Economize no Final de Ano: Descubra Como a Manutenção Preventiva Pode Aliviar seu Bolso!

A importância da manutenção preventiva para o seu carro.

Uma das máximas mais conhecidas é que “prevenir é melhor do que remediar”. E essa frase também se aplica quando o assunto é a manutenção do seu carro. Além de ser mais econômica do que a manutenção corretiva, a manutenção preventiva evita problemas durante uma viagem, garantindo sua segurança e tranquilidade.

Redução dos riscos de acidentes

A importância da manutenção preventiva vai além da economia. Ela reduz significativamente as chances de acidentes. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), somente nas rodovias federais, foram registradas uma morte a cada duas horas no ano de 2022, totalizando 5.426 vidas perdidas.

Além disso, entre os anos de 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes foram causados por defeitos mecânicos nos veículos, resultando em 1.300 vítimas fatais.

Manutenção Preventiva
Manutenção Preventiva

Para Gustavo Agiessi, especialista e diretor da rede de oficinas Utacar Experience, a procura por serviços de revisão do carro já apresenta um aumento de 18% nos primeiros dias de dezembro. Ele ressalta que a revisão dos itens básicos é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo, reduzir os riscos de ficar parado no meio das estradas e proporcionar uma viagem tranquila com a família. Além disso, um carro revisado e em ordem pode ajudar a economizar até 15% de combustível.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2024!

Principais pontos a serem avaliados na manutenção preventiva

Na manutenção preventiva, é fundamental que os proprietários estejam atentos a alguns itens essenciais. Confira:

Troca de óleo e filtros

A troca de óleo e filtros deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses. É importante utilizar produtos de qualidade e procurar estabelecimentos de confiança. Lembre-se de seguir as orientações técnicas do manual do veículo, utilizando apenas o lubrificante recomendado pelo fabricante.

Calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês, mantendo sempre acima do TWI (indicador de desgaste). Evite calibrar os pneus quando estiverem quentes. Segundo Gustavo, não é necessário abastecer com gasolina aditivada, mas é importante escolher um posto de confiança, com bandeira e combustível rastreado.

O sistema de arrefecimento, responsável pela água do radiador, pode se tornar um vilão durante as viagens. Sempre complete o aditivo quando o carro estiver frio para evitar superaquecimento posteriormente.

Sistema de freio

É fundamental analisar o sistema de disco e pastilhas dianteiro e traseiro. Verifique também o fluido de freio, pois altas temperaturas causadas pelo uso em serras podem comprometer suas propriedades e deixar o veículo sem freio.

Por fim, é recomendado solicitar uma varredura com scanner para verificar se não há problemas na injeção eletrônica e outros equipamentos do veículo.

Avalie esse artigo

Lucas Guckert
Redator online especializado no universo automotivo, é fã de automobilismo, fã de esportes e jogos eletrônicos. Tem 23 anos de idade, e iniciou sua jornada no ano de 2023 no site Agora Motor, onde escreve artigos e notícias sobre o mundo automobilístico todos os dias.
Posts relacionados
Notícias Rolls-Royce Cullinan da Novitec beira a perfeição!

Há seis anos, a Rolls-Royce lançou o Cullinan, um crossover de luxo que vem ganhando…

Thiago Klaumann
Notícias Pontiac Fiero de “How I Met Your Mother” não era o pior carro da série!

“How I Met Your Mother” é uma série que conquistou os fãs com sua comédia…

Gabriel May Oechsler
Notícias 5 Melhores motos para o dia a dia, que funcionam para viajar!

O artigo apresenta cinco opções de motos para o dia a dia econômicas e com bom desempenho para uso tanto na cidade quanto nas estradas, confira!

Bruno Martendal
Notícias Mc Ryan SP amplia sua frota com uma Ferrari de R$ 5 milhões!

O funkeiro paulista Mc Ryan SP acaba de adicionar mais um carro luxuoso à sua…

Bruno Martendal
Notícias Descubra os 10 carros seminovos mais procurados do mercado!

Uma pesquisa recente realizada pela Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos, revelou quais…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário