Agora Motor logomarca

Jaguar

A Jaguar é uma empresa automobilística britânica, fundada em 1922 com o nome de Swallow Sidecar Company, produzindo sidecars para motocicletas. Em 1945, a empresa passou a se chamar Jaguar Cars Ltd e iniciou a produção de automóveis. A marca é conhecida por produzir automóveis luxuosos e esportivos.

A sede da Jaguar está localizada em Coventry, no Reino Unido, mas a maioria dos seus carros são fabricados na fábrica Castle Bromwich, também no Reino Unido. A Jaguar é uma subsidiária da Tata Motors, uma empresa indiana.

A história da Jaguar começa em 1922, com a fundação da Swallow Sidecar Company, que produzia sidecars para motocicletas. A empresa foi criada pelos amigos William Lyons e William Walmsley. Em 1926, a Swallow Sidecar Company lançou o primeiro carro da marca, o Swallow Sidecar SS-1.

Em 1931, a empresa mudou o seu nome para SS Cars Ltd e lançou o seu primeiro carro de grande sucesso, o SS Jaguar 100. Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou o seu nome para Jaguar Cars Ltd. e iniciou a produção de automóveis de luxo, como o Jaguar Mark V.

Nos anos 1950, a Jaguar lançou alguns dos seus carros mais icônicos, como o Jaguar XK120 e o Jaguar D-Type. Nos anos 1960, a empresa apresentou o seu primeiro carro esportivo de sucesso, o Jaguar E-Type. Nos anos 1970 e 1980, a Jaguar teve alguns problemas financeiros e foi adquirida pelo grupo Ford.

A partir de 2000, a Ford passou a investir em novos modelos da Jaguar, como o Jaguar X-Type e o Jaguar XJ. Em 2008, a crise financeira global afetou negativamente a Ford e a Jaguar foi colocada à venda. Em 2009, a Tata Motors, uma empresa indiana, adquiriu a Jaguar por 2,3 bilhões de dólares.

Atualmente, a Jaguar tem como principais modelos os seguintes carros: Jaguar XE (sedan), Jaguar XF (sedan), Jaguar XJ (sedan), Jaguar F-Type (coupé/conversível), Jaguar F-Pace (SUV).