Agora Motor logomarca

Elétricos ou híbridos usados: veja alguns cuidados para comprar este tipo de veículo

3 minutos de leitura

O setor de veículos elétricos é o que mais cresceu e vem crescendo nos últimos anos. Inúmeros modelos estão sendo disponibilizados a cada dia nas concessionárias de todo o Brasil. Montadoras traçam planos, atualizam modelos para que possam receber motorização elétrica ou híbrida. 

Algumas empresas almejam ter todos os veículos com motorização elétrica até 2030. Ou seja, toda a frota passa a ter seu principal combustível: a energia elétrica. Com zero emissão o modelo será o futuro do setor automotivo. 

Porém, estes veículos novos possuem características únicas e nunca antes vista, como esta novidade o setor ainda está se adaptando como por exemplo: oficinas mecânicas especializadas, manutenção de componentes elétricos e afins. 

Pensando nisso, se você está buscando opções dos modelos que já possuem motores elétricos, você precisa tomar certos cuidados, como manutenção, ciclos de baterias e muito mais. Mas fique tranquilo! Iremos listar alguns dos cuidados que você deve ter ao comprar um veículo elétrico usado.

Prazo de garantia da Bateria

Elétricos ou híbridos usados
Foto: Reprodução

A primeira dica é uma das mais importantes para se ver nestes modelos de veículos. Por ser extremamente importante e um dos componentes mais caros dos carros, a bateria é considerada o tanque de combustível do seu carro. Desta forma, o item deve estar dentro das exigências, dentro da data de garantia e dentro do prazo de validade. 

Em média, as montadoras oferecem 8 anos ou 160.000km de garantia para a peça, o que não significa que deixará de alimentar o motor elétrico após esse período. No entanto, após este período, o fabricante não garante que terá o máximo desempenho em termos de carga e autonomia.

Exija a nota fiscal de compra do veículo, assim, você terá uma noção da quantidade de quilômetros que este veículo rodou durante o período. 

Acessórios e Itens de Série

É importante ressaltar que um veículo elétrico usado ou híbrido plug-in vem com um cabo de carregamento ou carregador portátil. Lembrando que esses acessórios básicos podem custar entre 2.000 e 4.000 reais, dependendo da marca e modelo, Na hora da negociação cite que ela precisa incluir um carregador doméstico de parede na negociação.

Tempo carregando

Você sabe quantos quilômetros você dirige todos os dias? Esta é a primeira resposta que você deve saber qual carro elétrico usado comprar. Se você dirige 60 quilômetros por dia, um EV com autonomia de 300 quilômetros só precisa ser conectado a cada quatro dias (dentro de boas margens de segurança).

Acesse o Agora Motor e veja as noticias mais quentes do momento.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *