A motocicleta de entrada da linha Z da japonesa Kawasaki estreou seu modelo 2021 no exterior. Ainda indisponível no Brasil, a Kawasaki Z400 2021 apresenta novas opções de cores e mantém a parte mecânica sem alterações.
Assim como a linha Versys-X, as motocicletas Z são integrantes do grupo “Urbano/Aventura” do catálogo Kawasaki. A Z400 é o veículo de entrada de sua série e foi baseada na Ninja 400. Elas compartilham o mesmo tipo de motor, porém a Z400 recebeu o estilo “naked” – sem carenagem.
A Z400 2021 já faz parte do mercado norte-americano, por exemplo, mas ainda não tem data de lançamento anunciada aqui no Brasil. Nos EUA, ela teve a aparência renovada, abandonando as cores do modelo 2020.
Para mais detalhes sobre o novo visual, continue a leitura do artigo que o Agora Motor preparou para você.
O que mudou na Kawasaki Z400 2021?
Antes de abordarmos as novidades, vale destacar que a Kawasaki não fez pronunciamentos à imprensa sobre o novo modelo aqui no Brasil.
Sem declarações oficiais, vamos recorrer às informações sobre o modelo que foi lançado no site da marca para o público norte-americano. Pelo mesmo motivo, pode ser que o modelo que saiu por lá seja diferente do que vai chegar aqui no Brasil, ok?
Não foram feitas mudanças significativas na Z400, somente novos esquemas de cores foram introduzidos para substituir a combinação que já conhecemos.
O verde clássico da Kawasaki – o candy lime green – e a pintura metálica cinza grafite fosca – o metallic matte graphite gray – do modelo 2020 foram dispensados para dar lugar a duas opções de cores novas.
A primeira opção é composta por preto metálico – metallic flat spark black– e uma cor verde-azulada – pearl nightshade teal. O preto age como cor principal, deixando o verde-azulado responsável pelos detalhes que chamam a atenção do olhar.
O para-lama, a área próxima ao farol dianteiro e à lanterna traseira, assim como os grafismos laterais são destacados por esse tom intermediário entre azul e verde.
A outra combinação é formada pelo mesmo preto como tom principal e pelo vermelho cereja – candy cardinal red – como cor secundária. O vermelho ocupa as mesmas áreas que apontamos acima ao tratar do verde-azulado.
O que você achou das novas opções de cores oferecidas ao consumidor? Deixe sua opinião nos comentários.
Características da Z400
Salvo o estilo, toda a parte estrutural, mecânica, entre outras foram mantidas no modelo 2021. Dessa forma, os pontos fortes da Z400 permanecem em sua roupagem mais recente, vamos a eles:
A começar pelos destaques pontuados pela própria fabricante:
- chassi leve: o peso reduzido da motocicleta é alcançado graças ao quadro do tipo treliça feito em aço.
- baixa altura do banco e posição de condução vertical: duas características da Z400 que estão intimamente associadas. O assento baixo permite que o condutor pilote em uma posição confortável, bem diferente da postura horizontal das motos esportivas.
- estilo agressivo de streetfighter: as linhas que compõem o estilo da Z400 formam ângulos pontiagudos que atribuem um visual afiado e imponente à motocicleta.
Quanto a tecnologia relacionada ao motor e ao chassi, ressaltamos:
- a embreagem assistida e deslizante: responsável por promover segurança ao piloto ao evitar que a roda traseira trave em decorrência da troca de marchas;
- os freios ABS (Anti-Lock Brake System): freios que impedem o travamento das rodas após frenagens bruscas. Isso auxilia o piloto a dirigir de forma segura e a lidar com pisos escorregadios com mais facilidade.
- o indicador de pilotagem econômica: ferramenta disponível no painel digital que monitora o consumo de combustível da motocicleta constantemente. O símbolo “ECO” no canto inferior direito do painel indica ao condutor quando ele está assumindo uma postura de pilotagem que consome pouco combustível.
Também merecem ser citados o painel em LCD que garante boa visibilidade, o farol dianteiro em LED, as rodas de liga leve e a boa autonomia do motor.
Assista a esse vídeo para uma visão 360º da supernaked 400 cc da Kawasaki
Veja a galeria de fotos da Kawasaki Z400 2021
Confira os novos grafismos e combinações de cores disponíveis ao consumidor com a chegada do modelo 2021
Kawasaki Z400 2021: Preços e Versões
Sem previsão de estreia no mercado brasileiro e sem pronunciamento da fabricante, o preço que a versão atualizada irá assumir nas concessionárias é um mistério. Porém, o valor deve ser superior a quantia de R$ 26.990,00 ― preço público sugerido do modelo vendido atualmente.
A título de curiosidade, a Z400 que foi lançada nos Estados Unidos tem preço sugerido de $ 4.999,00, cerca de R$ 26.460,21
Quanto às versões, nos Estados Unidos, a Z400 está sendo comercializada em versão única. O mesmo deve acontecer quando a moto for vendida por aqui.
Como é o motor da Z400 2021?
Se a Z400 for lançada pela Kawasaki no Brasil com a mesma configuração que ela assumiu nos EUA, por exemplo, teremos a mesma motorização do modelo 2020. Isso porque a transição da versão 2020 para a 2021 manteve os aspectos mecânicos intactos.
Dessa forma, é o motor bicilíndrico a 4 tempos que equipa o modelo mais recente dessa naked. Movida a gasolina, essa motorização tem potência e torque máximos, respectivamente, de 48 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgfm a 8.000 rpm.
A transmissão final tem acionamento por corrente e possui 6 marchas que apresentam a seguinte relação entre si: 1ª 2,929 (41/14), 2ª 2,056 (37/18), 3ª 1,619 (34/21), 4ª 1,333 (32/24), 5ª 1,154 (30/26), 6ª 1.037 (28/27).
Kawasaki Z400 2021: Ficha Técnica
Conforme apontamos, a ficha técnica do modelo 2021 destinado ao Brasil ainda não foi publicada pela fabricante.
Porém, com base na Z400 vendida nos EUA, notamos que as especificações técnicas de 2020 seguem inalteradas na versão 2021. Por isso, abaixo, reproduzimos a ficha técnica do modelo vendido atualmente no Brasil.
Z400 | |
Motor | 4 tempos |
Sistema de arrefecimento | Refrigeração líquida |
Partida | Elétrica |
Ignição | Digital |
Acionamento do comando de válvulas | DOHC |
Combustível | Gasolina |
Tanque | 14 litros |
Torque Máximo | 3,9 kgfm a 8.000 rpm |
Potência Máxima | 48 cv a 10.000 rpm |
Cilindradas | 399 cm³ |
Nº de cilindros | 2 paralelos |
Válvulas | 8 |
Relação de compressão | 11,5 : 1 |
Transmissão | 6 velocidade |
Embreagem | Multidisco banhado a óleo |
Freios | ABS |
Ø freio traseiro | 220 mm |
Freio traseiro | Disco simples com pistão duplo |
Freio dianteiro | Disco do tipo semi-flutuante com pistão duplo |
Ø freio dianteiro | 310 mm |
Transmissão final | Corrente |
Alimentação | Injeção eletrônica com válvulas de aceleração duplas |
Tipo do quadro | Treliça feita de aço com resistência alta |
Suspensão traseira | Uni trak bottom-link, amortecedor a gás com pré-carga ajustável |
Curso da roda traseira | 130 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Curso da roda dianteira | 120 mm |
Pneu traseiro | 150/60R17 M/C 66H |
Pneu dianteiro | 110/70R17 M/C 54H |
Peso em ordem de marcha | 167 kg |
Altura do banco | 785 mm |
Distância eixo a eixo | 1.370 mm |
Altura | 1.055 mm |
Largura | 800 mm |
Comprimento | 1.990 mm |
Os dados acima foram retirados do site oficial da Kawasaki Brasil e comparados com a ficha técnica da versão 2021 estadunidense.
Web Stories
Perguntas Frequentes
Qual é o valor da Kawasaki Z400 2021?
Uma vez que a Kawasaki não divulgou dados sobre a Z400 modelo 2021, o valor da motocicleta ainda é desconhecido. Porém, ele deve ultrapassar os R$ 26.990,00 do preço sugerido do modelo atual.
Qual a velocidade máxima da Z400 2021?
A Z400 modelo 2020 é capaz de chegar aos 192 km/h, segundo testes conduzidos pela equipe do portal “Motociclismo Online”. Visto que o motor pode se manter o mesmo no modelo 2021, a mesma velocidade máxima aguarda o consumidor da versão a ser lançada.
Quanto à Z400 faz por litro?
Conforme testes conduzidos pela equipe do portal “O Globo”, a Z400 é capaz de percorrer, aproximadamente, 30 km por litro de gasolina consumido.
Porque a Kawasaki não muda o banco do passageiro?, e coloca um apoio de mão para o passageiro?
Porque a Kawasaki não muda o banco do passageiro da z400? E coloca um apoio para as mãos do passageiro na a z 400