Agora Motor logomarca

Com isenção de imposto, carros elétricos pode ficar até 20% mais barato! Veja!

Um projeto de lei que isenta carros elétricos, híbridos e outros ecologicamente corretos de impostos de importação aguarda aprovação da Câmara.

A proposta de autoria do senador Irajá, do PSD do Tocantins, especificamente isenta da cobrança do Imposto sobre Importação os veículos elétricos e híbridos, que também podem ter propulsão com motor a gasolina, álcool ou diesel fabricados no Brasil.

Algumas montadoras como a General Motors já anunciaram que planejam produzir carros elétricos. O benefício fiscal seria válido até o final de 2025.

O governo federal introduziu regulamentações em 2016 para incentivar a compra de veículos movidos a energia (elétricos e híbridos), e as isenções de imposto de importação para este segmento do veículo deixaram de ser aplicadas no início deste ano.

O Brasil precisa incentivar o uso de veículos elétricos. O país importa muito combustível e a grande maioria de sua eletricidade é gerada pela queima de combustíveis fósseis. A boa notícia é que 80% da matriz energética do Brasil é proveniente de fontes renováveis, como hidrelétricas e energia solar, eólica e de biomassa.

Autopeças dependem da importação para o Brasil para aumentar a qualidade de seus carros elétricos ou híbridos

“Como nós não temos ainda uma indústria que seja consolidada na fabricação de insumos, de componentes, de equipamentos que possam montar esses veículos híbridos, boa parte desses equipamentos são importados da Ásia e da Europa e seria salutar que nós pudéssemos criar, nos próximos três anos, é isso que propõe o projeto, a isenção do imposto de importação desses equipamentos.”

carros elétricos
Foto: Reprodução

Preço final dos carros Elétricos

A atual isenção de 35% do imposto de importação pode reduzir o preço final, que ainda é alto para os padrões brasileiros. O impacto final no custo poderia reduzir os preços ao consumidor de veículos elétricos e híbridos em 10 a 20 por cento.

Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares na Europa. Eles geralmente oferecem um preço mais baixo e geralmente são confiáveis a um custo menor do que os carros movidos a combustão. Um artigo recente mostra que a Comissão Europeia está trabalhando para eliminar os carros novos com motores de combustão e também baniu os híbridos desse processo e que alguns estados norte-americanos também adotaram a medida.

Se esse projeto passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, a isenção de alguns carros elétricos e híbridos do imposto de importação passaria diretamente para a Câmara dos Deputados. Não há mais decisões necessárias pelo Senado.

Não perca nenhuma novidade no mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e fique por dentro de tudo.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.