Modelo EV9 foi revelado pela Kia no salão do automóvel de Los Angeles em 2021 acaba de ser confirmado pela montadora, para ser um representante do conceito elétrico da marca.
A montadora está com todos os planos para eletrificar sua gama de produtos até 2030. E mais um passo foi dado em rumo a essa meta. O modelo da vez é o EV9 que apareceu pela primeira vez ao público em forma de conceito no salão de Los Angeles que aconteceu em 2021.
Com motorização totalmente elétrica o modelo será montado sobre a plataforma Elétrica Global Modular da Kia E-GMP.
Detalhes do modelo EV9
O carro conceito tem 4.930 m de comprimento, 2.055 m de largura, 1.790 m de altura e distância entre eixos de 3.100 m. O modelo é visualmente futurista, com (ainda) quadrados e linhas retas. Na traseira, destacam-se as lanternas verticais. As rodas são de 22 polegadas.
Por dentro, o SUV de três fileiras também segue o visual moderno e minimalista. Há uma tela interativa de 27 polegadas.
Especialistas do setor estimam que o EV virá com dois motores e tração nas quatro rodas. O carregamento rápido — até 350 kW — carrega o carro até 80% em 30 minutos. Além disso, o sistema Automode para condução autônoma também estará disponível no lançamento.
Seu antecessor, o Kia EV6, foi o primeiro veículo elétrico da marca no país e foi bem recebido pelo mercado, principalmente nos EUA e Canadá. Com o EV9, modelos como o Tesla Y e o Volkswagen ID.4 encontrarão novos concorrentes.
O Concept EV9 é baseado na mesma plataforma modular elétrica específica da Hyundai (E-GMP) que o atual crossover Kia EV6. O modelo de produção do SUV contará com uma arquitetura de 800 V que permite carregamento rápido de até 350 kW.
Espera-se que o EV9 apresente um trem de força totalmente elétrico, com motor duplo e tração nas quatro rodas. A Kia pode apresentar um modelo de entrada com motor no eixo traseiro para oferecer aos clientes.
Os para-lamas se destaca com um perfil de postura musculosa, com rodas de 22 polegadas. O SUV de grande produção deve manter o estilo exterior arrojado e angular, bem como o front end “digital tiger face” com luzes LED personalizáveis escondidas dentro da carroceria. Quando o SUV não está em uso, um intrincado padrão de nebulosa é exibido na nova grade.
Conheça os detalhes de tudo que acontece no mundo dos motores acessando o site do Agora Motor.