Agora Motor logomarca

Mercedes-Benz EQC 2022: Preço, Ficha Técnica e Fotos

7 minutos de leitura

O SUV crossover Mercedes EQC 2022 está disponível para o comércio. O modelo é completo, espaçoso, confortável e muito econômico. Desta forma, acompanhe mais detalhes do EQC acompanhando o artigo abaixo.

Este será o primeiro Mercedes elétrico que produzirá centenas de milhares de unidades. Como o primeiro modelo da submarca EQ, o EQC 2022 se parece um pouco com um Mercedes – está intimamente relacionado ao GLC, e você certamente pode ver semelhanças. Mas também se parece um pouco com um SUV crossover de tamanho médio regular e, pelo menos a esses olhos, poderia ter sido projetado por um Renault ou um Hyundai.

Sobre o modelo

O EQC 2022 é um SUV de tamanho médio que na verdade é cerca de 100 mm mais longo que o Mercedes GLC, embora ainda seja apenas um de cinco lugares. Os motores elétricos montados em cada eixo são ligeiramente diferentes, e o carro tem tração nas quatro rodas com vetor de torque eletrônico. 

O estator do motor dianteiro é enrolado frouxamente para melhorar a eficiência operacional, e o estator do motor traseiro é enrolado mais apertado para fornecer mais torque. Ao cruzar, o EQC é alimentado quase inteiramente pelo motor dianteiro.

O poder de direção do carro é instantaneamente direcionado para o eixo traseiro para uma combinação de 402 bhp e 564 lb ft. De acordo com o fabricante, isso é significativamente mais pico de torque do que o Jaguar I-Pace ou o Audi e-tron, embora o primeiro ainda acelere mais rápido que o Mercedes.

O EQC 2022 divide a diferença entre eles em comprimento total e preço. Com uma bateria de 80 kWh, ele tem a capacidade de bateria menos utilizável dos três, mas supera o maior e mais pesado Audi na faixa de bateria verificada pelos testes WLTP (259 milhas repetidas e 249 milhas).

Mercedes-Benz EQC 2022 traseira
O modelo possui lanternas traseiras que atravessam toda a tampa do porta-malas. Foto: reprodução.

Design e interior

O carro é mais reconhecível como um Mercedes moderno do que por fora. O cockpit do EQC tem dois displays digitais widescreen e raios do volante repletos de muitos botões modernos da Mercedes, mas incorpora alguns novos detalhes de design, alguns novos recursos de iluminação ambiente, alguns modos de exibição específicos para EV e novos materiais. O modelo possui grandes alto-falantes com fendas e boas saídas de ar estilizadas e um traço sintético particularmente macio e atraente.

O espaço dos ocupantes dianteiros é típico de um SUV de médio porte. Na parte traseira, você estará mais ciente de estar espremido entre o piso elevado da cabine (a bateria da unidade fica abaixo) e a linha do teto rebaixada. O porta-malas tem 500 litros de espaço de armazenamento, que é grande, mas não é exceção.

Desempenho

A resposta do acelerador é geralmente boa, embora talvez não no nível quase sináptico de Tesla; o manuseio é excelente; e o desempenho geral é muito forte, embora o Jaguar I-Pace possa parecer mais tátil sob pedaladas pesadas. Ao mesmo tempo, o manuseio do carro é limpo, seguro, confortável e previsível, embora não se destaque do pacote SUV em termos de precisão ou acuidade.

A complexidade é provavelmente a única grande falha nas características de direção do EQC 2022: há muitas delas, e a Mercedes realmente não tenta esconder nenhuma delas. O carro tem cinco modos de condução (Comfort, Sport, Eco, Individual e Maximum Range) e cinco programas diferentes de regeneração de bateria (que você pode selecionar com os paddle shifters).

Para dar o devido crédito à Mercedes, você pode ir com o carro em sua configuração padrão (“confortável”, apenas regeneração suficiente no acelerador certo para tornar o carro intuitivo). Porém, pode demorar um pouco para descobrir se você encontrou sua predefinição dinâmica favorita; no processo, é provável que você encontre algo que realmente não goste.

Mercedes-Benz EQC 2022 frente
O modelo possui uma grade dianteira com símbolo da montadora no centro. Foto: reprodução.

O modo de regeneração “auto” da Mercedes, por exemplo, usa a detecção de limite de velocidade do carro, o controle de cruzeiro por radar e os sistemas de navegação para misturar automaticamente a frenagem regenerativa de seus motores elétricos. Parece funcionar bem cerca de 80% do tempo – mas definitivamente tem algumas omissões.

No entanto, combine este modo de regeneração com um modo de condução de “alcance máximo”, e o carro entra em uma configuração semi-autônoma que limita a potência do motor direta e indiretamente – mais notavelmente, com um acelerador tátil que produz um impacto perceptível no curso do pedal para orientar sua entrada. Tudo o que ele faz é aumentar o alcance da bateria e opera de tal forma que a eletrônica do EQC 2022 precisa processar gigabytes de dados do sensor por minuto para ser totalmente responsável pela aceleração e desaceleração do próprio carro.

Você aprenderá rapidamente a manter os truques técnicos “mais inteligentes” do EQC 2022 para si mesmo, exceto em certos lugares e condições. Por outro lado, dificilmente é mais relaxante, agradável e calmante do que encontrar uma maneira de dirigir seu carro com confiança. Os carros elétricos não ficam mais refinados, bem equipados, luxuosos ou descontraídos do que isso.

Caso contrário, como uma tentativa de uma submarca EQ, a EQC sugere que a Mercedes não terá vergonha de perseguir a Tesla de várias maneiras – ou arriscar fazer ondas com o Autopilot. Obviamente, serão carros para entusiastas de tecnologia e entusiastas de EV; eu diria que deve ser bom para o resto de nós também – desde que a Mercedes continue a facilitar o suficiente para encontrar o botão “desligar”.

Mercedes-Benz EQC 2022 interior
O modelo é tecnológico e muito confortável. Foto: reprodução.

Ficha Técnica do EQC 2022

  • Carroceria – SUV;
  • Porte – Médio;
  • Portas – 4;
  • Advertisement: 0:18
  • Motor – Elétrico;
  • Cilindros – N/D;
  • Posição – Dianteiro e traseiro;
  • Bateria – 80 kwh;
  • Tração – Integral sob demanda;
  • Combustível – Eletricidade;
  • Alimentação – Baterias;
  • Direção – Elétrica;
  • Câmbio – Automático de 1 velocidade;
  • Embreagem – N/D;
  • Freios – ABS Disco ventilado nas quatro rodas;
  • Peso – 2595 kg;
  • Comprimento – 4762 mm;
  • Distância entre-eixos – 2873 mm;
  • Largura – 1884 mm;
  • Altura – 1624 mm
  • Potência – 204 cv dianteiro – 204 cv traseiro;
  • Peso/torque 32/19 kg/kgfm;
  • Torque máximo – 38,75 kgfm dianteiro – 38,75 kgfm traseiro;
  • Potência Combinada – 408 cv;
  • Aceleração de 0 a 100 – 5,1 Segundos;
  • Velocidade máxima – 180 km/h; 
  • Consumo: N/D;
  • Autonomia: N/D;
  • Porta malas – 500 Litros;
  • Carga útil – 445 kg;

Preço do EQC 2022

O Mercedes-Benz EQC 2022 possui preço de R$ 647.000 na Alemanha, mas com todos os opcionais o total pode passar de R$ 1 milhão em conversão direta.

Acompanhe mais detalhes do modelo acessando o link abaixo.

Acesse o Agora Motor e veja todos os detalhes dos novos lançamentos, novidades e atualizações de todos os modelos do Brasil e do mundo. Compartilhe com os amigos e familiares. 

Perguntas Frequentes

Qual o preço do EQC 2022?

O Mercedes-Benz EQC 2022 possui preço de R$647.000 na Alemanha. No Brasil o modelo deve chegar com valores próximos a 1 milhão de reais.

O EQC é 100% elétrico?

Sim, o modelo roda apenas com energia elétrica, tendo autonomia de aproximadamente 440km.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *