Agora Motor logomarca

Esporte de velocidade é coisa de homem! Nós iremos provar ao contrário. Veja!

Sempre que pensamos em esporte de velocidade seja ele, motovelocidade, Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Truck pensamos em um ambiente totalmente masculino. Porém, se a gente analisar, este esporte possui sua predominância no mundo dos homens.

Mas graças às fortes mulheres que estão nesse meio nós temos representantes à altura. Como por exemplo, a multicampeã da Fórmula Truck Débora Rodrigues, que por muitos anos brigou pelas primeiras colocações em um local dominado pelo universo masculino, e diga-se de passagem, ela deixava vários deles para trás.

Já no mundo dos carros, tivemos duas representantes na Stock Car. A pioneira Regina Calderoni disputou duas provas em 1984 quando os pilotos enfrentaram enormes dificuldades, e mais recentemente, Bia Figueiredo de 2014 a 2019 e terminou em quarto lugar em Londrina em 2019 como o melhor resultado.

Guia do Conteúdo

Mulheres no comando

Quem acha que elas estão apenas atrás do volante está enganado. Quem se aventura pelos corredores dos boxes pode ver que isto é fato. Mulheres estão marcando presença em quase todas as funções. Um exemplo disso é a veterana das corridas Vanda Camacho e Michele Pereira, comandante de uma equipe.

Responsável pela organização e logística da competição, Camacho é formada em publicidade e marketing, e está na Stock Car desde 1996. Embora tenha saído em 2013, não deixou o automobilismo. E agora no último ano foi convidada a retornar ao posto de comando da área de logística da organização.

esporte de velocidade
Imagem retirada do site TransportaBrasil.

“Procuro não pensar em diferenças, mas sim em igualdades. Eu me vejo como profissional, da mesma forma que encaro meus colegas de trabalho. Nunca me senti oprimida ou discriminada nesse meio”, afirma Camacho, diretora de operações da Vicar, empresa que organiza a Stock Car.

Impossível esquecer o nome da engenheira que era fascinada por automobilismo na faculdade e trabalhou na Stock Car por 15 anos. Rachel Loh é atualmente responsável por toda a engenharia e análise de dados do carro Ipiranga Racing, com os pilotos Thiago Camilo e César Ramos no comando.

Outro nome muito conhecido da Stock Car é Sabrina Seikel, gerente de logística da A. Mattheis/Vogel, onde trabalha com os irmãos Elio e Kiko Seikel, que se conheceram em 2021, ano em que a equipe conquistou o campeonato. Seikel é uma daquelas pessoas onipresentes que sempre tem um sorriso no rosto, resolve problemas e deixa tudo impecável.

Se você conhece alguma mulher que está presente no mundo do automobilismo, marque ela na nossa publicação. Iremos adorar ver o nome desta guerreira.

Quer ver outras notícias quentinhas relacionadas ao mundo dos motores? Acesse Agora Motor e fique por dentro de tudo que se passa no meio automobilístico.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.