Agora Motor logomarca

Adeus Ecosport! Ford encerra atividades na última fábrica que produzia o modelo

3 minutos de leitura

Após o polêmico anúncio da montadora em encerrar as atividades de todos os modelos produzidos no Brasil, a Ford vai seguir a linha de desativar todas as fábricas que não dão “lucro”.

Após o fechamento da fábrica de Camaçari na Bahia, meses depois a Ford fechou sua fábrica na Índia e encerrou o ciclo de vida do modelo no país, bem como nos Estados Unidos. Agora, a Ford descontinuou a produção do EcoSport 2022 em sua fábrica de Craiova, na Romênia. 

O EcoSport, projeto 100% brasileiro. também foi produzido na China até 2020, na Rússia até 2019 e na Tailândia até 2018. Isso fez da Romênia fosse a única e última fábrica a produzir o SUVs desenvolvidos pelo Brasil para o mundo.

EcoSport saiu de linha: Projeto falido

A Ford nunca escondeu que o desejo de parar com a produção da EcoSport era presente. Após vender apenas 30 mil unidades pela Europa, ela opta por encerrar as atividades e dar preferência para um modelo que também é derivado do Fiesta, que teve 130 mil unidades vendidas: o Puma. 

Além de mais tecnológico, compacto e econômico, o modelo passa a ser a prioridade da empresa para este segmento de SUV de pequeno porte. Fazendo com que o EcoSport fosse morto, velado e enterrado. 

Para poder aproveitar o espaço que a fábrica na Romênia vai ter, a empresa quer deixar toda a produção do Puma elétrico centralizado nesta planta. Além disso, a parceria com a Volks selada à um tempo atrás, deve render frutos desta planta. Por ter maior aporte tecnológico, os dois SUV’s elétricos com a base modular MEB devem nascer por ali. 

Ford encerra atividades da Ecosport
Imagem retirada do site: RevistaCarro.

Último Adeus

Em teoria o projeto da EcoSport não era para ter morrido. Com projetos de revitalização e modernização do modelo principalmente no brasil, os engenheiros tinham a certeza que ele sairia do papel diretamente para as ruas. Porém, como precursor do SUV compacto derivado diretamente do hatchback compacto, ele teria uma repaginada completa, o que parou de fazer sentido após o anúncio do fechamento das fábricas em solo brasileiro.

Mas e Puma? Será o substituto do modelo no Brasil? Tudo indica que sim! O modelo é a primeira opção para SUV’s desta categoria. Mais bonito, compacto, econômico e vantajoso, o modelo deve chegar ainda este ano (2022) no Brasil. Com o início da produção na Romênia iniciadas ainda neste semestre, o modelo deve desfilar nas ruas brasileiras em breve.

Quer ver mais notícias quentinhas iguais a está? Acesse o Agora Motor e fique por dentro de tudo o que se passa no mundo automobilístico.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *