Fiat Uno 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Imagens

Hoje vamos contextualizar o Fiat Uno 2024, afinal, existe esse carro? Até o momento, a Fiat não falou em nada sobre o retorno do modelo, porém o Fiat Uno é um carro muito querido pelo brasileiro, valendo a pena a gente relembrar dessa máquina.

Sobre o Fiat Uno

O Fiat Uno foi, por muito tempo, um dos carros mais queridos pelos brasileiros. Lançado em 1984, o modelo se tornou popular por seu design inovador e sua praticidade, além de ser um dos modelos mais vendidos da marca italiana por anos a fio. No entanto, com o passar do tempo e as mudanças no mercado, a Fiat decidiu descontinuar a produção do Uno em 2016, depois de mais de 30 anos de sucesso.

Fiat Uno antigo.
O Fiat Uno é considerado um carro valente. Foto: Divulgação

Mas, afinal, por que o Fiat Uno saiu de linha? A resposta é simples: o modelo já não atendia mais às necessidades do mercado automotivo brasileiro, além de ficar caro para atualizar. Com a chegada de modelos mais modernos e tecnológicos, o Uno perdeu espaço para os novos concorrentes, e a Fiat optou por focar em outros modelos, como o Argo e o Mobi.

No entanto, para os fãs do Uno, nem tudo está perdido. A Fiat ainda lançou uma edição especial do modelo, o Fiat Uno Ciao, que foi produzido em 2020 e 2021, para celebrar o sucesso do modelo. Com um visual retrô e um acabamento diferenciado, o Fiat Uno Ciao foi uma homenagem ao modelo que fez história no mercado brasileiro.

Melhores pneus para o Fiat Uno

Por que o Fiat Uno fez tanto sucesso no Brasil?

O Fiat Uno fez muito sucesso no Brasil por vários motivos. Um deles é que o carro foi lançado no mercado brasileiro em 1984, em uma época em que a economia do país estava em crescimento e havia uma grande demanda por carros populares.

Além disso, o Fiat Uno trouxe várias inovações para o mercado brasileiro na época, como o design moderno e aerodinâmico, a carroceria monobloco, a suspensão dianteira independente e a opção de motores mais potentes. Tudo isso fez com que o Uno se tornasse um carro muito desejado pelos consumidores brasileiros.

Outro fator que contribuiu para o sucesso do Uno no Brasil foi sua versatilidade. O carro foi lançado em várias versões e modelos ao longo dos anos, desde o Uno Mille até o Uno Sporting, atendendo às necessidades e preferências de diferentes públicos.

Fiat Uno 2017.
Fiat Uno em seu facelift. Foto: Divulgação

Além disso, o Fiat Uno se tornou um carro muito popular entre os jovens, principalmente devido ao seu design descolado e esportivo, e também pela sua facilidade de personalização.

Por fim, o Uno também se tornou um símbolo da indústria automobilística nacional, sendo produzido em larga escala no país por muitos anos e gerando empregos e renda para muitas pessoas.

Veja a Tabela Fipe do Fiat Uno

Motorização do Fiat Uno

O Fiat Uno Ciao contava com uma motorização 1.0 Firefly, que desenvolvia até 77 cavalos de potência. O modelo era equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, retrovisores elétricos com luzes de seta integradas, entre outros itens de série.

Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao, modelo de despedida. Foto: Divulgação

Consumo do Fiat Uno

No que diz respeito ao consumo, o Fiat Uno Ciao apresentava um desempenho interessante, com médias de 13,7 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, o modelo apresentava médias de 9,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.

Teremos um Fiat Uno 2024?

E quanto ao futuro do Fiat Uno? Bem, por enquanto, não há planos para o retorno do modelo, mas é possível que a Fiat decida lançar uma nova versão do Uno no futuro, com um design atualizado e equipamentos mais modernos. Afinal, o Uno ainda é um carro querido por muitos brasileiros, e pode ser que a Fiat decida resgatar essa história de sucesso em breve.

Uma possibilidade muito aceita, é volta do carro com a base do Opel Mokka. Esse SUV é vendido em países vizinhos, e como não temos a presença da Opel aqui no Brasil, a Stellantis poderia lançar o carro aqui, mas resgatando o nome do lendário Fiat Uno.

Fiat Uno 2024.
Projeção do Fiat Uno, que pode ser lançado na Europa em 2024. Foto: K Design

Ficha Técnica do Fiat Uno

Confira a ficha técnica do último modelo do Fiat Uno no Brasil, o Uno Ciao.

Motor

  • Tipo: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.0 litro
  • Potência: 77 cv (etanol) / 72 cv (gasolina) a 6.250 rpm
  • Torque: 10,9 kgfm (etanol) / 10,4 kgfm (gasolina) a 3.250 rpm

Transmissão

  • Câmbio manual de cinco marchas

Suspensão

  • Dianteira: independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais
  • Traseira: eixo de torção com barra estabilizadora

Direção

  • Assistência hidráulica

Freios

  • Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e Pneus

  • Rodas de liga leve aro 15
  • Pneus 185/60 R15

Dimensões

  • Comprimento: 3,77 metros
  • Largura: 1,63 metros
  • Altura: 1,49 metros
  • Distância entre eixos: 2,37 metros
  • Peso: 970 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 165 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,4 segundos (etanol) / 13,4 segundos (gasolina)

Consumo

  • Cidade: 9,5 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
  • Estrada: 10,8 km/l (etanol) / 15,4 km/l (gasolina)
Carros do Xenão

Equipamentos de série

  • Ar-condicionado
  • Direção hidráulica
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Travas elétricas
  • Alarme
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga leve aro 15
  • Faróis de neblina
  • Retrovisores elétricos com luzes de seta integradas
  • Volante com regulagem de altura
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Rádio com Bluetooth, entrada USB e controles no volante
  • Airbag duplo
  • Freios ABS
  • Isofix para fixação de cadeirinhas infantis
  • Porta-luvas refrigerado

O Fiat Uno Ciao foi uma edição especial limitada do modelo, que contou com um acabamento diferenciado e um visual retrô, que remetia ao Uno dos anos 80 e 90. Com equipamentos de série completos e um bom desempenho, o modelo foi uma homenagem ao sucesso que o Uno fez no mercado brasileiro ao longo das décadas.

Esse foi um breve resumo sobre o Fiat Uno, por mais que muitas pessoas quisessem um Uno 2024, pela realidade do mercado e da Fiat, por enquanto essa realidade será um pouco distante. E qual a sua opinião sobre o Fiat Uno? Acha ele um bom carro?

Se você gosta de acompanhar as novidades e lançamentos do mercado, seja relacionado a carros, motos, dentre outras curiosidades, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos conteúdos relacionados.

Perguntas Frequentes

Teremos um Fiat Uno 2024?

E quanto ao futuro do Fiat Uno? Bem, por enquanto, não há planos para o retorno do modelo, mas é possível que a Fiat decida lançar uma nova versão do Uno no futuro, com um design atualizado e equipamentos mais modernos. Afinal, o Uno ainda é um carro querido por muitos brasileiros, e pode ser que a Fiat decida resgatar essa história de sucesso em breve.

Por que o Fiat Uno saiu de linha?

A resposta é simples: o modelo já não atendia mais às necessidades do mercado automotivo brasileiro, além de ficar caro para atualizar. Com a chegada de modelos mais modernos e tecnológicos, o Uno perdeu espaço para os novos concorrentes, e a Fiat optou por focar em outros modelos, como o Argo e o Mobi.

Quando o Fiat Uno foi lançado no Brasil?

O Fiat Uno foi lançado no mercado brasileiro em 1984.

Quais foram as inovações trazidas pelo Fiat Uno para o mercado brasileiro?

O Fiat Uno trouxe várias inovações para o mercado brasileiro na época, como o design moderno e aerodinâmico, a carroceria monobloco, a suspensão dianteira independente e a opção de motores mais potentes.

Por que o Fiat Uno fez tanto sucesso no Brasil?

O Fiat Uno fez muito sucesso no Brasil por vários motivos, como sua versatilidade, inovação, design descolado e esportivo, facilidade de personalização e também por ter se tornado um símbolo da indústria automobilística nacional.

4.4/5 - (13 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Fiat Fiat Toro 2024: Preço, Versões, Ficha Técnica e Consumo

Hoje vamos conferir quais as novidades para o Fiat Toro 2024, uma picape que fez…

Gabriel May Oechsler
Fiat Fiat Strada 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Sendo líder de vendas no Brasil, a Fiat Strada 2024 finalmente foi renovada, onde trouxe…

Gabriel May Oechsler
Fiat Fiat Uno 2024 Preço: Qual o preço do carro mais valente do mercado!

Hoje vamos conferir como está o preço do Fiat Uno 2024, obviamente o carro já…

Gabriel May Oechsler
Fiat Fiat Pulse 2024 ganha nova versão por R$ 115.990,00

A Fiat lançou o Fiat Pulse S-Design, um SUV compacto com acabamento escurecido nos detalhes e itens de alta tecnologia! Confira tudo sobre!

Thiago Klaumann
Fiat Fiat Toro 2024: Uma Paleta de Cores Exclusiva para Todos os Estilos

A Fiat Toro 2024 chega ao mercado automotivo com uma impressionante variedade de cores, proporcionando…

Lucas Guckert
3 comentários
  • Responder

    Espero que volte logo

  • Responder

    Se não vai vir para o Brasil, porque que fica fazendo propaganda então? Se tivesse aqui no Brasil iria vender demais!!! É um carro muito bonito.

  • Responder

    A reportagem nos ajudou a relembrar do ícone que foi o UNO, mas sem muito proveito pois a empresa não irá gastar milhões para trazer esse veículo novamente.

Deixe seu comentário