Multa para quem não reportar atropelamento de animais: Entenda o projeto!

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei para punir quem não comunicar atropelamento de animal.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro para penalizar os condutores envolvidos em atropelamentos de animais que deixarem de comunicar o incidente às autoridades competentes. Essa conduta será considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em multa no valor de R$ 293,47.

Atropelamento de animais deve ser reportado.
Atropelamento de animais deve ser reportado.

Além disso, o texto aprovado também traz modificações na Lei 10.233/01, que trata da reestruturação dos transportes terrestre e aquaviário. A proposta estabelece que os contratos de concessões rodoviárias deverão incluir medidas de prevenção de atropelamentos de animais e a prestação de socorro aos animais atropelados por parte das concessionárias. Os custos decorrentes dessa medida poderão ser objeto de revisão tarifária.

O relator do projeto, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 1362/19, do deputado licenciado Celso Sabino (PA), defendendo a aprovação dos projetos apensados: PLs 3885/19, PL 4964/19, PL 5892/19, PL 582/21, PL 455/22, PL 5735/19, PL 172/23, PL 3630/23, PL 5027/23, PL 2921/21, PL 1527/23, PL 816/23 e PL 4232/23.

Segundo o relator, embora alguns projetos apensados recomendem que o socorro seja prestado diretamente pelo condutor ou por qualquer pessoa que presencie o acidente, ele acredita que muitas vezes a abordagem do animal ferido por pessoas não capacitadas e preparadas pode resultar em outros acidentes.

O texto aprovado, que estabelece multas para os condutores que não comunicarem atropelamentos de animais, também determina que o condutor culpado, quando houver dolo, seja responsável pelos custos do tratamento do animal atropelado até sua total recuperação.

O projeto ainda passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser apreciado pelo Plenário.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra os 10 carros seminovos mais procurados do mercado!

Uma pesquisa recente realizada pela Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos, revelou quais…

Gabriel May Oechsler
Notícias 5 melhores carros elétricos para idosos: Práticos e modernos!

Os carros elétricos estão cada vez mais populares e agradando diferentes públicos. Eles são econômicos,…

Bruno Martendal
Notícias Casa abandonada tinha quase R$ 1 milhão em carros abandonados!

Uma casa localizada às margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul da cidade de São…

Thiago Klaumann
Notícias Conheça a Lamborghini para drifts, corpo italiano, mas coração japones

Trocar o motor de um carro pode ser um desafio incrível, ainda mais se o…

Bruno Martendal
Notícias As melhores lasanhas (carros) do Brasil!

Um valor generoso é o suficiente para selecionarmos dez carros capazes de fazer o consumidor…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário