Pintura dos carros pode virar estratégia de corrida na Fórmula 1

As mudanças nas regras, especificações técnicas e tecnologias mudaram muito desde a última temporada até a temporada de 2022. Algumas mudanças causaram e ainda causam desconforto por parte da equipe de engenheiros e mecânicos dos pilotos. 

A que vem causando mais dores de cabeça foi a adição de peso no carro. A categoria colocou um novo peso limite, aumentando o limite de 752 kg para 795kg nesta temporada, e ainda mais para 798 kg após um acordo.

Muito se pensou para poder se adaptar às novas regras, e uma estratégia utilizada por duas equipes chamou a atenção dos espectadores. No grande prêmio do Bahrein no último final de semana fez com que as equipes se adaptassem ao ponto de não pintar seus carros.

Equipes como McLaren e Aston Martin abandonaram a pintura em certas áreas do carro onde a estrutura de fibra de carbono ficou visível. No primeiro caso, a pintura do capô foi trocada; no segundo, a vítima estava próxima às entradas de ar laterais.

Nesses casos, o impacto no peso total do carro é pequeno, mas significativo.

“Estes carros são pesados por regulamento, e chegar ao peso exigido é um desafio”, “Olhamos o carro de frente e de traseira, e tiramos a tinta de onde podíamos. Acho que economizamos 350 gramas”, disse Andy Green, diretor do departamento técnico da Aston Martin.

Guia do Conteúdo

Resultado da Estratégia

Fórmula 1
Foto: Reprodução

No entanto, a economia tem pouco efeito sobre o desempenho do carro. Dois dos carros da Aston Martin foram eliminados no Q1 no último sábado, com Nico Hulkenberg em 17º e Lance Stroll em 19º. O canadense foi 12º na corrida, enquanto o alemão foi 17º.

No caso da McLaren, Lando Norris foi 13º, enquanto Daniel Ricciardo foi 18º. Nenhum dos dois marcou: o australiano foi 14º, enquanto o britânico foi 15º.

Com o problema do peso dos carros sempre presente, o início da temporada serve para ajustes e acertos finais, deixando os carros “redondos” para as próximas corridas. Entretanto há quem diga que o problema do peso irá até o final da temporada sem uma solução clara.

“É difícil manter esses carros abaixo do limite de peso”, disse Paul Monaghan, chefe de engenharia da Red Bull. “Todo mundo está lutando a mesma luta.”

Acompanhe o Agora Motor e veja noticias mais atuais do mundo dos motores.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Automobilismo Treino Livre do Bahrein: Carlos Sainz é o mais rápido antes da classificação

O Bahrein recebeu a Fórmula 1 nesta sexta-feira para o terceiro e último treino livre…

Gabriel May Oechsler
Automobilismo Revelado a nova Ferrari SF-24 para a nova temporada da Fórmula 1!

A Scuderia Ferrari apresentou seu novo carro, SF-24, para a temporada de Fórmula 1 de 2024, confira!

Vinícius Lima
Automobilismo Apostas em Corridas de Carros e Motos: Desbravando o Mundo da Velocidade

Permita-se imaginar a emoção eletrizante de apostar nas corridas de carros e motos. Se já…

Thiago Klaumann
Automobilismo Inovação e Adrenalina nas Pistas de Fórmula 1

A Fórmula 1 tem sido o auge do automobilismo desde que as primeiras corridas de…

Thiago Klaumann
Automobilismo Max Verstappen encerra temporada da Fórmula 1 com chave de ouro em Abu Dhabi

O piloto holandês Max Verstappen encerrou a temporada de 2023 da Fórmula 1 com uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário