Nevasca que atingiu Chicago está “matando” carros da Tesla!

A onda de frio extremo que atingiu Chicago transformou os carros Tesla e muitos outros veículos elétricos em “um monte de robôs mortos“. Dezenas de carros ficaram parados nas estações de carregamento em temperaturas abaixo de zero.

Com as baterias completamente descarregadas, a maioria deles chegou lá com a ajuda de caminhões guincho. Isso evidencia um dos principais desafios enfrentados pelos carros elétricos: a dependência da bateria e a limitação da autonomia em condições climáticas adversas.

Onda de frio extremo deixa carros elétricos da Tesla parados em Chicago!

Os termômetros têm registrado temperaturas tão baixas quanto 2 graus Fahrenheit (-19 graus Celsius) na região de Chicago, com uma sensação térmica real de -20F (-29C). Esse clima é um inimigo cruel para carros elétricos, independentemente da marca ou do preço que os proprietários pagaram por eles.

Nevasca que atingiu Chicago está "matando" carros da Tesla!
Pessoa empurrando seu Tesla morto – Fonte/Reprodução: Divulgação.

O frio intenso transformou muitos deles em máquinas mortas. A geada tem um impacto sério na autonomia e velocidade de carregamento.

Onda de frio deixa estações de carregamento lotadas de carros mortos em Chicago!

A onda de frio transformou as estações de carregamento em cemitérios de carros nos últimos dias. As pessoas empurram seus veículos para conectá-los à energia. “Eles são um bando de robôs mortos“, disse um proprietário de Tesla à Fox 32 Chicago, vendo outros como ele, tentando desesperadamente carregar seus carros.

A Fox relatou dezenas de veículos Tesla alinhados em uma estação Supercharger em um subúrbio de Chicago, a maioria deles presos sem energia e incapazes de carregar. Os proprietários afirmam que seus veículos não carregam quando estão conectados.

Por isso, muitos carros acabaram em caminhões plataforma, a caminho do centro de serviço local da Tesla. “É um desastre!”, reclama um proprietário de Tesla.

O aplicativo da Tesla mostra que a maioria dos supercarregadores está funcionando, mas com tempos de espera muito longos. Os motoristas acabam esperando um dia inteiro para poderem conectar seus carros.

Isso ocorre porque a velocidade de carregamento em temperaturas tão baixas pode aumentar significativamente. Um proprietário de EV disse que deixou seu carro conectado por três horas inteiras, mesmo que o carregamento de alta velocidade devesse ter levado apenas cerca de 45 minutos.

A importância do condicionamento de bateria para carros elétricos!

Há pessoas sugerindo que os proprietários de carros elétricos estão enfrentando problemas para carregar suas baterias, pois não estão condicionando corretamente antes do carregamento. O condicionamento da bateria é um processo que visa otimizar a vida útil e o desempenho da bateria, deixando-a na temperatura ideal antes do carregamento.

Caso isso não seja feito, pode haver uma redução na capacidade de carga da bateria e até mesmo danos permanentes. Por isso, é importante que os proprietários de carros elétricos se informem sobre as melhores práticas de condicionamento de bateria para evitar problemas de carregamento.

“Não é conectar e usar. Você precisa pré-condicionar a bateria, o que significa que você precisa colocá-la na temperatura ideal para aceitar uma carga rápida”

Mark Bilek, da Chicago Auto Trade Association da Fox 32 Chicago

Problemas com Superchargers da Tesla em clima frio deixam proprietários presos sem carregamento!

De fato, é algo que a montadora recomenda, especialmente em clima frio. No entanto, o carro faz isso automaticamente assim que o motorista entra em uma estação Supercharger no sistema de navegação do carro.

Por outro lado, sentar por três horas na estação de carregamento com a bateria vazia torna a pré-condicionamento impossível.

Pode ser que os próprios Superchargers estejam falhando devido às temperaturas muito baixas trazidas na região, deixando os proprietários da Tesla presos lá fora sem possibilidade de carregar seus carros. Muitos deles entraram em contato com a montadora pedindo ajuda, mas não receberam resposta.

Como enfrentar a onda de frio ártico com um carro elétrico da Tesla: dicas de manutenção da bateria!

O site de suporte da Tesla recomenda manter o nível da bateria acima de 20% quando não estiver conectada. Isso ajudará a reduzir o impacto do frio extremo na bateria.

Com a onda de frio ártico que atingiu a região, alcançar 20% seria uma verdadeira alegria para a maioria dos donos de carros elétricos que abandonaram seus veículos nos postos de carregamento e voltaram para casa de táxi, apenas para retornar na manhã seguinte e tentar carregar novamente. A previsão do tempo não é nada animadora para eles nos próximos três dias.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Os carros que menos venderam em cada segmento esse ano!

Muitas vezes, falamos sobre os carros mais vendidos do Brasil, mas e os menos vendidos?…

Gabriel May Oechsler
Notícias Assinatura mensal da Mitsubishi está partindo dos R$ 3.415!

A Mitsubishi Motors anunciou recentemente novos valores para o seu programa de locação de carros…

Bruno Martendal
Notícias Cuidados para fazer o carro pegar no tranco!

Você conhece a expressão carro pegar no tranco? Você acaba de entrar no seu carro,…

Vinícius Lima
Notícias Veja a nova Royal Enfield com motor 650 que está chegando no Brasil!

A Royal Enfield 650 chegou ao Brasil com novas tecnologias e opções de acabamento para as motocicletas Interceptor e Continental, confira!

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Porsche Panamera E-Hybrid 2024 irá desembarcar no Brasil

A Porsche, uma das marcas de carros mais icônicas do mundo, acabou de lançar as…

Thiago Klaumann
Deixe seu comentário