Agora Motor logomarca

McLaren Elva 2022: Preço, Motor, Ficha Técnica e Fotos

7 minutos de leitura

A McLaren revelou um derivado de pára-brisa fixo de seu supercarro conversível, o Elva 2022, a ser entregue aos clientes ainda este ano como parte de uma produção ultra-exclusiva de 149 unidades do modelo. Inicialmente apenas 399 Elvas foram comissionados, o que foi reduzido para 249 corridas em setembro passado e depois 149 carros.

O preço não foi anunciado, mas antes que os clientes adicionem qualquer opção de personalização sob medida oferecida pela divisão de Operações Especiais da McLaren, o Elva 2022 custa muitos milhões.

Embora a variante de pára-brisa seja projetada para atender aos requisitos legais de estradas em alguns estados dos EUA e em algumas outras partes do mundo, ela será vendida para qualquer pessoa que prefira anexar o invólucro de vidro extra ao Active Air Management System (AAMS) desenvolvido para a versão sem janelas.

Em um carro sem tela, o sistema AAMS leva o ar pelo nariz do Elva e o direciona em alta velocidade da parte traseira do carro para os passageiros, criando uma camada de ar em movimento rápido para protegê-los de impactos em alta velocidade. O pára-brisa Elva 2022 ainda não tem teto fixo, vidros traseiros ou laterais, e o pára-brisa adiciona 20kg ao peso do carro, mas ainda está abaixo de 1.300kg.

A potência é fornecida por um V8 de 4,0 litros com duplo turbocompressor que envia 804 cv e 800 Nm de torque para as rodas traseiras por meio de uma transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas com paddle shifters montados no volante.

Em termos de desempenho, a McLaren Elva 2022 tem um tempo de sprint de 0-62 mph de 2,8 segundos e um tempo de sprint de 0-124 mph de 6,8 segundos, aguardando validação final. Nenhuma outra especificação foi revelada, mas o peso adicionado e a resistência da tela significam que o tempo de 0 a 124 mph é 0,1 segundo mais lento que a variante sem tela, se esses números se mantiverem.

Sobre o modelo

Os pára-brisas dos carros protegem os ocupantes de ventos fortes e detritos perigosos, mas o McLaren Elva 2022 remove essa barreira para proporcionar a experiência de direção mais pura. A montadora também incluiu um recurso inovador que direciona o ar sobre essa beleza de topless para ajudar a proteger os passageiros do mau tempo.

Ainda assim, a principal missão de Elva é uma experiência de condução imersiva. Isso é graças a um supercarro V8 biturbo de 804 cavalos de potência montado no meio e exausto através de quatro saídas de escape. Combinado com a construção leve de fibra de carbono, este McLaren é um dos carros mais rápidos do mercado. Independentemente da postura de desempenho, o Elva 2022 é uma criação impressionante que rivaliza com exóticos sem para-brisa, como o Ferrari Monza e o Aston Martin V12 Speedster.

Elva 2022 preta exterior
O modelo remove o para-brisas para ter uma pilotagem imersiva e pura. Foto: reprodução.

Motor

O seu design selvagem e pouco convencional distrai facilmente do certificado de excelência da Elva 2022. Isso inclui seu V8 de 4,0 litros com turbo duplo produzindo 804 cavalos de potência e 590 libras-pés de torque. O motor está ligado a uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades que envia a potência para as rodas traseiras.

A McLaren afirma que o Elva 2022 vai de zero a 62 mph em 3 segundos e 0-124 mph em apenas 6,7 segundos. Para adicionar contexto, o último número torna o Elva mais rápido do que o Senna focado na pista. O Elva também é o carro de estrada mais leve da empresa, mas provavelmente não mais leve do que ícones como o McLaren F1.

Embora nossos extensos testes tenham provado repetidamente que qualquer coisa usando o homônimo Bruce McLaren excitará os sentidos, ainda deixamos nosso test drive do Elva 2022  atordoado por sua velocidade e manuseio elegante.

Traseira do McLaren Elva 2022 azul com o número 26 ao lado da porta
O modelo é equipado com um motor V8 muito potente. Foto: reprodução.

Interior, conforto e carga

O exterior e o interior do Elva 2022 estão perfeitamente conectados. A aparência geral também pode ser atribuída à maneira como a carroceria externa se estende até o teto e os painéis das portas. Além da tela de infoentretenimento central obrigatória, o design interior do Elva não é complicado. 

A McLaren sabiamente manteve o volante de fundo chato livre de botões, e os binóculos que abrigam o painel de instrumentos totalmente digital estão presos à coluna de direção, para que toda a unidade se mova em conjunto. Uma série de aberturas de controle climático fica abaixo da cintura, presumivelmente para maximizar o fluxo de ar quente e frio. Trata-se de um par de bancos de apoio para o condutor e passageiro. 

Eles se beneficiam do truque inteligente de Elva 2022, que usa fluxo de ar natural e defletores frontais para direcionar o ar acima do cockpit. A McLaren chama isso de Active Air Management, que se ajusta automaticamente à velocidade em que o carro está viajando. A empresa também oferecerá pára-brisas fixos para cumprir certas leis estaduais e apaziguar aqueles que involuntariamente se desviarem de toda a experiência.

Dianteira do Elva 2022
O interior do modelo e o exterior estão perfeitamente conectados. Foto: reprodução.

Infotainment e conectividade

No centro do painel do Elva há uma tela sensível ao toque flutuante, semelhante a um desktop, com controles para configurações de clima e sistema de áudio – se equipado. Embora a McLaren não ofereça áudio padrão, ele pode ser instalado na cabine gratuitamente.

Os alto-falantes são montados atrás dos dois apoios de cabeça para garantir que a música seja o mais próxima possível dos ouvidos dos passageiros, pois o escapamento estrondoso do Elva e o inevitável ruído do vento certamente distraíram.

Lateral do Elva modelo 2022
No centro do painel do modelo possui uma tela sensível ao toque flutuante. Foto: reprodução.

Ficha Técnica Elva 2022

  • Motor central, tração traseira, 2 lugares, roadster de 2 portas
  • Tipo de motor: V8 DOHC de 32 válvulas com turbo duplo e intercooler, bloco e cabeçote de alumínio, portas de injeção de combustível
  • força: 804 cv @ 7500 rpm
  • Automática de dupla embreagem de 7 marchas
  • Distância entre eixos: 105,1 polegadas
  • Comprimento: 181,5 polegadas
  • Largura: 76,5 polegadas
  • Altura: 42,8 polegadas
  • Peso do freio (C/D est): 2950 lbs
  • Desempenho (C/D EST)
  • 60 mph: 2,6 segundos
  • 100 mph: 4,9 segundos
  • 1/4 de milha: 9,9 segundos
  • Velocidade máxima: 203 km/h
  • Economia de combustível EPA
  • Combinado/cidade/estrada: 18/15/21 mpg

Preço da McLaren Elva 2022

A McLaren custa cerca de 1,4 milhão de libras (cerca de R$10,5 milhões na cotação atual).

Veja detalhes desta máquina acessando o link abaixo.

Acesse e acompanhe o Agora Motor, sua revista diária do mundo automotivo.

Perguntas Frequentes

Qual é o Preço da McLaren Elva 2022?

A McLaren custa cerca de 1,4 milhão de libras (cerca de R$10,5 milhões na cotação atual).

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *