Dirigir na chuva: saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes

Todo motorista precisa saber quais cuidados ao dirigir na chuva. Afinal, essa mudança de cenário oferece alguns riscos particulares para o automóvel, como o de aquaplanagem caso o pneu no veículo não seja bom o suficiente.

No Brasil, o risco de ter de dirigir na chuva é alto. Para se ter ideia, a cidade de Florianópolis, por exemplo, registra chuvas o ano todo. O mínimo que a cidade enfrenta no ano é um período de “seca” onde se tem ao redor de 26% (ou seja, 1 em cada 4) chances de chover.

Portanto, é necessário saber quais cuidados ao dirigir na chuva, de modo a evitar muitos acidentes. Quer saber como? Veja abaixo!

5 cuidados aos dirigir na chuva

Dirigir na chuva Cuidados
Cuidados ao dirigir na chuva. Foto: Pixabay

1. Escolha um bom pneu

Um dos principais cuidados para dirigir na chuva é ter um bom pneu. Isso porque essa é a peça que está em contato com o piso e, portanto, é quem constrói a aderência com a estrada.

Todos os pneus trabalham com uma determinada textura na banda de rodagem, com certos sulcos para poder expelir a água da pista e evitar a aquaplanagem. Entretanto, nem todos são os pneus capazes de lidar muito bem com isso.

Acontece que quando um pneu não é útil para esse tipo de situação, ele acaba mantendo uma fina de camada de água entre ele e a pista, dificultando a aderência no chão. Quando isso acontece, não tem freio ou mão firme no volante que resolva: o carro perde dirigibilidade e pode acontecer um acidente.

Por isso, um dos principais cuidados a dirigir é escolher um bom pneu, que seja capaz de lidar bem com as demandas de uma rua molhada. Um bom pneu que faz isso é o Pirelli Scorpion Verde. Ele tem uma das melhores notas de direção no molhado do mercado atualmente.

2. Reduza a velocidade

Se você está andando, seja na rua, seja em uma estrada, e notou que começou a chover, o ideal é reduzir a sua velocidade em pelo menos 20%, mesmo que você esteja abaixo do limite estipulado naquela via.

Isso porque a velocidade é um elemento potencializador de acidentes em situações de pista molhada. Ainda que o seu pneu seja bom, é possível que ele ainda tenha algum problema com uma ligeira aquaplanagem e, quando em alta velocidade, ficará muito mais difícil lidar com a frenagem para evitar um acidente.

Portanto, o mais seguro a fazer é reduzir um pouco a velocidade para ganhar dirigibilidade e ter o controle necessário para evitar de um obstáculo ou algo do tipo, caso surja essa necessidade.

3. Mantenha uma distância adequada

Outro cuidado básico que você deve ter quando for dirigir na chuva é manter uma boa distância de outros carros. Isso porque você pode até garantir que tudo está certo no seu veículo e que você está com total controle da situação, mas não pode garantir o mesmo dos outros automóveis.

Nós nunca sabemos como está a situação com outro motorista, se ele está tendo total visibilidade, se o pneu dele é bom para a chuva, se ele está alcoolizado ou não. Por isso, é importante abrir sua distância e ganhar uma margem de manobra caso necessário para poder evitar um acidente, se necessário.

Lembre-se de que a cada hora, 5 pessoas morrem de trânsito no Brasil. Portanto, evite a todo custo acidentes para não fazer parte da estatística.

4. Faça uma manutenção periódica do seu automóvel

Além do pneu, é essencial ter outros cuidados básicos com a parte mecânica do seu automóvel, de modo a garantir que você conseguirá dirigir com segurança mesmo na chuva.

Um dos pontos essenciais a verificar sempre no seu carro é a qualidade do seu sistema de freio. O ideal é que ele esteja sempre na melhor qualidade possível, para poder controlar o veículo caso ele escape do seu comando por causa da aquaplanagem.

Além dele, é essencial que o seu sistema de suspensão também esteja em ótimo estado de conservação, já que pode ser necessário que o seu carro precise fazer manobras de última hora e seja preciso absorver essa mudança repentina de peso.

Portanto, faça sempre a manutenção preventiva do seu automóvel, levando-o até a revisão mecânica nas datas determinadas pela montadora no Manual do Proprietário.

5. Mantenha o ar-condicionado ligado

Mesmo que seja uma chuva de inverno, é importante que você tente manter o ar-condicionado ligado em um momento de chuva. Isso porque a chance do seu vidro ficar embaçado e, consequentemente, piorar a sua visibilidade é muito grande.

O ar-condicionado é o principal recurso para quem quer desembaçar o vidro e, dessa forma, garante que você conseguirá enxergar bem o que quer que esteja no seu caminho e em qualquer direção. E aí, gostou do conteúdo? Se você aprendeu quais cuidados ao dirigir na chuva, então deixe um comentário abaixo aqui no Agora Motor com a sua opinião sobre o assunto!

Novos Web Stories do Agora Motor

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Artigos Como alterar a categoria da CNH? Descubra como adicionar ou mudar

Os motoristas brasileiros muitas vezes têm dúvidas sobre o processo de adição ou mudança de…

Gabriel May Oechsler
Artigos Trauma no trânsito: Como superar e seguir em frente

O que você sabe sobre trauma? Quando se trata de acidentes de trânsito, é importante…

Gabriel May Oechsler
Artigos Como é o exame psicotécnico do Detran?

O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil envolve diversos passos,…

Gabriel May Oechsler
Artigos As bicicletas elétricas SUDU A3 e SUDU A4 estão prestes a serem lançadas: atualização da bateria, desbloqueio mais inteligente!

A marca SUDU está prestes a lançar dois produtos surpreendentes – as bicicletas elétricas SUDU…

Thiago Klaumann
Artigos CNH Comprada: Vale a pena comprar a CNH em 2024?

Você já ouviu falar sobre a CNH comprada? Essa é uma prática ilegal que vem…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário