Kawasaki Versys 300 2021: Preços, Versões e Ficha Técnica
A aventureira versátil Kawasaki Versys 300 2021 já está disponível e traz novidades na aparência. Confira aqui no Agora Motor quais foram as mudanças sofridas por essa moto com proposta on-road e off-road.
A Versys-X é uma linha de motos projetadas para apresentar boa dirigibilidade no asfalto e em terrenos não pavimentados. Por isso, elas fazem parte do grupo “Urbano/Aventura” do catálogo da Kawasaki.
Assim como a Versys 600, sua irmã com mais cilindradas, a Versys 300 foi atualizada e começou a ser comercializada em seu modelo 2021.
Ela apresenta novos estilos com esquema de cores distintos e um valor de venda mais elevado. Saiba de tudo isso e mais aqui no Agora Motor.
Guia do Conteúdo
O que mudou na Kawasaki Versys 300 2021?
A motocicleta está com visual renovado em suas duas variações: a standard 300 e a refinada 300 Tourer.
No modelo anterior, a versão base era comercializada com pintura preta com acabamento metálico. Alguns elementos da estrutura eram acinzentados e o adesivo contendo a marca e modelo era discreto, apresentando as cores branco e preto.
Agora, o grafismo com o nome da linha recebeu mais destaque e conta apenas com a palavra “Versys” em preto sobre uma faixa cinza.
O preto metálico deu lugar a um preto com acabamento sólido — o metallic flat spark black — que divide espaço com o tom verde clássico da Kawasaki — o candy lime green.
Tal verde domina a área do tanque e marca presença de forma sutil abaixo do grafismo e na região da carroceria próxima ao assento.
A Tourer, por sua vez, contava com detalhes em verde nos mesmos lugares que apontamos ao falar da 300 atual, com exceção do tanque. O grafismo era idêntico ao que faz parte do modelo base em sua versão 2021 e a pintura era cinza metálica.
Com a atualização, o verde foi substituído pelo vermelho, cor responsável pelo contorno da palavra “Versys” no grafismo lateral. O tanque tem pintura em preto metálico — o metallic spark black — e a moto ganhou elementos em cinza grafite também metálico — o metallic graphite gray.
Destaques da Versys 300 2021
As motocicletas Versys-X 300 possuem tecnologias específicas para o gerenciamento do motor. A primeira delas é a embreagem deslizante assistida. O principal intuito desse equipamento é promover segurança ao piloto ao evitar que a roda traseira trave em decorrência da troca de marchas.
As válvulas com aceleração dupla garantem uma resposta mais suave do motor e melhoram o desempenho dele.
Por último, o indicador de pilotagem econômica monitora o consumo de combustível da motocicleta constantemente. Isso permite que o condutor saiba quando está assumindo uma postura de pilotagem que consuma pouco combustível.
As tecnologias para gerenciamento do chassi são os freios ABS na roda dianteira e traseira e o ERGO-FIT.
Os freios permitem que a roda não seja travada após frenagens bruscas. Isso auxilia o piloto a dirigir de forma mais segura e a lidar com pisos escorregadios com mais facilidade.
O ERGO-FIT é focado no conforto e na ergonomia do condutor. Ciente da importância de uma postura adequada, a Kawasaki projetou um sistema com elementos que podem ser reguláveis a fim de trazer conforto para pilotos com qualquer tipo de estatura.
Em relação aos modelos, destacamos os itens de série a mais que marcam presença na Tourer. Ela possui tomada, baús laterais, protetores de motor e de mão, faróis de neblina em LED.
Veja a galeria de fotos da Kawasaki Versys 300 2021
Confira a identidade visual renovada da New Versys 300 2021 em sua versão base e topo de linha.
Kawasaki Versys 300 2021: Preços e Versões
O preço público sugerido das aventureiras da linha Versys-X 300 apresentou um aumento significativo.
Segundo anunciado pela empresa fundada no Japão, o preço público sugerido da Versys 300 2021 é de R$ 28.490,00 sem taxa de envio inclusa. O modelo topo de linha, a Tourer, custa R$ 31.490,00. O valor também não cobre o frete.
Quando a versão 2020 foi lançada em 2019 nas concessionárias, os valores eram menores. O modelo padrão recebeu preço sugerido de R$ 23.340, R$ 5.150,00 mais barato do que a versão atual.
A versão mais equipada era anunciada por R$ 26.490 no site da Kawasaki. São R$ 5.000,00 de diferença entre os modelos.
Assista a esse vídeo para um resumo das mudanças da X-300 e outras motos da linha Versys:
Como é o motor da Versys-X 300 2021?
O motor equipado na aventureira de 296 cc é bicilíndrico de quatro tempos movido a gasolina. Ele conta com oito válvulas que fazem parte do sistema DOHC e possui arrefecimento por refrigeração líquida.
Seu desempenho máximo registrado em termos de força é de 40 cv a 11.500 rpm de potência e 2,6 kgfm a 10.000 rpm de torque.
A transmissão tem acionamento secundário por corrente e dispõe de 6 marchas.
Kawasaki Versys 300 2021: Ficha Técnica
Ficou interessado por essa trail de luxo? Confira todas as suas especificações técnicas dos modelos base e topo de linha.
X-300 | X-300 Tourer | |
Motor | 4 tempos | 4 tempos |
Sistema de arrefecimento | Refrigeração líquida | Refrigeração líquida |
Partida | Elétrica | Elétrica |
Ignição | Digital | Digital |
Acionamento do comando de válvulas | DOHC | DOHC |
Combustível | Gasolina | Gasolina |
Tanque | 17 litros | 17 litros |
Potência Máxima | 40 cv a 11.500 rpm | 40 cv a 11.500 rpm |
Torque Máximo | 2,6 kgfm a 10.000 rpm | 2,6 kgfm a 10.000 rpm |
Cilindradas | 296 cm³ | 296 cm³ |
Nº de cilindros | 2 paralelos | 2 paralelos |
Válvulas | 8 | 8 |
Taxa de compressão | 10,6 : 1 | 10,6 : 1 |
Transmissão | 6 velocidade | 6 velocidade |
Embreagem | Multidisco banhado a óleo | Multidisco banhado a óleo |
Freios | ABS | ABS |
Ø freio traseiro | 220 mm | 220 mm |
Freio traseiro | Disco simples em formato de margarida | Disco simples em formato de margarida |
Freio dianteiro | Disco simples em formato de margarida, pistão duplo de atuação equilibrada | Disco simples em formato de margarida, pistão duplo |
Ø freio dianteiro | 290 mm | 290 mm |
Transmissão final | Corrente | Corrente |
Alimentação | Injeção eletrônica com válvulas de aceleração duplas | Injeção eletrônica com válvulas de aceleração duplas |
Tipo do quadro | Backbone feito de aço de alta elasticidade | Backbone feito de aço de alta elasticidade |
Suspensão traseira | Amortecedor a gás com pré-carga ajustável, uni trak bottom-link | Amortecedor a gás com pré-carga ajustável, uni trak bottom-link |
Curso da roda traseira | 148 mm | 148 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico |
Curso da roda dianteira | 130 mm | 130 mm |
Pneu traseiro | MT60 130/80-17 65H | MT60 130/80-17 65H |
Pneu dianteiro | MT60 100/90-19 57H | MT60 100/90-19 57H |
Altura do assento | 815 mm | 815 mm |
Comprimento total | 2.170 mm | 2.170 mm |
Altura | 1.390 mm | 1.390 mm |
Largura | 860 mm | 940 mm |
Distância eixo a eixo | 1.450 mm | 1.450 mm |
Peso em ordem de marcha | 175 kg | 184 kg |
Os dados apresentados acima da Versys 300 2021 foram retirados do site oficial da fabricante.
Web Stories
Perguntas Frequentes
Quanto custa a Versys-x 300?
Em seu modelo mais recente, a Versys-X 300 custa R$ 28.490,00 em sua versão base e R$ 31.490,00 na variação topo de linha. Esses valores correspondem ao preço público sugerido pela própria fabricante e não incluem o frete cobrado pela entrega do veículo.
O que mudou na Versys-x 300 2021?
A diferença entre a versão 2021 e 2020 está somente na aparência. As pinturas preta-metálica (Versys-X 300 2020) e cinza-metálica (Versys-X 300 Tourer 2020) foram substituídas, respectivamente, pelo combo preto sólido com detalhes em verde e preto metálico com elementos em cinza grafite. Com a mudança, os grafismos também foram renovados.
Quantas marchas tem a Versys-x 300?
A nova Kawasaki Versys 300 2021 permanece com sua transmissão de 6 marchas. Confira a relação entre as marchas: 1ª 2,714 (38/14),2ª 1,789 (34/19), 3ª 1,409 (31/22), 4ª 1,160 (29/25), 5ª 1,000 (27/27), 6ª 0,857 (24/28).
Desculpem minha ignorância,mas me expliquem porquê a diferença de três mil reais da versys300 para versys300 tourer ,se pelas especificações não tem diferença,a não ser no peso!!!