Agora Motor logomarca

Comissão de Assuntos Econômicos aprova isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas

2 minutos de leitura

Ultimamente vemos muitas pessoas optando pelas motos como um veículo para ir até o trabalho, muito pelo consumo de combustível, já que a gasolina anda atualmente tem uma alta histórica.

Como as motos em média consomem menos que os carros, os trabalhadores que precisam ir até seus empregos dirigindo, vem optando muito por elas. Mas agora essa preferência pode aumentar mais ainda por mais uma economia que os donos de moto vão poder ter a partir de agora.

Como todos sabem, o IPVA 2022 ficou mais caro para muitas pessoas, mas para alguns donos de moto o pagamento do IPVA poderá ser totalmente gratuito. Isso porque recentemente duas emendas de uma proposta feita pelo senador Chico Rodrigues do DEM-RR, chamada de proposta 3/2019, que visa isenção do pagamento do IPVA para motos de até 170 cm³ foram aprovadas.

A ideia inicial era que apenas as motos de até 150 cm³ seriam contempladas com o benefício da isenção do imposto, mas com as novas emendas aprovadas, essa medida foi expandida.

Segundo o senador Chico Rodrigues, a grande maioria dos trabalhadores utilizam motos de classes C, D e E, e por conta disso a ampliação vai ajudar no bolso justamente dessas pessoas, que não podem contar com transporte público e são obrigadas a dirigir. E por serem pessoas de baixa renda, acabam tendo um gasto muito grande com o IPVA.

– A maioria dos proprietários são pessoas que usam a moto como instrumento de trabalho. Em todas as áreas, seja na cidade ou no campo. A aprovação vai obviamente beneficiar os que mais precisam. Cerca de R $300 economizados no IPVA já ajudam no orçamento familiar desses trabalhadores — disse o Senador.

Cid Gomes do PDT-CE e Eduardo Braga do PMDB-AM foram os Senadores que apresentaram essas emendas, enquanto que Mecias de Jesus do Republicanos-RR foi quem as acolheu, e segundo ele, é preciso ter em mente que a ideia por trás desse projeto é justamente ajudar com que pessoas de baixa renda a terem veículos sem ter que gastar demais por isso, já que esses veículos são muitas vezes parte da sua forma de sustento.

Ele lembrou ainda que o IPVA é um imposto estadual, e que se por algum acaso o projeto venha a se tornar lei, ele ao invés de obrigar, vai apenas recomendar que as pessoas sejam isentas desse imposto.

motos
Foto: Reprodução

Fique ligado no mundo automobilístico, acesse o Agora Motor e veja todas as notícias relacionadas ao mundo dos motores.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *