Adeus Ecosport! Ford encerra atividades na última fábrica que produzia o modelo

Após o polêmico anúncio da montadora em encerrar as atividades de todos os modelos produzidos no Brasil, a Ford vai seguir a linha de desativar todas as fábricas que não dão “lucro”.

Após o fechamento da fábrica de Camaçari na Bahia, meses depois a Ford fechou sua fábrica na Índia e encerrou o ciclo de vida do modelo no país, bem como nos Estados Unidos. Agora, a Ford descontinuou a produção do EcoSport 2022 em sua fábrica de Craiova, na Romênia. 

O EcoSport, projeto 100% brasileiro. também foi produzido na China até 2020, na Rússia até 2019 e na Tailândia até 2018. Isso fez da Romênia fosse a única e última fábrica a produzir o SUVs desenvolvidos pelo Brasil para o mundo.

EcoSport saiu de linha: Projeto falido

A Ford nunca escondeu que o desejo de parar com a produção da EcoSport era presente. Após vender apenas 30 mil unidades pela Europa, ela opta por encerrar as atividades e dar preferência para um modelo que também é derivado do Fiesta, que teve 130 mil unidades vendidas: o Puma. 

Além de mais tecnológico, compacto e econômico, o modelo passa a ser a prioridade da empresa para este segmento de SUV de pequeno porte. Fazendo com que o EcoSport fosse morto, velado e enterrado. 

Para poder aproveitar o espaço que a fábrica na Romênia vai ter, a empresa quer deixar toda a produção do Puma elétrico centralizado nesta planta. Além disso, a parceria com a Volks selada à um tempo atrás, deve render frutos desta planta. Por ter maior aporte tecnológico, os dois SUV’s elétricos com a base modular MEB devem nascer por ali. 

Ford encerra atividades da Ecosport
Imagem retirada do site: RevistaCarro.

Último Adeus

Em teoria o projeto da EcoSport não era para ter morrido. Com projetos de revitalização e modernização do modelo principalmente no brasil, os engenheiros tinham a certeza que ele sairia do papel diretamente para as ruas. Porém, como precursor do SUV compacto derivado diretamente do hatchback compacto, ele teria uma repaginada completa, o que parou de fazer sentido após o anúncio do fechamento das fábricas em solo brasileiro.

Mas e Puma? Será o substituto do modelo no Brasil? Tudo indica que sim! O modelo é a primeira opção para SUV’s desta categoria. Mais bonito, compacto, econômico e vantajoso, o modelo deve chegar ainda este ano (2022) no Brasil. Com o início da produção na Romênia iniciadas ainda neste semestre, o modelo deve desfilar nas ruas brasileiras em breve.

Quer ver mais notícias quentinhas iguais a está? Acesse o Agora Motor e fique por dentro de tudo o que se passa no mundo automobilístico.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Placas Mercosul podem voltar a exibir nome da cidade e estado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deu o sinal verde para o retorno…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Golf 2025 começa ser produzido na Alemenha e versão esportiva pode vir ao Brasil

A Volkswagen acaba de concluir a produção da primeira unidade do Golf 2025 da 8ª…

Gabriel May Oechsler
Notícias Icônico Volkswagen Fusca é ressuscitado pela GWM com o Ora Ballet Cat

O Volkswagen Fusca, um dos carros mais amados do mundo, deixou de ser produzido oficialmente…

Gabriel May Oechsler
Notícias São Paulo ampliará sua rede de Faixa Azul para motociclistas em mais 28 vias

A cidade de São Paulo terá a adição de mais 120 km de Faixa Azul…

Gabriel May Oechsler
Notícias Grupo chinês GAC irá lançar um superesportivo com mais de 1.000 cv de potência

O grupo chinês GAC está aproveitando a prestigiosa Semana de Design de Milão para ganhar…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário