Agora Motor logomarca

Pneu Hankook é bom? Descubra a verdade!

8 minutos de leitura

Os proprietários de automóveis sabem que uma parte importante dos procedimentos de manutenção de seus veículos é avaliar a condição dos pneus e decidir se devem substituí-los. Afinal, pneus velhos podem causar uma série de problemas, desde aumentar o consumo de combustível até danificar outros componentes, como os que compõem a suspensão de um carro. Desta forma, iremos mostrar se o pneu Hankook é bom. Acompanhe.

A Fábrica Hankook: globalmente, a empresa possui operações em mais de 180 países. Fundada na Coréia do Sul em 1941, a Hankook é uma marca global de pneus premium e, devido à sua posição de liderança em tecnologia, sua competitividade tem aumentado a cada dia e conquistando novos mercados.

A marca pretende abrir uma fábrica no Brasil, mas ainda não tem data definida.

A empresa possui centros de P & D nos Estados Unidos, Alemanha, China e Japão, mas o maior centro de P & D é o Hankook Technodrome na Coréia do Sul. A empresa está determinada a fornecer a melhor experiência de direção por meio de tecnologias inovadoras e liderar a indústria automotiva do futuro.

Pneu Hankook performance
O modelo Ventus é voltado para alto desempenho. Foto: reprodução.

Visão da Marca

O pneu Hankook teve um bom desempenho em estradas molhadas e secas. A sua banda de rodagem possui nervuras para permitir um bom fluxo de água e evitar a aquaplanagem.

O desenho do piso é simétrico e otimizado para ajudar a conseguir uma boa travagem. Além disso, possui um bloco central para aumentar o controle do veículo e garantir a estabilidade. Uma grande vantagem dessa série de pneus é que o preço é mais acessível do que outras séries de pneus como Pirelli e Michelin, que são bastante conhecidas no mercado nacional.

A avaliação média do usuário é alta, embora haja menos avaliações disponíveis do que as linhas mais famosas. Algumas das características negativas apontadas pelos usuários na avaliação incluem desgaste e durabilidade dos pneus.

Porém, a frenagem em piso molhado e seco, além do conforto proporcionado ao motorista ao dirigir o veículo, é um ponto positivo apontado por inúmeros usuários.

Avaliação do pneu Hankook

Considere cinco pontos-chave para ilustrar a classificação: há 12 fabricantes de pneus no total.

  • Satisfação – Os clientes costumam avaliar sua experiência com a marca e sua satisfação com o uso do produto.
  • Comumente usado em carros – nesta avaliação, os clientes contam como classificam as marcas em termos de uso normal, boas estradas, tráfego urbano e ruído interno dos pneus dos veículos.
  • Estabilidade e segurança em condições adversas – percepção do cliente sobre o desempenho do pneu nas seguintes condições: alta velocidade, curvas fechadas, más condições climáticas e frenagem de emergência.
  • Desgaste – Avaliação geral do desgaste dos pneus pelo cliente, com base na quantidade de quilômetros rodados e na qualidade da banda de rodagem, além de avaliar se o desgaste ocorre de maneira uniforme.
  • Aparência – A percepção do cliente sobre a aparência geral do pneu, com base no padrão e na superfície exposta.

Público atendido

A Hankook produz pneus de vários modelos e tamanhos para atender automóveis de passageiros, SUVs, caminhões leves, ônibus, caminhões e até carros de corrida.

A empresa fornece pneus para dezenas de montadoras que equiparam seus veículos com pneu Hankook, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen.

Pneus encontrados no Brasil

No Brasil, a marca possui quatro linhas de pneus: Ventus, Kinergy, Óptimo e Dynapro. 

Ventus:

Características: É a linha principal da Hankook. São pneus de alto desempenho, conforto e aderência mais esportiva, por isso proporcionam um melhor manuseio em altas velocidades. O destaque desta série é a sua excelente aderência e baixa resistência ao rolamento em estradas molhadas e escorregadias. Isso garante a segurança e o conforto do motorista.

Medidas: A série Ventus tem quatro modelos diferentes de pneus, do aro 15 ao 23. Também existem modelos específicos para SUVs que proporcionam melhor desempenho nesta categoria.

Exemplos de medições de pneus brutos nesta linha de produção:

  • 225 / 45R17 91V Hankook Ventus Prime 2 K115 da Volkswagen Golf e Hyundai I30.
  • 235 / 50R19 99H Hankook Ventus S1 Noble 2 H452-Equinox original.
Pneu Hankook durabilidade
O pneu Hankook possui boa durabilidade. Foto: reprodução.

Kinerg

Características: Os pneus da série Kinergy são famosos por sua durabilidade e conforto. A carcaça e as paredes laterais dos quatro tipos de pneus desta série são todas reforçadas. Além de ser mais durável, o pneu também melhora o desempenho no manuseio.

Tamanho: Existem quatro modelos na série, e vários tamanhos estão disponíveis, do aro 13 ao 20

Exemplos de medições de pneus brutos nesta linha de produção:

  • 205 / 55R16 91H Hankook Kinergy Eco K425-Original Kia Soul e Cerato
  • 225 / 60R17 99H Hankook Kinergy GT H436-Original Kia Sport e Hyundai Tucson
  • 205 / 60R16 92V Hankook Kinergy Eco K425-Original Hyundai New Elantra e Kia New Cerato

Óptimo

Características: As linhas Óptimo têm um bom desempenho em pistas molhadas e secas. Por exemplo, o modelo Optimo H724 pontua alto na satisfação do cliente e tem melhor manuseio, níveis de ruído mais baixos e excelente conforto. É ideal para motoristas que desejam uma aparência esportiva, boa resposta de direção e alta durabilidade.

Tamanho: Existem três modelos nesta série e vários tamanhos estão disponíveis, variando de tamanho 14 a tamanho 20 aros.

Exemplos de medições de pneus brutos nesta linha de produção:

  • 195 / 50R16 84H Hankook Optimo H426-Original novíssimo carnaval
  • 225 / 45R18 91V Hankook Optimo K415-Original Kia Soul, Optima, Hyundai Sonata
  • 225 / 55R17 97V Hankook Optimo K415-Original Kia Cadenza

Dynapro

Características: A série Dynapro se concentra em pneus para SUVs, veículos 4×4 e caminhões leves. Portanto, são pneus mais fortes com bandas de rodagem maiores. Existem pneus híbridos (para asfalto e terra) e opções off-road.

Medidas: a medida varia de 15 a 22”.

Pneus originais:

  • 235 / 55R19 101V Hankook Dynapro HP2 RA33-Original Hyundai Santa Fe
Pneu Hankook design
O modelo possui algumas versões e em diversos aros diferentes. Foto: reprodução.

Pneu Hankook é bom?

A Hankook produz uma série de pneus e é provável que existam pneus adequados para si e para o seu veículo.

Embora o pneu Hankook não seja muito conhecido no Brasil, de maneira geral, a avaliação dos usuários de fóruns automotivos é positiva. Os melhores resultados estão relacionados à qualidade, duração e baixos níveis de ruído. E, normalmente, seu custo ainda é menor do que as marcas tradicionais daqui, como Pirelli e Goodyear.

Os consumidores relatam que vale a pena comprar o pneu hankook. Proprietários como Kia Sport, Elantra e Hyundai i30 dizem que o pneu Hankook é bom.

Muitas pessoas elogiam a direção suave e segura e a excelente aderência ao fazer curvas e frear. Todos também comemoram o baixo nível de ruído, principalmente na estrada.

Em relação à vida útil dos pneus, algumas pessoas afirmam que o produto pode percorrer 60 mil quilômetros, enquanto outros acreditam que ele pode percorrer 80 mil quilômetros antes da troca.

A maioria das pessoas recomenda a marca e afirma que pretende comprar pneu Hankook novamente na próxima troca. De acordo com eles, o pneu Hankook é mais econômico do que os modelos concorrentes, como Goodyear Eagle, Pirelli Cinturato ou Michelin XM2.

Quer ver um vídeo do modelo? Acesse o link abaixo e conheça mais sobre ele:

Stories recentes

Perguntas frequentes

Quais modelos do pneu Hankook encontramos no Brasil?

No Brasil, a marca possui quatro linhas de pneus: Ventus, Kinergy, Óptimo e Dynapro.

Qual preço do Pneu Hankook óptimo?

O pneu Hankook Optimo K415 225/45 R18 custa R$735.00.

Acompanhe o Agora Motor e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico. Veja as principais novidades, lançamentos e muito mais!! Comente abaixo se ficou com dúvidas ou questionamentos.

Avalie este artigo

Avalie esse artigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programação F1 GP da Áustria: Treinos, Classificação, Sprint e Corrida Lançado o Cruze 2023: Preço, Versões, Consumo e Itens de Série Maverick 2023: preço, melhorias, equipamentos, fotos, motor e mais Novidades do Renault Logan 2023: Preço, Versões, Consumo e mais Conheça o novo VW T Cross 2023: Preço, Consumo e Imagens
Programação F1 GP da Áustria: Treinos, Classificação, Sprint e Corrida Lançado o Cruze 2023: Preço, Versões, Consumo e Itens de Série Maverick 2023: preço, melhorias, equipamentos, fotos, motor e mais Novidades do Renault Logan 2023: Preço, Versões, Consumo e mais Conheça o novo VW T Cross 2023: Preço, Consumo e Imagens