Agora Motor logomarca

Tesla com bateria da Chinesa BYD? Elon Musk vai ter que engolir as palavras

2 minutos de leitura

Ao que tudo indica a Tesla usará as baterias da montadora BYD, em seus novos modelos. Entre as vantagens das baterias de lâmina da BYD estão a maior densidade e mais segurança, com menor chance de incêndio. E parece que o CEO da Tesla, Elon Musk, irá engolir as palavras.

Anteriormente Elon Musk disse em publicação que os componentes e carros da montadora BYD não eram bons. Porém, o presidente da marca (BYD) disse que a parceria para fornecer equipamentos (baterias) para os novos Teslas está fechada.

O vice-presidente executivo e presidente do instituto de pesquisa de engenharia da BYD, Lian Yubo, revelou que “em breve” a chinesa fornecerá baterias à montadora de Elon Musk. “A Tesla é uma empresa de muito sucesso. Não importa o que aconteça, a BYD respeita e admira a Tesla. Somos bons amigos de Elon Musk e em breve forneceremos baterias para eles. Somos amigos”, disse Yubo.

Guia do Conteúdo

Tesla com bateria BYD

Tempos atrás haviam rumores que a Tesla procurava parceiros para fornecer o equipamento. Houve indícios que a parceria com a BYD seria fechada um ano atrás, e conforme declaração do presidente esta parceria se firmou e a empresa passará a fornecer as baterias de lâminas aos novos veículos da Tesla.

Para usar a nova bateria, Elon Musk terá que revisar alguns pontos na fabricação de seu carro, já que o formato das lâminas das peças é o oposto do formato cilíndrico das baterias que a Tesla usa atualmente – exceto o Model 3 e Model Y, que já utilizam tecnologia LFP (Lithium Iron Phosphate), sem módulos.

Uma das vantagens das baterias BYD usando a tecnologia LFP é uma pegada menor, maior segurança e densidade de energia cerca de 30% maior. Segundo a empresa, a nova bateria não emite fumaça ou pegou fogo em um teste de bateria que simula um acidente, além de atingir uma temperatura máxima de 60°C.

Em contraste, as baterias de lítio comuns podem atingir temperaturas acima de 500°C, enquanto as baterias tradicionais de fosfato de ferro e lítio podem permanecer entre 200-400°C sem fogo ou fumaça. Dito isto, os modelos com baterias LFP são menos propensos a incêndios.

A Tesla tem a CATL, a maior produtora mundial de baterias para veículos elétricos, como seu principal fornecedor.

BYD carro elétrico azul
Imagem retirada do site: QuatroRodas.

Não perca nenhuma atualização do mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e conheça todas as novidades, atualizações e maiores lançamentos do mercado nacional e internacional.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *