Honda CBR 1000 RR-R 2023: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

A Honda sempre foi uma empresa surpreendente, principalmente em seus lançamentos, dessa vez estamos falando de um modelo de alta performance impecável, a CBR 1000 RR-R 2023.

A nova superesportiva da Honda é totalmente focada no segmento de circuitos e pistas de corrida, a moto atinge um alto nível de performance que só a moto da Honda pode atingir. O modelo conta com um conjunto único e exclusivo da R tripla, contando também com uma potência, aerodinâmica e ergonomia invejável que só a Honda pode oferecer.

Continue lendo o artigo para descobrir muito mais cobre a CBR 1000 RR-R 2023!

Design da Fireblade SP 2023

A moto possui uma aerodinâmica e ergonomia única de uma superesportiva, a nova carenagem da CBR 1000 RR-R 2023 apresenta laterais novas, com uma entrada de ar frontal e fortes vincos aerodinâmicos que criam a possibilidade do piloto se posicionar de modo mais agressivo em cima da moto. A combinação foi testada várias vezes no teste de túnel de vento, e foi comprovado que todo o conjunto da moto trabalha eficientemente contra a resistência do ar, evitando a perda de aderência da dianteira durante bruscas acelerações.

A abertura de ar frontal do modelo é equivalente a oito vezes campeã do MotoGP Honda RC213V, esse visual estabiliza a pressão do pistão interno e faz com que o ar seja facilmente cortado através de um duto eficiente que possibilita toda a passagem de ar.

O modelo possui também duas cores em seu leque, sendo elas respectivamente:

  • Preto Perolizado mais conhecido como Pearl Morion Black
  • Vermelho chamado de tricolor e de Grand Prix Red
Foto de uma pessoa andando com uma Honda CBR 1000 RR-R 2023
A CBR 1000 RR-R 2023 possui um visual avassalador. Foto: Divulgação.

Segurança

A CBR 1000 RR-R 2023 possui um sistema de freio de disco duplo de 330 mm radial na dianteira, e na traseira um disco simples de 220 mm, os conjuntos trabalham com pinças de freio Stylema e alavanca de freio da marca Brembo, trabalhando assim com os produtos de maior qualidade do mercado segundo pesquisas.

Em curvas pesadas que exigem muito do piloto e da moto, os freios Cornering ABS trabalham com o controle da força de frenagem ideal para a pressão existente sob a roda, isso é confirmado através do ângulo de inclinação medido através dos sensores do IMU. O conjunto completo auxilia a manter a moto em seu traçado perfeito durante as curvas, oferecendo ao piloto segurança e para a moto uma melhor performance.

Ainda atrelado ao IMU, o Weelie Control previne que a moto faça empinadas involuntárias durante acelerações bruscas, como exemplo, na largada. O modo Weelie trabalha com níveis, sendo que o primeiro permite a elevação intencional da moto, já o terceiro mantém ativamente a roda dianteira no chão, esse sistema pode ser desligado conforme opção do próprio usuário.

Mecânica da CBR 1000 RR-R Fireblade SP 2023

A CBR 1000 RR-R possui uma incrível suspensão eletrônica composta por um garfo NPX que é controlado eletronicamente, ele foi criado pela Öhlins. Segundo incansáveis testes, o novo modelo, o amortecimento e a absorção de impactos são extremamente mais estáveis, além disso, a moto recebe mais segurança com a estabilidade de pilotagem, principalmente durante as frenagens.

O Quickshifter é um dos itens de série da CBR 1000 RR-R 2023, este modo permite a troca de marchas sem usar a embreagem e sem aliviar a mão do acelerador, assim a moto possui uma melhor performance sem ter a necessidade de perder os giros do motor.

A motocicleta conta com rodas de liga forjada aro 17 polegadas em ambas as rodas, os seus pneus são da Pirelli chamados de Diablo Supercorsa. A moto ainda possui um Chassi leve, sendo ele em alumínio oferecendo ao pilo a melhor sensação e leveza de se pilotar uma superesportiva.

A foto mostra uma pessoa fazendo uma curva com uma CBR 1000 RR-R 2023 na cor vermelho tricolor
A CBR 1000 RR-R 2023 possui uma forte motorização. Foto: Divulgação.

Potência

A CBR 1000 RR-R 2023 possui um motor DOHC de 1000 cc (cilindradas) que trabalha com 4 cilindros em linha e um sistema Otto de 4 tempos. Essa versão possui um torque máximo de incríveis 11,5 kgf.m a 12.500 rpm, e uma potência máxima de 216,2 cv a 14.500 rpm.

O modelo usa componentes leves, todos similares ao existente na RC213 V da MotoGP, o diâmetro do curso é o mesmo também sendo de 81 mm x 48,5 mm. Os pistões da moto são forjados em alumínio, sendo que cada pistão é 5% mais leve que os pistões da CBR 1000 RR.

Com muita tecnologia a moto ainda possui um sistema exclusivo de refrigeração chamado de Bypass. O sistema faz com que o resfriamento foque no topo do motor onde é necessário mais líquido já que é a parte mais quente, no caso a mangueira externa é eliminada do bloco de cilindros, fazendo com que o fluido de arrefecimento saia do radiador, circulando assim por áreas que necessitem ser arrefecidas.

O sistema de exaustão da CBR 1000 RR-R 2023 foi feito em conjunto com a Akrapovic, que é uma empresa eslovena mundialmente referenciada pela qualidade de seus sistemas de exaustão para motos. O componente é fabricado em titânio, o tornando mais leve, seu visual ajuda na centralização da massa da motocicleta.

Foto de uma pessoa acelerando uma CBR 1000 RR-R 2023 na cor vermelho tricolor, a pessoa esta em uma pista
A superesportiva é única no mercado. Foto: Divulgação.

Consumo da Honda CBR 1000 RR-R 2023

A motocicleta possui um tanque enorme de 16,2 litros, entretanto a moto não faz uma das melhores médias do mercado, foi registrado uma média de 17 km por litro, sendo que a pilotagem foi executada moderadamente e com cautela, nessa velocidade foi apresentado também uma autonomia de 270 km.

Porém, estamos falando de uma esportiva de 1000 cc, logo já deveríamos saber que seu gasto seria bem alto, mas isso não é um problema, já que uma moto desse calibre não foi feita para ficar andando de leve, e sim acelerar nas estradas e viagens, mas com certa moderação para evitar possíveis acidentes desnecessários.

Outro fator que auxilia no fator economicidade da moto é sua aerodinâmica. A CB 1000 RR-R 2023 conta com 3 asas instaladas em cada um dos dutos de cada lado da moto, garantindo uma melhor performance e fluidez em altas velocidades. A nova carenagem também quebra quase toda a resistência do ar, oferecendo ao piloto e a motocicleta um melhor desempenho de pilotagem.

Foto lateral de uma CBR 1000 RR-R 2023 em um cenário fotográfico.
A CBR 1000 RR-R 2023 conta com uma aerodinâmica única do modelo. Foto: Divulgação.

Preço da CB 1000 RR-R 2023

A superesportiva está sendo vendida a partir de R$ 198.500,00, este valor ainda pode conter frete sob compra. O valor citado acima está sendo exibido e divulgado dentro do próprio site da Honda.

Com certeza a motocicleta possui um valor alto de mercado, entretanto estamos falando de uma série “R triple” que se assemelha a lendária Honda RC213V que correu no MotoGP, lendária, pois essa motocicleta foi 8 vezes campeã mundial. O modelo RR-R conta com um kit completíssimo sendo ele facilmente um dos mais tecnológicos e inovadores do mercado, a empresa trabalhou com várias outras empresas de prestígio que auxiliaram na criação desse monstro que é a CBR 1000 RR-R 2023.

Tecnologia

Além de todos os sistemas mecânicos citados acima, nós possuímos também outros fatores tecnológicos que são exclusivos da Honda. Confira:

  • O modelo possui modos de pilotagem, sendo no total três, cada um deles altera o comportamento do motor para uma maior eficiência e performance da moto. Os modos de pilotagem podem ser combinados e configurados.
  • Smart Key que permite a partida da motocicleta sem a necessidade de inserir a chave nela, isso também traz mais comodidade, já que você não precisa se preocupar com a chave em cima do painel, podendo aderir assim uma postura mais agressiva em cima da motocicleta.
  • Controle de torque HSTC, desenvolvido e otimizado para limitar o deslizamento da traseira da moto, assim é liberado sempre a tração ideal para a aceleração sem a ocorrência de deslizamentos desnecessários na pista. Tudo ocorre devido a sensores que atuam sobre a velocidade do pneu traseiro.
  • Display 100% digitalizado com TFT de multifunções de 5 polegadas, este painel identifica e mostra os principais comandos e simulações existentes sob a moto, você também pode configurar todas as informações de seu modo.
Foto lateral de uma CBR 1000 RR-R 2023 na cor vermelho tricolor
A CBR 1000 RR-R 2023 possui um kit exclusivo da Honda. Foto: Divulgação.

Ficha técnica da Honda CBR 1000 RR-R 2023

Os dados técnicos são apresentados ao público como parâmetro comparativo e informativo, através deles nós conseguimos compreender as partes mais minuciosas e técnicas das motocicletas ou veículos. Como, por exemplo: potência (cv), torque (kgf.m), peso (kg), tanque (L) entre vários outros fatores.

Com as especificações técnicas facilmente nós conseguimos comparar modelos diferentes de motocicletas e/ou caros, como exemplo podemos citar a comparação da MT-07 e a MT-09. Através destes comparativos também podemos escolher e identificar qual dos modelos mais se identifica com o nosso perfil.

Confira logo abaixo as tabelas informativas da ficha técnica do modelo CBR 1000 RR-R 2023:

Motor

Cilindrada1000 cc (cilindrada)
Configuração do motorQuadricilíndrico (4 cilindros)
Ciclo Otto4 Tempos
Sistema de arrefecimentoArrefecimento líquido
TipoDOHC (árvore de cames)
Potência Max. Gasolina216,2 Cv (a 14.500 rpm)
Torque Max. Gasolina11,5 kgf.m (12.500 rpm)
Câmbio6 Velocidades com quickshifter
PartidaSistema elétrico
AlimentaçãoInjeção Eletrônica PGM-FI
CombustivelGasolina
Diâmetro de Compressão13.2:1
Diâmetro x Curso81,0 mm x 48,5 mm

Sistema elétrico

IgniçãoEletrônica
Bateria12V – 2 Ah
FarolFull LED

Capacidade

Tanque de Combustível16,1 litros

Dimensões

Comprimento2100 mm
Largura745 mm
Altura1140 mm
Distância entre eixos1455 mm
Distância mínima do solo115 mm
Altura do banco830 mm
Peso líquido189 Kg

Chassi

TipoDiamond Frame
Suspensão Dianteira/CursoGarfo telescópico Öhlins NPX S-EC – 125 mm / 114 mm
Suspensão Traseira/CursoPro-Link Öhlins TTX36 S-EC Swingarm 66 mm / 143 mm
Freio Dianteiro/DiâmetroDisco Duplo Flutuante Radial Brembo / 330mm ABS
Freio Traseiro/DiâmetroDisco simples / 220 mm ABS
Pneu Dianteiro120 / 70 – ZR17M / C (58W)
Pneu Traseiro190 / 55 – ZR17M / C (75W)

Confira essas montadoras:

Minha opinião

“A motocicleta traz uma imponência incrível para o mercado, apresenta um kit único e extremamente potente, além de um design para lá de agressivo e moderno. A superesportiva possui um alto padrão das motos, Honda além de ser uma “triple R” única dentro do mercado, gerando mais destaque ainda para o modelo. A moto além de ser incrivelmente completa, agrega um status forte para a imagem da pessoa, e para quem gosta de ser bem-visto e de boas viagens, ou de pilotar em autódromos com qualidade, potência e máxima segurança essa é uma das melhores opções disponíveis no mercado.”

Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP 2023: Preço, Motor e Fotos
Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP 2023: Preço, Motor e Fotos

Para acessar muito mais entre no nosso site Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que ocorre no universo automobilístico.

Perguntas frequentes

Qual o valor da CBR 1000 RR-R 2023?

A superesportiva está sendo negociada a partir de R$ 198.500,00

Quais as cores disponíveis da CBR 1000 RR-R 2023?

A CBR 1000 RR-R 2023 conta com as seguintes cores: Vermelho tricolor mais conhecido como Grand Prix Red e a cor Preto Perolizado chamada também de Pearl Morion Black.

A CBR 1000 RR-R 2023 possui quatro cilindros?

Sim, a moto consta com um tetracilidrico.

Qual é a velocidade máxima atingida pela CBR 1000 RR-R 2023?

A CBR 1000 RR-R 2023 chega a uma velocidade máxima de 329,5 km/h.

A Honda CBR 1000 RR-R é indicada para quem?

A Honda CBR 1000 RR-R é indicada para quem é entusiasta de motos de alto desempenho, ou curte participar de corridas e outras coisas, que exigem de uma moto esportiva de alto desempenho. A moto não é um modelo fácil de utilizar, então irá exigir muito conhecimento para pilotar uma máquina dessa, e talvez até curso para garantir a máxima maestria e destreza.

Quais são as características de segurança da CBR 1000 RR-R 2023?

A CBR 1000 RR-R 2023 possui um sistema de freio de disco duplo de 330 mm radial na dianteira, e na traseira um disco simples de 220 mm, os conjuntos trabalham com pinças de freio Stylema e alavanca de freio da marca Brembo. Em curvas pesadas que exigem muito do piloto e da moto, os freios Cornering ABS trabalham com o controle da força de frenagem ideal para a pressão existente sob a roda. O Weelie Control previne que a moto faça empinadas involuntárias durante acelerações bruscas, como exemplo, na largada.

Como é a mecânica da CBR 1000 RR-R Fireblade SP 2023?

A CBR 1000 RR-R possui uma incrível suspensão eletrônica composta por um garfo NPX que é controlado eletronicamente, ele foi criado pela Ohlins. O Quickshifter é um dos itens de série da CBR 1000 RR-R 2023, este modo permite a troca de marchas sem usar a embreagem e sem aliviar a mão do acelerador. A motocicleta conta com rodas de liga forjada aro 17 polegadas em ambas as rodas, os seus pneus são da Pirelli chamados de Diablo Supercorsa. A moto ainda possui um Chassi leve, sendo ele em alumínio.

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Motos Honda CB 300F Twister 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Hoje vamos conversar sobre uma moto lendária da Honda, que tinha saído de linha, mas…

Gabriel May Oechsler
Motos Triumph Rocket III R 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

A Triumph Rocket III R 2024 é uma moto icônica no mercado, além de um…

Gabriel May Oechsler
Motos Honda PCX 160 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Imagens

Hoje vamos conferir a Honda PCX 160 2024, ela é uma scooter de baixa cilindrada…

Gabriel May Oechsler
Motos Voltz EVS 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Hoje vamos conferir quais as novidades para a Voltz EVS 2024, ela que é a…

Gabriel May Oechsler
Motos Veja 5 excelentes motos para quem gosta de viajar!

Neste texto você verá cinco opções de motos para viagens disponíveis no mercado brasileiro, confira!

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário