Esse é o valor do aumento do IPVA RS 2023: prazo para pagamento já começou

O IPVA RS 2023 foi anunciado pela Sefaz-RS (Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul), e conforme apresentado, o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor) fica cerca de 14% mais caro no ano de 2023. Entenda mais sobre esse acontecimento agora na nossa notícia!

O calendário do IPVA 2023 foi anunciado pela Sefaz-RS no dia 25/11, e neste anúncio foi divulgado os descontos repassados para o ano de 2023 além das taxas que aumentaram. O IPVA 2023 vai ficar mais caro no estado e em diversos outros locais do Brasil, e a causalidade disso é a hipervalorização de modelos seminovos e usados.

Segundo os índices do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) de setembro, mês usado como referência para calcular o IPVA RS, o carro usado conta com um acúmulo representativo de alta de 8,1% nos últimos 12 meses, e ao somar ele com o UPF/RS de 2023, que é estimado em 5,88%, o tributo em si deve encarecer 14% no ano de 2023.

Foto do IPVA RS 2023
IPVA RS 2023. Foto: Divulgação.

Confira agora o prazo para pagar o IPVA RS 2023

A sorte do gaúcho vai ser os descontos oferecidos para quem for pagar o IPVA 2023 com antecedência, conforme apresentado pelo Governo do Estado, os proprietários que contam com os descontos do Bom Motorista e do Bom cidadão além de pagar antecipadamente o tributo em cota única, irão receber um desconto enorme que pode chegar a 32% do valor total do IPVA.

Além desse desconto de cota única e antecipação, quem for pagar o documento em janeiro, fevereiro ou em março, também irá receber descontos. Para aqueles que quitarem o documento em 31 de janeiro, receberão 10% de desconto, quem pagar até o dia 28 de fevereiro terá uma redução de 6% e quem quitar até o dia 31 de março receberá um desconto de 3%. Já com os benefícios aplicados do Bom Motorista e Bom cidadão, os descontos ficaram respectivamente em 28% em janeiro, 24,8 % em fevereiro e 22,4 % em março.

Confira também os descontos para o IPVA RS 2023

E para quem for parcelar em seis vezes, irá contar com desconto apenas nas três primeiras antecipação, respectivamente de 10%, 6% e 3%. O parcelamento não possui juros para o contribuinte que pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, sendo aceito somente até esta data.

E aí o que você achou desse aumento no IPVA RS 2023? E os descontos em? Deixe a sua opinião sobre logo abaixo nos comentários, e acesse o nosso portal Agora Motor! Dessa maneira você fica por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico, veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 dicas para comprar a sua primeira moto (nova ou usada)

Bom, para você fazer um bom negócio e conseguir sair satisfeito com sua nova aquisição,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Ford Mustang ganha edição comemorativa de 60 anos

A Ford apresentou a edição de aniversário de 60 anos do icônico Mustang, que completou…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM revela novo Haval H6 2025 reestilizado e mais tecnológico, vem pro Brasil?

A fabricante chinesa Great Wall revelou a mais recente atualização do seu modelo Haval H6,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mercedes-Benz desiste de utilizar extensores de alcance em seus carros elétricos

A Mercedes-Benz, assim como a BMW, já foi uma das empresas que acreditou que os…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Jeep Compass 2025 de entrada e diesel chegam apenas em julho

A Jeep acaba de lançar a linha 2025 do Compass, trazendo uma série de atualizações…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário