Agora Motor logomarca

Fiat Doblò 2023: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Imagens

8 minutos de leitura

O Fiat Doblò 2023 é um dos modelos futuristas a serem produzidos nos países vizinhos nos próximos anos, podendo até ser movido pelo motor turbo de 185 cavalos da Toro e do Jeep Compass.

O carro de passeio é um dos modelos futuristas a serem produzidos nos países vizinhos nos próximos anos, podendo até ser movido pelo motor turbo de 185 cavalos da Toro e do Jeep Compass.

A consultoria publicou um relatório no qual foi informado que a próxima geração do Doblò seria produzida na antiga Peugeot Citroen (agora parte do grupo Stellantis, dono da Fiat), em El Palomar, na Argentina.

Lá também são produzidas as vans Peugeot Partner e Citroën Berlingo, o que significa que a sinergia entre os modelos provavelmente será uma plataforma compartilhada (EMP2, derivado do PSA) e vários componentes.

Haverá uma nova geração do Fiat Doblò?

Lançado no Brasil em 2001, o Fiat Doblò até agora não mudou a plataforma em nosso mercado. Na Europa, a segunda geração foi lançada em 2010. A diferença é que aqui ele já é considerado um dinossauro sobre rodas, prestes a se extinguir, enquanto no Velho Mundo ele começa a sentir os primeiros sinais de defasagem.

Acredita-se que a Fiat esteja apostando em uma terceira geração, totalmente reformulada e equipada com um novo motor. A resposta pode estar justamente em compartilhar a base do EMP2 e a carroceria do novo Citroën Berlingo.

Não há informações sobre como será o novo Fiat Doblò 2023 (o projeto está em segredo), mas há uma projeção de que a frente do modelo tem muitas referências à picape Fiat Strada, mas mantém as tradicionais portas laterais deslizantes.

Se chegar a uma nova geração, o Fiat Doblò 2023 deve oferecer variantes em configurações de sete lugares para passageiros e carga.

Utilizará motores 1.0 e 1.3 turbo flex da série GSE. O primeiro estreou no Fiat Pulse em outubro de 2021, sendo capaz de produzir 180/185 cv (gasolina/etanol) e já é utilizado pelos novos Jeep Compass e Commander, com exceção do touro Fiat.

Também se fala de uma possível versão híbrida, mas talvez seja uma ideia muito ambiciosa no curto prazo, e isso fica para uma data posterior.

As informações são escassas, então ainda é cedo para dizer se o modelo chegará ao Brasil. O que podemos dizer é que esses números sugerem que uma nova geração será bem-vinda aqui. E, se confirmada a produção na Argentina, seu lançamento em nosso mercado será iminente.

Se com mais de 20 anos, visual ultrapassado, motor fraco, sem tecnologia e vendido em versão única por 125 mil reais, o Fiat Doblò ainda é um dos 50 carros leves mais vendidos do país, imagine versões mais modernas que acabaram de sair do forno.

Doblò 2023 branca
O modelo adventure possui um design incrível. Foto: reprodução.

Novo modelo

O Fiat Doblò é um dos carros mais antigos ainda em produção no Brasil. O design deste modelo remonta a 2000 e não é atualizado há muito tempo. Mas na Europa a situação é pior. A atual segunda geração nasceu em 2010 e foi encenada em 2015. Agora é a hora de mudar, e a Peugeot ajudará diretamente.

Segundo a revista L’Argus, a terceira geração do Fiat Doblò 2023 fará sua estreia na Europa no segundo semestre de 2022. O desenvolvimento do modelo será rápido, pois ele simplesmente adapta a linguagem visual da Fiat a um carro pronto para andar. Também é provável que seja produzido na Argentina ao lado dos modelos Peugeot e Citroen.

A Stellantis produz o compacto Citroën Berlingo, Peugeot Partner (e versão de passageiros Rifter), Opel/Vauxhall Combo e até o Toyota ProAce City. Com a introdução do novo Doblò como derivado desses modelos, a Fiat se tornará a sexta marca a produzir uma van originária do mesmo projeto.

Não faz sentido para a Fiat desenvolver a nova geração Doblò 2023 sozinha quando os modelos Peugeot e Citroen estiverem prontos. Além disso, a linha comercial do lado francês da Stellantis tem boa reputação na Europa, o que contribui ainda mais para o layout estratégico do novo modelo.

Traseira do Doblò 2023 azul
O modelo é um dos carros mais antigos que permanece sendo produzido no Brasil. Foto: reprodução.

Peugeots com emblemas Fiat

Projeção da nova Doblò
Stellantis: parceiria entre Fiat e Peugeot. Foto: Divulgação

A troca dos modelos Peugeot e Fiat vai além do Doblò 2023. A marca italiana também produzirá seu próprio Peugeot e spin offs dos irmãos Citroen Jumpy. Vale lembrar que a dupla também foi fabricada no Uruguai, de onde foi importada para o Brasil – o que abriu caminho para futuros modelos da Fiat.

Maior que o novo Doblò 2023, o modelo manterá o nome Talento, que agora é usado pela versão italiana rebatizada do Renault Trafic. Com os atuais equivalentes da Peugeot e Citroen, não faz mais sentido manter uma parceria com a Renault.

Coincidência ou não, a geração anterior Opel Movano e Vivaro eram derivados diretos do Renault Master e Trafic. Atualmente, a Opel constrói o Movano com base no Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Fiat Ducato, enquanto o Vivaro se tornou o irmão do Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Doblò 2023 Laranja
O modelo traz consigo cores exuberantes. Foto: reprodução.

Motor

O motor sempre foi um 1.8 flex E.torQ 16. Ao contrário do rival Chevrolet Spin de 7 lugares, que tem opção de transmissão automática, o Fiat Doblô 2023 de 7 lugares só está disponível com câmbio manual de cinco marchas.

O motor do Doblò 2023 produz 130 cv a gasolina e 132 cv a etanol a 5.250 rpm. O torque é de 18,4 e 18,9 kgfm, respectivamente, e permanece em 4.500 rpm. Está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Segundo dados divulgados pela Fiat, o Fiat Doblò 2023 oferecido possui espaço para sete lugares com motor 1.8 flex e transmissão manual pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. A velocidade máxima do carro é de 175 km/h.

Em termos de consumo, o modelo está avaliado em 6,4 km/l na cidade, 7 km/l na estrada com etanol, 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com gasolina.

Frente da Doblò 2023
O modelo possui um motor potente e entrega conforto para piloto e passageiros. Foto: reprodução.

Ficha Técnica Doblò 2023

Motorização1.7
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)132130
Torque (kgf.m)18,918,4
Velocidade Máxima (km/h)167165
Tempo 0-100 (s)12,7N/D
Consumo cidade (km/l)6,49,3
Consumo estrada (km/l)710,2
Câmbiomanual de 5 marchas
Traçãodianteira
Direçãohidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas feixe de lâminas.
FreiosDois freios a disco com dois discos ventilados.
Altura (mm)1.834
Largura (mm)1.722
Comprimento (mm)4.252
Peso (Kg)1.463
Tanque (L)60
Entre-eixos (mm)2.566
Porta-Malas (L)665
Ocupantes7

Preço do Fiat Doblò 2023

O preço estimado do Fiat Doblò 2023 é de R$ 108.090.

Veja mais detalhes do modelo acessando o link abaixo.

Veja todos os detalhes e atualizações dos mais novos modelos no Brasil e no Mundo. Acesse o Agora Motor e veja mais.

Perguntas Frequentes

Qual é o Preço do Fiat Doblò 2023?

O preço estimado do Fiat Doblò 2023 é de R$ 108.090.

Qual o consumo do Fiat Doblò 2023?

Estima-se que o consumo seja 6,4 km/l na cidade, 7 km/l na estrada com etanol, 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com gasolina.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *