Agora Motor logomarca

Dicas para evitar problemas quando o carro fica no sol

3 minutos de leitura

Se você é apaixonado por carros, fica triste quando passa por algum modelo com a pintura desgastada, ou equipamentos como plástico, couro, cromados danificados por conta das ações do tempo, causados pelo sol. Saiba que você não está sozinho, nós também sentimos o mesmo. E para isso não acontecer, separamos algumas dicas incríveis para você evitar que isso ocorra!

Saiba que algumas dicas simples podem fazer a diferença e manter a pintura e demais componentes do seu carro mais bonita e brilhante por mais tempo. 

Guia do Conteúdo

Dicas valiosas

Carro e sol
Foto: reprodução

A luz solar é composta de ondas magnéticas e de rádio e emite raios infravermelhos (IV) e ultravioletas (UV). Assim, precisamos usar elas ao nosso favor e nossa primeira dica:

Cuidados com Horários

O sonho de todo apaixonado por carros é encontrar sempre uma sombra para parar seu modelo. Porém, isso nem sempre é possível, desta forma, tente evitar alguns horários para deixar seu carro no sol.

O pior horário para um carro ficar ao sol é entre 10h e 15h. Esse período é quando a luz natural traz mais raios UV, que têm mais poder de acelerar o envelhecimento de componentes orgânicos como plásticos, fibras sintéticas e tintas.

Estes horários a incidência dos raios sobre as partes do carro são mais agressivas, e podem danificar os componentes com mais facilidade.

Partes cromadas

A luz infravermelha e UV podem manchar peças cromadas, ou pior: acelerar o processo de oxidação dessas peças. Limpeza semanal regular. Após remover o excesso de sujeira, use uma solução de sabão neutro ou um produto específico para peças cromadas para deixar uma camada protetora no carro ao sol.

Em seguida, use um pano úmido e flanela seca para dar brilho. Produtos à base de solventes ou produtos que contenham álcool nos ingredientes são estritamente proibidos para cromagem.

Bancos de Couro

Ter os bancos revestidos com couro é algo muito bom para o carro, além do conforto a estética fica muito mais agradável, porém, alguns cuidados extras com este revestimento devem ser tomados. 

Uma vez por semana, limpe o estofamento de couro do veículo (bancos, volante, alavanca de câmbio, painel) com um pano seco para remover a poeira. Para couros de cor clara (marrom ou bege), uma dica é usar um pano úmido com sabão neutro, depois secar a superfície com um pano seco.

Para se proteger do sol, o couro precisa ser hidratado. No entanto, use apenas produtos específicos e marcas confiáveis ​​- e use com moderação, não lubrifique o banco. Aplique com um pano limpo e seco após a secagem para um acabamento mais brilhante. Lembre-se de que os raios do sol podem fazer com que o material rache e desbote.

Acesse o Agora Motor e veja todos os detalhes de tudo que acontece no mundo dos motores.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *