IPVA RJ 2024: Veja o calendário oficial do estado!

Os proprietários de veículos automotores do Estado do Rio de Janeiro já podem se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) divulgou os calendários de pagamento e todas as informações necessárias, que foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

Em 2024, os contribuintes terão a opção de quitar o IPVA em cota única, com um desconto especial de 3%, até o dia 22 de janeiro. Além disso, será possível parcelar o imposto em até três vezes nos meses de janeiro, fevereiro, março ou abril, dependendo do final da placa de cada veículo.

Final de PlacaCota Única ou 1ª parcela2ª parcela3ª parcela
022/jan21/fev22/mar
123/jan22/fev26/mar
224/jan23/fev27/mar
325/jan26/fev01/abr
426/jan27/fev02/abr
529/jan29/fev04/abr
630/jan01/mar05/abr
731/jan04/mar08/abr
801/fev06/mar09/abr
902/fev08/mar11/abr

Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, é necessário emitir o Guia de Recolhimento de Débitos (GRD), para o qual são exigidos o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e o CPF ou CNPJ do proprietário. Essa emissão pode ser realizada através do site da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro, pelo Banco do Bradesco ou pelo Portal do IPVA.

IPVA RJ 2024.
IPVA RJ 2024.

O pagamento do IPVA deve ser feito em dinheiro e pode ser realizado em qualquer banco ou instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

É importante ressaltar que a isenção do IPVA é aplicada a veículos com mais de 15 anos de fabricação, não sendo necessária nenhuma solicitação por parte do proprietário, pois essa isenção é automática.

No caso das pessoas com deficiência (PCD), existem regras específicas para solicitar a isenção do IPVA, as quais podem variar de estado para estado. No Rio de Janeiro, a aplicação da isenção é válida para carros com valor venal abaixo de R$ 70 mil para modelos usados e importados, ou de R$ 55 mil para modelos novos, já descontados os valores de IPI e ICMS.

Portanto, os proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPVA 2024 e garantir que suas obrigações sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. É fundamental estar em dia com o imposto para evitar problemas futuros e garantir a regularização do veículo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Porsche Panamera E-Hybrid 2024 irá desembarcar no Brasil

A Porsche, uma das marcas de carros mais icônicas do mundo, acabou de lançar as…

Thiago Klaumann
Notícias O que fazer quando sua CNH vencer? Veja como prosseguir!

Se você perdeu o prazo para renovar sua CNH e está em dúvida sobre como…

Gabriel May Oechsler
Notícias As piores motos para você comprar no mercado – Desvalorização de até 20%

Pesquisa revela quais modelos de motos mais e menos valorizaram no mercado brasileiro em 2023…

Gabriel May Oechsler
Notícias BMW anuncia a produção da bigtrail R 1300 GS!

A BMW Motorrad do Brasil anunciou oficialmente o início da produção da nova R 1300…

Gabriel May Oechsler
Notícias Chevrolet 2025: Carros irão ganhar novas cores na linha 2025!

A discussão sobre a importância da cor de um carro entre os consumidores é notável….

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário