Agora Motor logomarca

Direção elétrica: O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Hoje em dia ter um conforto na hora de dirigir é muito essencial, como ter uma direção leve e suave.

Você sabe o que é direção elétrica? É um sistema para o melhor conforto na direção do seu veículo. E um mecanismo fácil e prático de se resolver. E não iremos comparar ela com as demais.

Quer saber mais sobre? Então confia abaixo!

Definição de Direção elétrica

É um forma do motorista manusear o volante do seu veículo de um modo, mas leve, permitindo uma maior agilidade com o carro em curvas sem precisar de muito esforço.

 É um sistema ótimo quando o assunto se trada estacionar e balizar como por ter uma direção leve e uma boa flexibilidade, diminuindo o tempo com uma melhor eficiência para estacionar.

Mulher dirigindo carro com direção elétrica
Direção elétrica é muito leve, sendo amada pelas mulheres. Foto: Reprodução

Como funciona o sistema

A direção elétrica quanto a hidráulica veio com o mesmo propósito (facilitar e trazer conforto ao motorista). As versões mais modernas atuam se destacando, sendo bem eficiente.

Diferente da hidráulica que usa um propulsor em uma bomba de óleo para ajudar o condutor, a elétrica tem um sistema de motor integrado à caixa de direção. Com alguns sensores, a rotação contida pelo volante e capitada e enviada aos sensores, sendo ele o responsável por passar esse movimento as rodas do veículo.

Veja também como funciona a direção autônoma!

Vantagens

Não é atoa que esse estilo se tenha popularizado, pois ele contém muitas vantagens em seu uso comparado a direção hidráulica.

Em manobras de alta velocidade, ela possui uma maior leveza e segurança, além do mais, sem nenhum tipo de peso ou vazamento.

Desvantagens

A maior desvantagem é o custo-benefício para os consumidores, pois os reparos podem ser um pouco demorados, e com um valor meio salgado. Porém, mantendo uma manutenção preventiva, esses transtornos podem ser contidos.

Assim que notar algum problema, rapidamente já acione um eletricista automotivo profissional para que ele já possa fazer as primeiras análises em seu veículo. Evite de andar com o carro nessas condições para que não aconteça nenhum tipo de problema.

Diferenças entre direção mecânica, hidráulica, assistida e elétrica

Todas elas são direções e vamos especificar todas!

Confira esse vídeo também:

Direção mecânica

Diferente da hidráulica e da elétrica ela não possui nenhum tipo de ajuda de algum sistema, tem o volante como primeiro componente, que basicamente consiste em movimentar as rodas do veículo.

Esses movimentos são levado a caixa de direção pela barra de direção, podendo ser ela bipartida ou inteiriça dependendo da maneira que estiver a caixa da direção.

Foto da caixa de direção mecânica
Caixa de direção mecânica com um ótimo estado. Foto reprodução/Bill peças ar e direção.

Direção hidráulica

O mecanismo da direção hidráulica consiste em um sistema convencional, que é formado por uma bomba hidráulica e um reservatório para o óleo com várias mangueiras de alta e baixa pressão, por onde o fluido passa.

Esse sistema reduz o empenho do motorista em até 80% de acordo com o veículo. A bomba hidráulica é movimentada por uma correia ligada ao motor, fazendo que o fluido passe a circular. No momento em que o volante se gira, o fluido sob compressão atua no sistema a ser empregada.

Com a pressão feita há válvula se abre e fecha assim que o volante é movimentado para os lados, e quando se abre libera o óleo aplicando um certo impulso no pistão acionando a barra de direção. Isso rouba em média de 3 cavalos de potência do motor.

Foto de uma direção hidráulica desmontada
A direção hidráulica tem uma ótima eficiência em suas versões recentes. Foto reprodução/Boca Santa Ofertas

Direção assistida

Nos dias atuais, a direção assistida é bem recomendada por ter um custo-benefício em manutenção mais em conta. Temos alguns carros que não possui esse modelo de direção como Fiat Mobi Easy e Kwid Life da Renault.

Mesmo ela quase sendo um tipo de “direção hidráulica” com um excelente de desempenho, ela só deixa a desejar na questão financeira, já que ela é mais cara do que a hidráulica, porém possui um mecanismo mais simples para casos de manutenção.

Foto de uma direção assistida
Essa é uma caixa de direção assistida para pronta pra ser instalada. Foto: Wikipédia

Direção elétrica

Cada vez mais atual nos carros, a direção elétrica é bem-vista por não utilizar a potência e nem mexer no consumo do carro, com uma eficiência de poder reduzir o empenho do motorista em até 85% comparado a hidráulica.

O sistema dela possui um motor elétrico colocado na coluna de direção, ou na barra, com vários sensores que captam os movimentos feitos pelo motorista com o volante, transferindo os sinais para o modo eletrônico, auxiliando o movimento da direção, e diminuindo o esforço do motorista.

Sem a questão de mangueiras, vazamentos, reservatório, óleo e bomba.

Foto de uma caixa de direção elétrica da Chevrolet S10
Caixa de direção elétrica da Chevrolet. Foto: Mercado Livre

Como escolher

A direção elétrica tem um tem um certo destaque por não poluir o meio ambiente por não conter óleo e nem qualquer tipo de combustível.

Ela te entrega um maior conforto sobre o carro para o motorista.

Veja esse novo projeto de lei para as CNH!

Cuidados com a manutenção

Os maiores defeitos a aparecer na direção elétrica é no suporte do motor elétrico, pois não temos estradas em um bom estado, e com as trepidações isso acaba ocasionando essas quebras.

Os carros que possuem o motor na cremalheira geralmente tendem a apresentar problemas graves pela entrada de água, coisas que acontecem em enchentes nas cidade e em estradas rurais, entrando sujeira tendo o desgaste dos metais que possuem nele, e muitas vezes o motor elétrico acaba queimando.

Confira alguns preços de direção elétrica!

Comentário final

Agora que você já está mais por dentro do assunto, esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre a direção elétrica, os cuidados que precisa ter, a diferença entre todas elas, algumas vantagens e desvantagens sobre o assunto. E qualquer suspeita de problema, procure o eletricista automotivo de sua confiança.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e visite nossa pagina Agora Motor!

Perguntas Frequentes

Direção elétrica é a melhor?

Sim. Ela é uma direção boa, fácil manutenção, muito confortável com uma melhor performance em alta velocidade. Mais não diria “a melhor” pois isso vai do gosto do motorista.

Como saber se o meu carro tem direção elétrica?

A direção elétrica tem um motor presente na caixa de direção.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.