Rio Grande do Sul divulga o calendário de pagamento do IPVA 2024!

Os valores referentes ao IPVA 2024, à Taxa de Licenciamento, ao Seguro DPVAT (de anos anteriores) e a possíveis multas podem ser consultados nos sites www.ipva.rs.gov.br e www.detran.rs.gov.br. Além disso, é viável instalar o aplicativo IPVA RS no celular para obter todas as informações mencionadas.

O lançamento do IPVA para veículos em circulação (usados) será efetuado em 1º de janeiro de 2024. Os vencimentos estão programados para o mês de abril/24, de acordo com o número final da placa.

IPVA RS 2024.
IPVA RS 2024.

Após o cumprimento de todas as obrigações (seguro DPVAT de anos anteriores, licenciamento, IPVA, multas e outras taxas) do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será atualizado para o ano de 2024.

A emissão pode ser realizada através do APP Carteira Digital de Trânsito, Central de Serviços do Detran/RS, Portal do Denatran, nos CRVAs do Estado ou através da impressão em domicílio (Impressão do CRLV-e). O CRLV 2023 permanece válido até as seguintes datas, de acordo com o número final da placa:

  • Finais de Placa 1, 2, 3, 4 e 5: até 30/06/2024
  • Finais de Placa 6, 7, 8, 9 e 0: até 31/07/2024

É importante observar as datas de vencimento do IPVA (conforme tabela fornecida) para evitar multas moratórias, juros (Selic) e a perda dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, mesmo que as datas de validade do CRLV 2023 se estendam até as mencionadas acima.

O pagamento do IPVA pode ser efetuado em cota única ou parcelado, com os vencimentos das parcelas no último dia útil de cada mês. Os descontos são aplicados de acordo com a antecipação do pagamento, conforme detalhado nas tabelas para cota única e parcelado.

A quitação do IPVA 2024, seja em cota única ou parcelado, deve ser realizada nos bancos da rede credenciada, sem a necessidade de procurar uma unidade de atendimento da Receita Estadual. O pagamento parcelado inicia-se com a primeira parcela em janeiro/2024. Após esse período, o IPVA do ano corrente só poderá ser parcelado a partir do ano seguinte.

Ao dirigir-se às agências bancárias, é importante ter em mãos os dados de placa e RENAVAM do veículo. Não há necessidade de emitir uma Guia de Arrecadação (GA). O recebimento do IPVA 2024 nos bancos tem início em 20/12/2024.

É possível efetuar o pagamento do IPVA juntamente com a Taxa de Licenciamento e eventuais multas de trânsito. O licenciamento do veículo só será realizado após a quitação de todas essas obrigações.

Saiba mais sobre o IPVA 2024 RS aqui no link!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Novo Porsche Panamera E-Hybrid 2024 irá desembarcar no Brasil

A Porsche, uma das marcas de carros mais icônicas do mundo, acabou de lançar as…

Thiago Klaumann
Notícias O que fazer quando sua CNH vencer? Veja como prosseguir!

Se você perdeu o prazo para renovar sua CNH e está em dúvida sobre como…

Gabriel May Oechsler
Notícias As piores motos para você comprar no mercado – Desvalorização de até 20%

Pesquisa revela quais modelos de motos mais e menos valorizaram no mercado brasileiro em 2023…

Gabriel May Oechsler
Notícias BMW anuncia a produção da bigtrail R 1300 GS!

A BMW Motorrad do Brasil anunciou oficialmente o início da produção da nova R 1300…

Gabriel May Oechsler
Notícias Chevrolet 2025: Carros irão ganhar novas cores na linha 2025!

A discussão sobre a importância da cor de um carro entre os consumidores é notável….

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário