Governo federal prepara medidas para impulsionar a fabricação de carros elétricos e híbridos no Brasil

Após a determinação da Camex (Câmara de Comércio Exterior) de retomar a cobrança de imposto de importação para carros elétricos e aumentar a tributação para carros híbridos e híbridos plug-in, o governo federal está se movimentando para favorecer a produção de veículos eletrificados no país.

Nos bastidores, empresas como BYD, GWM e GM manifestaram descontentamento com a retomada da tributação para os veículos eletrificados. Para as empresas chinesas, em particular, o aumento do imposto atrapalhou seus planos de investimento no Brasil.

Diante disso, políticos da Bahia estão pressionando o vice-presidente e ministro do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Geraldo Alckmin, para amenizar os impactos negativos da tributação sobre os veículos eletrificados. O governo já estaria trabalhando em medidas para atender a essa demanda.

Governo quer impulsionar fábricas de veículos elétricos.
Governo quer impulsionar fábricas de veículos elétricos.

Em Brasília, fontes afirmam que o governo está preparando uma medida que permitirá melhores condições para investimentos de montadoras interessadas em fabricar carros elétricos e híbridos no Brasil. A expectativa é que, até abril, essas montadoras tenham acesso a crédito financeiro para impulsionar seus projetos.

No entanto, o governo não pretende conceder incentivos sem garantias reais de investimento por parte das montadoras. Há um receio de que as promessas não sejam cumpridas, especialmente no que diz respeito ao início da produção local de veículos eletrificados.

Mesmo com as cotas que beneficiam as montadoras que mais vendem carros elétricos e híbridos, a BYD, por exemplo, considera os montantes concedidos pelo governo insuficientes para seus planos de expansão no Brasil. A empresa tem grandes ambições no mercado nacional.

Uma das estratégias do governo é acabar com a tributação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) baseada na cilindrada dos veículos. Isso se deve ao fato de que carros 1.0 e 1.0 Turbo apresentam diferenças significativas em eficiência energética, um dos pilares do plano Mover.

Outros pontos na pauta do governo incluem a emissão do poço à roda, reciclagem e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, está sendo considerada a criação do chamado IPI Verde, com foco na tributação baseada na eficiência energética. O objetivo é estimular a produção nacional dessas tecnologias.

Agora, resta aguardar por esse novo pacote de medidas do governo, que visa auxiliar as empresas interessadas em fabricar carros elétricos e híbridos no país. Essas iniciativas têm o potencial de impulsionar o setor automotivo brasileiro rumo à mobilidade sustentável.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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