IPVA 2024: Descubra Quem Está Isento deste Pagamento e Como se Beneficiar!

O IPVA é uma obrigação tributária para todos os proprietários de veículos no Brasil. No entanto, existem algumas situações específicas em que os donos podem ser isentos desse pagamento. Quer saber mais? Continue lendo!

Como funciona a isenção do IPVA?

A isenção do IPVA está sujeita a condições preestabelecidas, como ocupação profissional, ano do veículo e condição de Pessoa com Deficiência (PCD). De acordo com Márcio Miranda Maia, sócio do Maia & Anjos Advogados, o imposto varia em cada estado, o que significa que a responsabilidade pela administração, cálculo e possíveis isenções difere em cada localidade do país.

Isso significa que as normas para a dispensa do pagamento desse imposto podem apresentar variações de um estado para outro. A isenção pode ser total ou parcial, dependendo do caso. Alguns indivíduos podem obter um desconto completo de 100%, enquanto outros podem beneficiar-se de uma redução de 50%.

IPVA isenção e benefícios
IPVA isenção e benefícios

Quem tem direito à isenção do IPVA em SP em 2024?

No estado de São Paulo, as isenções são concedidas desde que determinadas condições sejam atendidas para os seguintes grupos e veículos:

  • Táxi e mototáxi
  • Transporte escolar
  • Ônibus fretamento
  • Ônibus de linha
  • Tratamento diplomático
  • Pessoa com Deficiência (PCD)

É importante ressaltar que, para uma pessoa física, é permitida apenas uma única isenção, mesmo que as razões para cada um sejam diferentes.

Onde e como fazer a solicitação?

A solicitação para isenção do IPVA deve ser feita no site SIVEI – Sistema de Veículos no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Em alguns casos, a isenção é automática para os veículos registrados no Detran/SP na categoria correspondente, enquanto em outros é necessário fazer o pedido.

Quais são os prazos para solicitar?

Os prazos para solicitar a isenção do IPVA variam de acordo com o grupo e o tipo de veículo. No caso dos táxis, mototáxis, transporte escolar, ônibus fretamento e ônibus de linha, os prazos devem ser verificados no site SIVEI ou SIPET – Sistema de Peticionamento Eletrônico no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Para a isenção de PCD, é necessário agendar um laudo pericial feito pelo IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia) por meio do site próprio do instituto.

Indeferimento da isenção

Caso a solicitação de isenção seja indeferida, o contribuinte pode solicitar um recurso ao indeferimento. Esse serviço pode ser solicitado pela internet através do portal da SEFAZ (Secretaria da Fazenda e Planejamento) no site do SIPET – serviço Recurso em face do indeferimento do pedido de isenção IPVA para PCD. Vale ressaltar que não é necessário realizar o pagamento de taxas nesses casos.

Não perca a oportunidade de se informar e aproveitar os benefícios que a isenção do IPVA pode oferecer. Fique atento aos prazos e condições específicas do seu estado para garantir seus direitos!

Avalie esse artigo

Lucas Guckert
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.
Posts relacionados
Notícias Os 5 SUVs mais econômicos com motor flex!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a atualização final de 2023…

Vinícius Lima
Notícias Coisas que valorizam o seu carro: Mais dinheiro na hora da venda!

Na hora de comprar um carro é importante considerar a revenda. A cor da pintura, o estofado de couro e muitos outros.

Gabriel May Oechsler
Notícias Conheça os carros esportivos mais baratos do Brasil!

Carros esportivos até R$ 40.000: opções para quem busca adrenalina sem gastar tanto Quando pensamos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Pegadinha do frentista: Ofertas que você deve ficar esperto na hora de ir abastecer!

Ao parar em um posto de combustível para reabastecer seu veículo, é comum ser abordado…

Bruno Martendal
Notícias 10 carros que estão com as horas contadas no Brasil!

Antes de adquirir seu próximo veículo, é importante estar atento e fazer uma pesquisa cuidadosa,…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário