Iniciante em motos? Veja alguns cuidados e erros que você não deve cometer!

As motocicletas têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, seja para o deslocamento diário, trabalho ou lazer. No entanto, é importante lembrar que andar de moto pode ser perigoso, principalmente se certos cuidados não forem tomados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 mais de 20 mil pessoas perderam a vida em acidentes envolvendo motos no país. Além disso, outras 194 mil pessoas sofreram algum tipo de dano que as levou à invalidez permanente.

Os 3 erros que os motociclistas não podem cometer nas motos

Por isso, é fundamental que os motociclistas conheçam os erros que não podem cometer para garantir uma condução mais segura. A seguir, listamos três deles:

Andar de moto sem os equipamentos corretos

O uso de capacete é obrigatório por lei, mas outros itens também são importantes para garantir a segurança do motociclista. Luvas, jaqueta, calça e tênis são alguns exemplos. Esses equipamentos podem minimizar os danos em caso de queda ou colisão, além de proteger o corpo do piloto contra o vento, chuva e sol.

Frear apenas com a roda traseira nas motos

É comum que os motociclistas tenham receio de frear com a roda dianteira, por medo de perder o controle da moto. No entanto, é importante lembrar que é o freio dianteiro que tem o maior poder de frenagem. Por isso, é fundamental que o motociclista aprenda a utilizar os dois freios e ganhe confiança no freio dianteiro.

Posicionamento na pista em motos

O posicionamento na pista é outro fator importante para garantir a segurança do motociclista. É preciso evitar os pontos cegos dos carros, ou seja, ficar posicionado atrás deles em pontos em que o condutor não possa vê-lo. Além disso, é recomendável evitar rodar próximo da linha amarela, que divide o sentido das pistas, especialmente em curvas, para evitar colisões frontais.

motos
Fonte/Reprodução: original.

Em resumo, andar de moto pode trazer muitas vantagens, mas é preciso estar ciente dos riscos e tomar as medidas necessárias para garantir uma condução mais segura. O uso de equipamentos de proteção, o aprendizado da utilização dos freios e o posicionamento correto na pista são algumas das práticas que podem ajudar a minimizar os perigos e tornar a pilotagem mais segura e prazerosa.

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Artigos Como remover fundo de fotos de carro? Guia Completo!

Ao realizar edições em imagens de carros, a remoção do fundo pode ser uma técnica…

Thiago Klaumann
Artigos Atrapalha mais do que ajuda: Carros que inovaram, mas não para te ajudar!

Ao projetar um carro, os engenheiros se concentram em aspectos como desempenho, segurança e conforto….

Thiago Klaumann
Artigos Para onde vai o dinheiro do IPVA? Veja o destino e suas consequências!

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa obrigatória que deve ser…

Gabriel May Oechsler
Artigos Nova opção para um deslocamento fácil: SUDU A2 bicicleta elétrica com bateria de lítio!

A marca SUDU está prestes a lançar uma bicicleta elétrica com bateria de lítio perfeita…

Thiago Klaumann
Artigos 5 Carros usados e econômicos de até R$ 50 mil para o dia a dia!

Se você está em busca de um carro seminovo confiável, prático e econômico para o…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário