Direção Autônoma, você sabe como o sistema funciona? Veja agora!
Os carros com direção Autônoma são um passo adiante no setor de transporte, mas ainda precisam de informações de peso dos motoristas. Veículos autônomos são ótimos para pessoas que precisam de ajuda com recados ou dirigindo distâncias curtas. Eles fornecem uma combinação perfeita de sensores e software para controlar, navegar e dirigir o veículo.
Guia do Conteúdo
Quais são os níveis de direção autônoma?
De zero a cinco, este sistema categoriza os carros autônomos em vários níveis de autonomia. Vamos nos concentrar em cada nível para entender melhor o que eles implicam.
Nível 0 (Sem automação)
O veículo é totalmente controlado e operado manualmente pelo motorista. Eles são amplamente utilizados antes da invenção da tecnologia de IA.
Nível 1 (Auxílio ao motorista)
Os carros de hoje apresentam uma versão mais recente: o sistema de frenagem automática que usa sensores para detectar uma possível colisão, que o computador do veículo cuidará. Isso permite que os motoristas se concentrem mais em outras responsabilidades e tarefas.
Nível 2 (Automação parcial – Semi)
Esse recurso no kit de ferramentas AV é chamado de “suporte de driver cooperativo”. Por ele, o computador pode conversar constantemente com um motorista e fornecer várias dicas úteis e até mesmo dirigir o carro por alguns quilômetros.
A maioria das empresas de automóveis oferecem recursos de direção autônoma de nível 2 e nível 3 hoje em dia. No caso da Tesla, encontra-se no modo de piloto automático, que está disponível na maioria dos seus carros. A Volvo também oferece um recurso semelhante em apenas alguns carros. Esses ajustes estão muito longe do que é realista para a maioria dos brasileiros e considerados luxo
Nível 3 (Automação condicional)
Quando você está no nível 2, a detecção do sensor do seu carro está no mesmo nível do motorista. Mas se você estiver dirigindo em uma situação particularmente desafiadora, terá que intervir e assumir o controle manualmente.
De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), projetos da Uber e do Google estão nesta fase. O deslocamento seria quase por uma espécie de “trilhos virtuais” com rotas completas.
Nível 4 (Alta automação de direção)
Existe um nível como o do motorista e, em teoria, pode-se programar seu passeio para poder dirigir sozinho, mas precisaria da ajuda de um controle remoto externo. Talvez eles possam até dormir ou usar um celular também!
No entanto, existem muitos problemas enfrentados pelos carros elétricos, como encontrar um local para recarregar e a necessidade de manutenção.
Nível 5 (Automação plena)
É uma meta a ser alcançada, e eles podem agir por conta própria sem interferência humana em ruas, avenidas e rodovias. Eles também podem tomar decisões e corrigir falhas. Fim das “barbearias” e fugas criminosas com veículos.
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