde que ela tenha a aprovação e autorização do Detran;
  • Depois de realizar todas as aulas, você poderá fazer a Prova de Legislação, que será marcada pela Autoescola, ou você mesmo pode marcar no site oficial do Detran;
  • Para poder ser aprovado nesse teste você terá que acertar no mínimo 21 questões da Prova de Legislação;
  • Caso você seja aprovado, poderá começar as aulas de direção na prática. Mas caso você precise fazer a prova teórica de volta, terá um prazo de 15 dias;
  • Será preciso fazer várias horas de aula práticas de direção, e o tanto de horas necessárias será de acordo com categoria de sua habilitação. Para carteira B será necessário no mínimo 20 horas de prática em via pública e 1 hora tem que ser no período noturno;
  • Após realizar todas as aulas, você poderá realizar o exame prático do Detran para conseguir a sua CNH.

Muitas pessoas pensam em comprar sua Carteira Nacional de Habilitação, somente para não precisar passar por todos esses testes. Como foi dito antes, conseguir tirar a CNH nem sempre é um processo simples e fácil, mas quando fazemos tudo dentro da lei, a gente não precisa se preocupar em ter problemas com a justiça.

Pessoas dirigindo carros da autoescola, para fazer teste da CNH
Existem milhares de autoescolas espalhadas pelo Brasil, escolha a que mais te agrade e faça as aulas de CNH com eles. Foto: Divulgação.

Será que existe alguma forma de tirar a habilitação de graça? Confira nosso artigo completo

Quanto custa para ter uma CNH dentro da lei?

Para você ficar informado sobre esses preços, terá que procurar uma autoescola de sua confiança, pois eles irão te informar sobre os valores atualizados, pois eles tem variado muitos. Tudo também vai depender de onde você vai fazer a sua carteira, pois existem estados em que os preços diferem bastante uns dos outros. Então é sempre bom estar informado com o Detran e auto escolas de seu estado.

Gostou de nosso artigo sobre os perigos deter uma CNH comprada? Conhece pessoas ou sites que praticam essa fraude? Deixe tudo aqui nos comentários e ajuda as pessoas a não caírem nesses golpes!

Acesse o site Agora Motor e confira todas as novidades e notícias do mundo automobilístico. Assim como nossos reviews de equipamentos e pneus, sempre te ajudando a se dar bem no mundo das 2 e 4 rodas. Deixe sua avaliação sobre nosso artigo aqui embaixo, assim você nos ajuda a melhorar nossos conteúdos a cada dia que se passa!

Perguntas Frequentes

Tem como comprar CNH original?

Muitos sites na internet oferecem serviços dizendo que vendem CNH original, mas saiba que isso é um crime, do artigo n° 267. Onde a pessoa que vendeu e a que comprou podem ser presas por até dois anos em regime fechado, portanto não é uma prática legal comprar a habilitação, até porque existem diversos testes para saber se você está apto a ter a CNH.

É seguro comprar uma habilitação?

Não é seguro, pois podem ocorrer diversas situações que vão prejudicar a que comprou a CNH. Inclusive podendo responder criminalmente por possuir um documento falsificado ou adulterado.

O que é venda de CNH?

É uma forma de conseguir o credenciamento, mas sem passar pelo processo de aprendizado e provas teóricas e práticas. A CNH vendida na web ou em qualquer outro meio é irregular, e tanto quem compra quanto quem vendem podem ser responsabilizados criminalmente por isso.

O que leva uma pessoa a comprar habilitação?

Podemos imaginar inúmeros motivos, mas os principais seriam: falta de tempo para fazer as aulas ou falta de conhecimento (quem reprovaria no processo normal). Quem já perdeu a CNH por infrações não tem como conseguir de volta comprando.

Avalie este artigo

5/5 - (2 votos)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *