Mitsubishi deixa de produzir carros na China!

A China é um mercado cada vez mais competitivo, e algumas marcas globais têm descoberto isso da pior forma, já que nomes importantes do setor estão notando uma demanda mais fraca.

A situação é particularmente ruim para a Mitsubishi, tanto que ela aparentemente decidiu encerrar a produção local na China, o país mais populoso do mundo. O Nikkei Asia relata que a empresa deseja retirar seu investimento na joint venture local com o Grupo Automotivo de Guangzhou.

Mitsubishi decide encerrar produção na China devido à competição acirrada no mercado automotivo!

A GAC Mitsubishi Motors foi estabelecida em 2012 como uma joint venture entre as duas empresas, mas as vendas atingiram o pico em 2018 com 140.000 unidades. No ano passado, as entregas aos clientes caíram para 38.550 unidades, ou aproximadamente 60% menos em comparação com 2021.

Mitsubishi-decide-encerrar-producao-na-China-devido-a-competicao-acirrada-no-mercado-automotivo
Imagem ilustrativa sobre vendas caindo – Fonte/Reprodução: original.

A produção na fábrica na província de Hunan foi interrompida em março de 2023 e a Mitsubishi aparentemente não tem intenção de retomar as operações.

Fábrica da GAC Mitsubishi na China será utilizada para produção de veículos elétricos!

A fábrica da GAC Mitsubishi, localizada na cidade de Changsha, na China, não será fechada. Pelo contrário, a empresa chinesa deve utilizar o local para produzir veículos elétricos.

A GAC Mitsubishi é uma joint venture formada pela GAC Group, Mitsubishi Motors e Mitsubishi Corp. A GAC possui 50% das ações, enquanto a Mitsubishi Motors detém 30% e a Mitsubishi Corp tem 20%.

De acordo com informações do Nikkei Asia, a GAC Mitsubishi continuará existindo como uma entidade corporativa, mas as duas empresas Mitsubishi estão retirando seus investimentos.

Mitsubishi redireciona fundos para o Sudeste e Oceania em meio a declínio na China!

De acordo com relatos, a Mitsubishi redirecionará seus fundos para operações no Sudeste e Oceania, já que essas regiões representam cerca de um terço das vendas anuais.

Mitsubishi redireciona fundos para o Sudeste e Oceania em meio a declínio na China!
Mitsubishi indo para a Oceania – Fonte/Reprodução: Montagem original.

A Mitsubishi não é a única marca japonesa em declínio na China, uma vez que as montadoras do país do sol nascente tiveram uma participação de mercado de 18,3% em 2022, ou 2,8% a menos do que no ano anterior.

No entanto, a empresa tem lançado novos produtos em outros mercados, como a nova L200/Triton e o pequeno crossover Xforce para a Ásia do Sul, América Latina, Oriente Médio e África. Além disso, a empresa rebatizou o Renault Clio como “novo” Colt na Europa e introduziu a Delica Mini em casa no Japão.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Pagani Utopia de mais de R$ 10 milhões de reais é visto andando na enchente em Dubai

Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos por suas extravagâncias automobilísticas, mas desta vez superaram todas…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Haval H6 2025 reestilizado tem interior clean e sem botões

O aguardado GWM Haval H6 reestilizado teve suas primeiras imagens do interior divulgadas, revelando uma…

Gabriel May Oechsler
Notícias Jeep amplia garantia de fábrica para seus modelos no Brasil

A Stellantis, montadora responsável pela marca Jeep, anunciou recentemente uma mudança significativa em sua estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Mitsubishi anuncia seu retorno à Stock Car em 2025

A montadora japonesa Mitsubishi está de volta à Stock Car, a principal categoria do automobilismo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM Haval H6 2025 recebe melhorias e chegará até na linha 2024

A família de SUVs GWM Haval H6 recebeu atualizações e melhorias para a linha 2025,…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário